English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-31 01:03:26 · 8 respostas · perguntado por plambang 3 em Ciências Sociais Sociologia

8 respostas

Para além das disputas no futebol, é necessário perceber a historicidade das relações entre Brasil e Argentina; o fato é que a rivalidade, em outros campos que não os esportivos, durou menos de um século
Ao contrário do que a maioria dos brasileiros pensa, nem todo argentino acha que Maradona foi o melhor jogador de todos os tempos. Muitos têm certeza que foi Di Stéfano, e Maradona, o segundo.
Também ao contrário do que a maioria dos brasileiros pensa, nem sempre a rivalidade foi a principal característica das relações entre Brasil e Argentina. Mesmo que atualmente os jornais estampem embates dos dois países em torno de tarifas alfandegárias e de partidas de futebol, Argentina e Brasil vivem, há décadas, um período em que a aproximação prevalece sobre a rivalidade.
Esse duplo - rivalidade e aproximação - é antigo: precisamos enxergar sua história, suas oscilações e mudanças. De saída, não custa lembrar que a colonização diferente (pelas metrópoles, pela forma, pelo tipo de economia) projetou rumos distintos para os dois países.
A Argentina, ao se tornar independente, era um país relativamente vazio, concentrado na pecuária e na produção de grãos. O Brasil passou a ser livre mantendo sua vocação agrária, com populações mais concentradas no nordeste e sudeste. Logo depois da Independência do Brasil em 1822, nosso país iniciou gradativa aproximação com os Estados Unidos, o que a médio prazo o colocou na esfera de influência norte-americana. Já a Argentina, após a independência e os conflitos de formação, estabeleceu vínculos profundos com a Inglaterra, que persistiram até a segunda metade do século XX.
Tantas diferenças poderiam apontar mais para o rumo da aproximação e da complementação econômica e política do que para as disputas. Por que então a rivalidade?
A primeira resposta vem do próprio processo de formação nacional do pós-independência. Enquanto a Argentina viveu a fragmentação territorial e política que caracterizou quase toda a América hispânica, o Brasil se manteve unido e emergiu como Estado com incrível rapidez. Claro que isso não significou a superação dos interesses locais ou de projetos nacionais contrapostos. Mas a construção do Império manteve abafadas as manifestações localistas, que só puderam se expressar, e de forma limitada, no fragilizado cenário do Período Regencial.
Ao contrário do Brasil, o Vice-Reino do Prata - principalmente na região que hoje corresponde à Argentina - se dividiu nas lutas de independência e permitiu o surgimento de chefes locais, os caudilhos, que a partir de 1816 dificultaram e retardaram a unificação nacional. O gigantesco Império brasileiro evidentemente assustava uma América hispânica dividida e instável. Simón Bolívar já notara o risco e propôs, como um dos objetivos da unidade americana, ter condições de impedir iniciativas expansionistas "do Império", que, no caso, era o Brasil.
... continua em (link abaixo):

2006-08-31 01:15:49 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

kkkkk Sacanagem, : +: Um uruguaio, cansado de ouvir o seu amigo argentino contar vantagens, em dado momento da conversa lhe pergunta: - Entonces? Qué se pasó en l. a. Guerra de las Malvinas? - E o argentino: - Bien, fuemos vice-campéon! Um argentino pede a um taxista que o leve ao mirante da estrada Mexico- Cuernavaca. Durante duas horas, fica olhando distraído a capital. Depois de muito pace, o taxista pergunta muito impaciente e curioso: - Que tanto o senhor observa? - Estou olhando para ver como é a cidade sem mim

2016-12-14 15:24:27 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

por causa da rivalidade1

2006-08-31 01:17:37 · answer #3 · answered by Thierry Henry 2 · 0 0

Pelos campeonatos mundiais que nós temos, e eles tem 3 a menos portanto é isso ai ...

2006-08-31 01:15:00 · answer #4 · answered by Everton 1 · 0 0

porque fazem do futebol sua filosofia de vida, sua religião, sua politica e razão existencial.

2006-08-31 01:14:21 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

não sei exatamente, mas acho que é por estarem realmente disputando o cargo de pais mais importante da américa do sul!

2006-08-31 01:10:58 · answer #6 · answered by Bruno M 2 · 0 0

Porque são viznhos que concorrem para saber, qual é o país mais imporatante da América do Sul

2006-08-31 01:09:06 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

pq eles saum argentinos.

2006-08-31 01:08:25 · answer #8 · answered by Ale_bortoti 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers