Antes de "apagar", ou seja, antes consumir todo o hidrogênio que sustenta a fusão nuclear que ocorre continuamente no Sol há pelo menos 5 bilhões de anos, o Sol "explodirá" (o fenômeno se chama Nova ou Supernova; como o nosso Sol é relativamente pequeno, ele será uma Nova) e se transformará em uma gigante vermelha, destruindo os planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e o cinturão de asteróides.
Os astrônomos estimam que este fenômeno ocorrerá daqui a outros 5 bilhões de anos. É possível saber isto pela quantidade relativa de hidrogênio que ainda existe no Sol e esta quantidade é avaliada pelo espectro de freqüencias da luz que ele emite.
Se a humanidade sobreviver até lá, terá que se mudar ... para um ou mais planetas que girem em torno de estrelas mais jovens. Seria como uma "Arca de Noé" espacial ! rsrs
Após o estágio de gigante vermelha o Sol encolherá até se tornar uma anã branca, mantendo o calor por muitos bilhões de anos.
Entretanto, a massa total do Sol, não variará muito, com exceção da massa que é expelida nas "explosões" e da massa que será convertida em energia (já ouviu falar da equação E = M c² ?) e por isto os planetas que sobreviverem continuarão a orbitar, pois a gravidade só precisa de massa para existir, não importando em que forma esteja. Pode ser matéria comum, uma anã branca, uma estrela de nêutrons e até um buraco negro. Tanto faz.
Claro que as órbitas dos planetas sobreviventes serão alteradas (por causa da variação na massa do sol) e pode ser que o ex-planeta Plutão, cuja órbita é muito esquisita, escape do Sol, bem como os objetos do cinturão de Kuiper (muito além de Plutão).
2006-09-07 12:33:01
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
4⤊
1⤋
As estrelas parecem ser eternas mas não são. Elas nascem, vivem e morrem. Até mesmo o Sol, que é uma estrela (e não das maiores), um dia também vai acabar. Um dia daqui a cinco bilhões de anos... Com telescópios poderosos e a ajuda de observatórios espaciais, os astrônomos conseguem ver as transformações das estrelas. E descobriram, entre outras coisas, que quando olhamos para o céu, uma parte das estrelas que vemos já morreram há muito tempo. A sua distância de nós era tão grande que, quando a luz que emitiram chega até aqui, elas mesmas já nã existe
As estrelas "nascem", ou seja, formam-se quando uma enorme nuvem de gás começa a se concentrar, ficando cada vez menor e mais quente. As partes mais externas da nuvem começam, então, a cair em direção ao centro. Esse "nascimento" pode levar um milhão de anos, o que não é muito tempo quando se fala de estrelas.
Depois disso, a parte interna da nuvem fica tão quente que se transforma num enorme reator nuclear, quer dizer, uma verdadeira fábrica de luz. A nuvem original era composta principalmente de hidrogênio, um gás muito comum no Universo, inclusive em nosso planeta, onde se encontra, por exemplo, na água. O hidrogênio é o principal combustível do reator nuclear que existe dentro da estrela. Ele produz a energia que faz brilhar o Sol e as milhares de estrelas que vemos no céu.
2006-08-31 09:38:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Não se preocupe com isso agora. Se algum dia acontecer, você já estará morta há milênios.
2006-08-31 09:26:52
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
sim, por que a energia do sol provem de fusao nuclear, e essa atividade um dia se encerrara
2006-08-31 10:24:46
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Não passa de teoria, mas nem só por isso deve ser desconsiderada a teoria de que o Sol vá se apagar,diz essa teoria que quando uma estrela "morre", (deixa de queimar e produzir luz), ela primeiro se dilata em proporções astronomicas e depois se contrai criando um buraco negro, o que que dizer que ao em vez de morrermos de frio , morreriamos tostados.
2006-08-31 09:39:16
·
answer #5
·
answered by Julimar Fabricio 2
·
1⤊
2⤋
De acordo com a Astronomia, o Sol ainda está na "metade" de sua vida útil. Ele produz calor e luz através de uma reação de fusão nuclear: junta 2 átomos de Hidrogênio para formar 1 de Hélio, e nesse processo gera energia.
Por enquanto ainda tem muito Hidrogênio para "queimar". Mas, quando acabar, ele começará a fundir átomos de Hélio para formas elementos mais pesados (ferro, carbono, etc.). Quando isso acontecer, ele ganhará massa e se contrairá pela própria gravidade, e então "explodirá", aumentando muito seu tamanho e emitindo um imensa quantidade de energia (é o que a ciência chama de supernova). Quando isso acontecer, o sistema solar deixará de existir. Mas certamente ninguém estará aqui para ver...
2006-08-31 09:32:53
·
answer #6
·
answered by crtsilva 3
·
1⤊
2⤋
Um dia o sol pode apagar E VAI apagar. Ele é feito basicamente de reações de hidrogênio e o hidrogênio se consome nas reações. Mas fique tranqüila, demorará milhares e milhares de anos....
2006-08-31 09:32:49
·
answer #7
·
answered by ricartin7 3
·
1⤊
2⤋
Sim. Deus vai "apagar" o Sol. É uma profecia!
Quando isso acontecer Jesus já terá voltado!
2006-09-07 07:48:11
·
answer #8
·
answered by Nayara Cristina 3
·
2⤊
4⤋
Mantenha sua conta de luz paga em dia,bem como suas orações
2006-08-31 09:28:27
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Bem antes disso a terra vai torrar, com tanta poluição, explosão demográfica, tomara que Deus te bastante anos de vida, para ver o que já começou a acontecer na terra. Pode ficar certa a terra vai torrar bem antes do sol morrer
2006-08-31 09:23:17
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋