Em primeiro lugar quero deixar claro que não sou pró-Estados Unidos, nem concordo com as guerras perpetradas a partir da metade so século XX por este país.
Mas, a questão é complexa, por isso devemos ter cuidado com generalizações (nem todos os americanos se acham "donos do mundo"). Além disso, é sempre importante analisarmos a história de cada país para procurar compreender suas especificidades.
No caso dos Estados Unidos, existe a crença no destino manifesto, na posição de farol da humanidade, o país que tem a responsabilidade de difundir valores pelo mundo.
É claro que isto é uma construção ideológica, com suas origens na Guerra de Independência contra a Inglaterra.
Perceba que a colonização do nordeste dos EUA foi obra de perseguidos religiosos, que lá chegaram em duas pequenas embarcações, no século XVI, sem apoio de nenhum Estado, numa região profundamente diferente. E mesmo assim conseguiram se estabelecer, e já em meados do século XVII possuiam uma instituição de Esnsino Superior.
Quando da independência, o pensamento filosófico e político de então acreditava que uma república só seria possível em pequenos estados (como as cidades-estado italianas), sufrágio era algo impensável. Grandes estados só poderiam se manter e desenvolver sob regimes monárquicos (lembre-se que a esta altura ainda não havia acontecido a Revolução Francesa).
Bem, as então 13 colonias inglesas continentais deram um cacete no Rei George, instalaram uma república num grande território, desenvolveram um intenso debate (Congresso da Filadélfia) sobre a forma de constituição do novo país - se manteriam cada uma das 13 colônias independentes, se formariam três ou quatro confederações de estados ou reuniriam-se todos em torno de um poder central (a União, proposta finalmente aceita).
Depois de tudo isso, COMO OCORRE EM QUALQUER SOCIEDADE HUMANA, desenvolveram o que é considerado o mito da fundação da nação norte-americana. Entre eles encontramos o que hoje justifica - pelo menos do ponto de vista discursivo - esta interferência em assuntos externos. Veja as entrevistas com soldados americanos em guerra. Eles não entendem porque são mal vistos, consideram que estão fazendo um bem para o povo iraquiano, por exemplo.
Agora, a manipulação levada a cabo pelas elites norte-americanas, principalmente para ganhar mais dinheiro, é outra história. Mas, não se esqueça: TODA ELITE DIRIGENTE( SEJA POLÍTICA, EMPRESARIAL OU BUROCRÁTICA), DE QUALQUER NAÇÃO, PROCURA MANIPULAR OS CONCEITOS ARRAIGADOS EM SEU POVO PARA SE MANTER NO PODER!
Todos os Estados procuram estabelecer mitos fundadores que justifiquem a sua existência, sua superioridade, e, principalmente, a correção de sua classe (ou setor, nos casos de países que "aboliram a luta de classes") dominante.
Assim, em minha opinião, devemos ter cuidado quando falamos de um povo. Este tipo de argumentação também é usada contra nordestinos, negros e qualquer outra fração da sociedade que queremos expurgar ou destruir. E, seguramente, este tipo de pensamento leva ao surgimento de sistemas violentos e brutais. Talvez até pior do que os norte-americanos.
2006-08-31 03:25:54
·
answer #1
·
answered by andreponce2006 2
·
0⤊
3⤋
Pq os Estados Unidos são a MAIOR POTÊNCIA POLÍTICA, ECONÔMICA, CULTURAL, TECNOLÓGICA E MILITAR DO MUNDO!
Quando alguma pessoa, alguma cidade, algum estado, ou algum país, é muito mais forte do que outros em muitos aspectos, as pessoas daquele "Estado" já sentem "superioridade" em relação aos outros, e com esse sentimento de superioridade, eles se sentem os "donos do mundo!" ;)
2006-08-31 03:38:37
·
answer #2
·
answered by SC_ninja 3
·
2⤊
0⤋
eles sao os maiores babacas, pq quem esta tomando o poder deles eh a China. a China esta virando uma potencia, eles vao tomar o controle do mundo
2006-08-31 04:04:17
·
answer #3
·
answered by caio v 2
·
1⤊
0⤋
Na verdade nós é quem achamos que eles são. Embora tenham a economia mais forte do planeta o fluxo de capital estrangeiro que vai pra lá é gigantesco. Nós é quem usamos as cores da bandeira americana e nos matamos para aprendermos a lingua deles que sequer é da mesma origem que a nossa. Nós é quem fazemos com que eles pensem dessa forma.
São iguais ao resto do mundo, só que com mais dinheiro. Tipo ganhador de mega sena
2006-08-31 03:10:19
·
answer #4
·
answered by Fabiano Silva 2
·
1⤊
0⤋
PORQUE ELES FAZEM TUDO E MAIS UM POUCO QUE QUEREM, ELES SÃO QUASE OS DONOS DO MUINDO, SE NÃO FOSSE OS GRUPOS TERRORISTAS QUE INFERNIZAM ELES UM POUCO, MAS MUITO POUCO...
2006-08-31 03:05:18
·
answer #5
·
answered by ALBERTO MARKETOLOGO 2
·
1⤊
0⤋
por causa do Mac Donalds, Coca Cola, Nike, que onde vai sempre tem um...haja saco!
2006-08-31 02:58:59
·
answer #6
·
answered by sapodebotas 2
·
1⤊
0⤋
porque ninguem conseguiu derrota-los
2006-08-31 02:58:29
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Os outros países deixaram os EUA assumirem sozinhos o controle do planeta... agora fica dificil enfrentar um país que possui um poder econômico tão grande (nem falo do poder militar, pois este é relativo, depende do nº de baixas que estiverem dispostos a ter no front), mas uma economia de R$ 16.000.000.000.000,00 por ano, não dá para encarar. Além do mais tenho dúvidas se eles estão tão errados em defender seus interesses...os nossos governantes são uns ******, não nos defendem de nada, por isso vivemos nesta "pindaíba" ordinária.
2006-08-31 03:32:29
·
answer #8
·
answered by SylvioS 4
·
0⤊
0⤋
Acho que é por que grande parte dos países subdesenvolvidos tem dívidas com ele...
E dívidas gigantescas!!!!
Daí, eles devem achar que tem esse poder de manipulação!!!
2006-08-31 03:09:39
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que eles são imensamente patriotas e orgulhosos e querem ver seu país ser o destaque do globo! É verdade que essa condição é dada pela capacidade que eles tem de alcançar esse destaque! No entanto seria muito mais útil a humanidade se eles canalizassem seu potencial para o bem estar e evolução da mesma!
2006-08-31 03:05:54
·
answer #10
·
answered by Sr. X 2
·
0⤊
0⤋
Poque eles se acham os mais tecnologicos....
2006-08-31 02:56:00
·
answer #11
·
answered by Dryca 1
·
2⤊
2⤋