O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e capital do estado de mesmo nome, situado no sudeste do Brasil. A cidade é famosa por suas praias turísticas, como Copacabana e Ipanema, pela estátua do Cristo Redentor no morro do Corcovado, e por seu Carnaval.
Além de suas belezas naturais, que encantam milhões de turistas que a visitam todo o ano, a cidade, que foi sede do governo durante o período colonial e capital do Brasil (de 1822 a 1960), abriga um importante acervo arquitetônico e histórico
A cidade tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de "carioca".
Geografia
Latitude: 22º 45' 05 S (Extremo Norte) 23º 04' 10 Sul (extremo sul)
Longitude: 43º 06' 30 Wgr. (Extremo Leste) 43º 47' 40 Oeste. (extremo oeste)
O Rio foi alcunhado de Cidade Maravilhosa por Coelho Neto, em 1908, nas páginas do jornal "A Notícia". O apelido se manteve e é reconhecido internacionalmente. Isso é devido a sua paisagem natural e ao espírito de seu povo, marcadamente cosmopolita.
A floresta da Tijuca, com 14,8 milhões de m², faz parte do Parque Nacional da Tijuca. Com 34,5 milhões de m², o parque abriga outros dois trechos de mata atlântica: a serra da Carioca e a Pedra da Gávea.
História
Período Colonial
A baía ao redor de onde a cidade organizou-se, Baía da Guanabara, foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 1° de janeiro de 1502. Erroneamente crê-se que o nome da cidade,Rio de Janeiro foi escolhido porque os portugueses acreditavam que a Baía de Guanabara era um rio. Na verdade, na época não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías, motivo pelo qual foi o corpo d'água corretamente designado como rio. Os franceses estabeleceram-se na zona em 1555, sendo expulsos pelos portugueses.
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá, que desembarcou num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, subjugando franceses calvinistas da Bretanha e da Normandia, os quais, aliados a grupos indígenas hostis, alimentavam o projeto de Nicolas Durand de Villegagnon de estabelecer no Brasil uma colônia francesa chamada França Antártica. A idéia aprovada pelo almirante Gaspar de Coligny e apoiada pelo rei de França, Henrique II, ameaçava, 63 anos depois, a grande conquista portuguesa.
A vitória de Estácio de Sá foi o ato histórico criador da Cidade, quando os portugueses garantiram, em 1° de março de 1565, a posse do Rio de Janeiro, rechaçando a partir daí novas tentativas de invasões estrangeiras e expandindo, à custa de guerras, o seu domínio sobre as ilhas e o continente. Construiu na entrada da baía, em uma praia protegida pelo morro do Pão de Açúcar, uma fortificação composta por simples casinhas feitas de troncos de madeira e barro, que foi mais tarde destruída para um novo povoamento no entorno do morro do Castelo(completamente arrasado em 1922), região onde atualmente ocupa a região central da cidade. O novo povoado marca de fato, o começo da expansão urbana.
Durante quase todo o século XVII a Cidade teve um desenvolvimento lento. Uma rede de pequenas ruelas conectava entre si as igrejas, ligando-as ao Paço e ao Mercado do Peixe, à beira do cais, nascendo a partir delas as principais ruas do atual Centro. Com cerca de 30 mil habitantes na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro tornara-se a cidade mais populosa do Brasil, passando a ter importância fundamental para o domínio colonial. Essa importância tornou-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVIII, pois sua proximidade levou a consolidação da cidade como um importante centro portuário e econômico. Em 1763, o ministro português Marquês de Pombal transferiu a sede da colônia para o Rio de Janeiro, onde Salvador até esta data ocupava esta condição.
Rio de Janeiro foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo foi transferido para Brasília, mas se mantém a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo. Entre 1808 e 1815 foi a capital do Reino de Portugal e dos Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, foi a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves após a elevação do Brasil a parte integrante do Reino Unido.
Período Imperial e Republicano
Após a independência, a cidade continua como capital, enquanto a província enriquece com a agricultura canavieira da região de Campos e, principalmente, com o novo cultivo do café no Vale do Paraíba. Para separar a província e a capital do Império, a cidade converte-se, em 1834, em município neutro e a província do Rio de Janeiro passa a ter como capital Niterói.
Como centro político do país, o Rio concentra a vida político-partidária do Império e os movimentos abolicionista e republicano. Durante a República Velha, com a decadência de suas áreas cafeeiras, o estado perde a força política para São Paulo e Minas Gerais.
Com a proclamação da República, nas últimas décadas do século XIX e início do XX,o Rio de Janeiro enfrentava graves problemas sociais de seu crescimento rápido e desordenado. Com o declínio do trabalho escravo, a cidade passara a receber grandes contingentes de imigrantes europeus e de ex-escravos, atraídos pelas oportunidades que ali se abriam ao trabalho assalariado. Entre 1872 e 1890, sua população duplicou, passando de 274 mil para 522 mil habitantes.
Avenida central no início do século XXO aumento da pobreza agravaram a crise habitacional, traço constante da vida urbana no Rio desde meados do século XIX. O epicentro dessa crise era ainda, e cada vez mais, o miolo do Rio – a Cidade Velha e suas adjacências – , onde se multiplicavam as habitações coletivas e onde eclodiam as violentas epidemias de febre amarela, varíola, cólera-morbo que conferiam à cidade fama internacional de porto sujo.
Muitas campanhas de erradicação dessas doenças, feitas pelos governos na época, não foram bem recebidas pela população carioca. Houveram várias revoltas populares, entre elas a Revolta da Vacina em 1907, além das reformas urbanas do Centro, executadas pelo engenheiro Pereira Passos, no qual demoliu cortiços e deslocou sua população pobre que habitavam a região central para as encostas de morros, na Zona portuária e Caju, como os morros da Saúde e Providência, que cresceram de maneira muito desordenada iniciou o processo de favelização, ainda não muito preocupante na época, o que não impediu a execução de várias outras reformas urbanas e sanitárias que estavam por vir, que mudaram a imagem da então capital da República.
Após a mudança da Capital Federal para Brasília em 1960, esta cidade até 1975 foi transformada numa cidade-estado com o nome de Estado da Guanabara. Ocorreu então sua fusão com o antigo Estado do Rio de Janeiro em 15 de março de 1975 e em 23 de julho foi a promulgação da constituição do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1992, a cidade foi sede da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUCED), mais conhecida como Rio-92, ou ECO-92. Foi a primeira reunião internacional de peso a se realizar depois do fim da Guerra Fria e contou com a presença de delegações de 175 países.
Atualmente a cidade vem se preparando para sediar os Jogos Pan-americanos de 2007 investindo em estruturas esportivas.
BLZ????
2006-09-04 15:31:24
·
answer #1
·
answered by Skywalker 7
·
3⤊
0⤋
A data de fundação do rio de janeiro foi em 1 de março de 1565, o Rio de Janeiro também e conhecido como Cidade Maravilhosa, o primeiro prefeito foi Cândido Ribeiro em 1892 , o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil
2016-04-27 01:23:56
·
answer #2
·
answered by Rachel 1
·
0⤊
0⤋
num sei
2006-09-07 15:38:18
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A origem do nome: O povo pensava que estavam navegando num rio ( dá um desconto ..eram portugueses) ...como era no mês de janeiro ...deram o nome de Rio de Janeiro ....rsrsrs ...imagine se fosse no mês de dezembro ??? O restante já foi respondido !!
2006-09-07 13:59:33
·
answer #4
·
answered by Ana Lucia G 3
·
0⤊
0⤋
História do Rio de Janeiro
Estácio de Sá foi o fundador da Cidade do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1565. O objetivo da fundação foi dar início à expulsão dos franceses que já estavam na área há 10 anos. Morreu um mês depois da fundação em conseqüência de uma infecção no rosto causada por uma flecha durante os combates.
Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil e tio do fundador da cidade, transferiu após a morte de Estácio de Sá a cidade da área da Urca para o Morro do Castelo com o objetivo de melhor defender a cidade de ataques. Transferiu o governo do Rio de Janeiro para outro sobrinho, Salvador Correia de Sá.
Com o primeiro governo de Salvador Correia de Sá em 1568, inicia-se o que poderíamos chamar de dinastia carioca dos Correia de Sá. Com grande e enorme prestígio no Rio de Janeiro, por quase um século três gerações dos Correia de Sá governariam o Rio de Janeiro repetidas vezes. A Ilha do Governador possui esse nome por ter sido um engenho de açúcar de Salvador.
HISTÓRIA DA CIDADE
O litoral fluminense atraiu colonizadores portugueses e corsários franceses em razão do rendoso comércio de pau-brasil. Combatendo os franceses instalados na Baía de Guanabara, Estácio de Sá, sobrinho do governador geral Mem de Sá, funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1565.
Ocupando posição estratégica no litoral sul da colônia, na Baía de Guanabara, a povoação cresce como região portuária e comercial. No século XVIII, com o desenvolvimento da mineração, o Porto do Rio de Janeiro torna-se o principal centro exportador e importador para as vilas de Minas Gerais, por onde saem ouro e diamantes e entram escravos e manufaturados, entre outros produtos. Em 1763 a cidade transforma-se na sede do Governo Geral, em substituição a Salvador.
Em 1808, com a chegada da família real, o Rio torna-se a sede do governo português. Após a independência, a cidade continua como capital, enquanto a província enriquece com a agricultura canavieira da região de Campos e, principalmente, com o novo cultivo do café no Vale do Paraíba. Para separar a província e a capital do Império, a cidade converte-se, em 1834, em município neutro e a província do Rio de Janeiro passa a ter como capital Niterói.
Como centro político do país, o Rio concentra a vida político-partidária do Império e os movimentos abolicionista e republicano. Durante a República Velha, com a decadência de suas áreas cafeeiras, o estado perde a força política para São Paulo e Minas Gerais.
O processo de enfraquecimento econômico e político do Rio continua após a Revolução de 1930. A economia fluminense não se beneficia da industrialização,apesar de o estado ser escolhido para sediar a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, ponto de partida para a implantação da indústria de base no país.
A cidade do Rio de Janeiro mantém-se como importante zona comercial, industrial e financeira,mas, com a mudança da capital federal para Brasília, em 1960, o declínio do novo estado da Guanabara é inevitável. Em 1974 os estados do Rio de Janeiro e Guanabara fundem-se por determinação do Regime Militar, constituindo o atual estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de recuperar a sua importância política e econômica os governos militares fazem grandes investimentos no estado, como a construção de Angra I e Angra II, no município de Angra dos Reis, e a implantação do pólo petrolífero na bacia de Campos, a mais produtiva do país.
O engenheiro Pereira Passos, que já havia participado da Comissão de Melhoramentos da Cidade do Rio de Janeiro, formada em 1874, foi o primeiro prefeito.
2006-09-07 09:45:23
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
imagino que janeiro é por causa do mes de sua descoberta ou instalaçao, já o nome Rio é porque imaginava~se que na baía de quanabara existia a foz de um grande rio
2006-09-06 14:24:23
·
answer #6
·
answered by Ô KRA 3
·
0⤊
0⤋
antes de perguntar qualquer coisa......pergunte ao google!!!
2006-09-05 01:31:37
·
answer #7
·
answered by Bergue Belssen 2
·
1⤊
1⤋
A cidade foi instalada e iniciada em janeiro e Mem de Sá foi o primeiro prefeito.
2006-09-01 13:58:03
·
answer #8
·
answered by Thor 3 3
·
0⤊
0⤋
Em 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que se torna sede do Governo do Sul quando, em 1572, o rei de Portugal divide o Brasil em duas administrações. A pecuária, o cultivo da cana-de-açúcar e a agricultura de subsistencia garantem um rápido progresso, que aumenta com a transformação do porto do Rio em escoadouro da riqueza extraída de Minas Gerais. Em 1763, torna-se capital do vice-reino. A mudança da família real para o Brasil, em 1808, dá extraordinário impulso а região, transformada em sede do reino português. Em 1834, a cidade do Rio de Janeiro é transformada em município neutro e a capitania é elevada a província, com sede em Niterói. De 1889 a 1960, é a capital da República.
Com a mudança da capital para Brasília, em 1960, o município do Rio de Janeiro tornou-se o Estado da Guanabara.
Em 1975, fundiram-se os Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, com o nome de Estado do Rio de Janeiro, tendo a cidade do Rio de Janeiro como capital
2006-08-31 03:46:08
·
answer #9
·
answered by Calib 7
·
0⤊
0⤋
O nome vem de São Sebastião do Rio de Janeiro. O primeiro prefeito foi Cândido Barata Ribeiro em 1892.
2006-08-31 02:47:26
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋