English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Partircularmente acho um disparate dizer que o universo possui bilhões de anos, porque esta medida de tempo, penso eu, não serve para tal fim.
como pode oa idade do universo ser medidas em anos se, a medida de tempo "ano" é o tempo que a terra leva para girar em torno do sol. o que supõe que o universo já esteja formado. Além do mais as pouca noções que tenho da correlação espaço-tempo, é a seguinte: (me corrijam se estiver errado) o espaço e o tempo estão ligados de maneira que um depende do outro, e o espaço depende da gravidade que o faz curvar-se, bem se é mesmo assim; então quando o universo surguiu a sua infinitas gravidade distorcia o espaço, e este interfiria no transcorrer do tempo. ou seja a medida de tempo era totalmente diferent ou não existia, daí a pergunta: COMO PODE A IDADE DO UNIVERSO SER MEDIDA EM ANOS?

2006-08-31 04:01:19 · 3 respostas · perguntado por catatau 2 em Ciências e Matemática Física

3 respostas

Anos é apenas uma escala de tempo. Assim como hora, minuto, segundo, ou o que for. Como tal, sua utilidade é contar quantidades de tempo, não importa se estamos falando de tempo anterior ao evento que deu origem à escala existir.

O Universo, quando surgiu, não sofria gravidade infinita porque, se assim o fosse, ao invés de expandir teria colapsado.

E, apenas complementando uma resposta anterior, o tempo do Universo é medido utilizando não apenas a distância dos mais distantes objetos observados, como também a velocidade deles: quanto mais distantes de nós, mais rápidos eles estão se movendo. Existem objetos que se afastam de nós a velocidades superiores a 90% da velocidade da luz. Com uma simples regra de 3, dá para calcular onde estaria a borda do Universo e considerando que esta borda se expande à velocidade da luz, temos então a idade do Universo.

2006-08-31 10:32:39 · answer #1 · answered by Astal 2 · 0 0

Pela distância a que se encontram os objectos mais afastados que se podem observar. Se o objecto mais longínquo estiver a 10 biliões da anos luz, então é lógico acreditar que ele já existia há 10 biliões de anos. E será lógico assumir que o Universo já existia há mais tempo. Utilizando, entre outros, a constante de Hubble pode-se retroceder no tempo até calcular um ponto hipotético no espaço-tempo em que tenha ocorrido o Big Bang.

Além do mais, nunca ninguém disse "A idade do Universo é X." No entanto já disseram " A idade do Universo poderá ser X."
É diferente...

Lá porque os egípcios mediram as pirâmides em varas e o metro não tinha ainda sido criado, não quer dizer que não se possa medir em metros agora.

2006-08-31 12:01:42 · answer #2 · answered by sagan1976 3 · 1 0

Você tem razão no que se refere à dependência do espaço-tempo. Na Relatividade Geral associa-se massa a geometria, ou seja, dada a distribuição de massa temos a geometria. Assim, à medida que o Universo se expande temos uma escala diferente de medição do espaço-tempo (parâmetro de escala do universo). Entretanto, podemos pensar na evolução do Universo como uma sucessão de camadas espaciais, onde o tempo é a linha perpendicular que atravessa camada por camada do Universo espacial. Com isto, nossa definição de tempo agora seria o de sucessões de camadas espaciais. Desta forma, a definição de tempo sempre seria a mesma!

Na verdade esta é uma área de estudo que requer mais investigações. O problema do tempo em Cosmologia é um entrave que vem gerando muitas discussões acaloradas no meio científico. Cosmologia não é o meu forte, mesmo assim espero ter ajudado.

2006-09-01 00:40:35 · answer #3 · answered by Fui!!! 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers