Sou. (PY, PP, PT, etc...) de velho só tem a tradição, atualmente a atividade evoluiu muito. Hoje os Radioamadores interagem com TI, satélites, estações espaciais, astronautas além do conhecimento da tecnologia de ponta disponível na área de radio comunicação.
É normal ver junto aos rádios e com operadores todos equipamentos de uso atual, GPS, celulares... As pesquisas apontam para a aprimoramento de softwares específicos, rastreamento de satélites, etc.
Vale fazer pesquisas na NET especialmente nos países evoluídos. Vai se surpreender!
2006-08-31 13:48:46
·
answer #1
·
answered by W W 4
·
0⤊
0⤋
Com certeza. Eu vivo disso: uso, vendo e dou manutenção . Em tempo: Os operadores da Faixa do Cidadão são chamados de PX e os das faixas destinadas aos radioamadores de PY,porque usam uma licença que os identificam; iniciado por duas letras , emitida pela Agencia Nacional de Telecomunicações-ANATEL. O uso de radio comunicadores como hobby, está cada vez mais intenso, principalmente no meio rodoviário de cargas e as operadoras de telefonia celular estão entrando nesse ramo , usando o sistema profissionalmente. A Claro, a Vivo e outras lançaram um telefone celular que pode ser usado como radio de mão (HT). Mas todos usam para fazer amizades, jogar conversa fora e diversão à beça.
2006-08-31 20:40:36
·
answer #2
·
answered by Manjarí 6
·
0⤊
0⤋
Claro que sim, estes avanços que você citou e muitos outros pouco ou nada interfere com os rádio-amadores.
Lembre-se que estes avanços também chegam ao equipamentos. Hoje, os "velhos rádios" foram substituídos por modernos equipamentos, outras faixas de onda estão sendo utilizadas inclusive com repetidoras e os satélites também são usados.
Pois o objetivo não esta restrito a comunicação, mas sim ao conhecimento, a cultura, a amizades entre outros. E também não podemos deixar de citar que em casos de calamidade pública quando os meios tradicionais de comunicação não funcionam os radio-amadores são muita ajuda.
2006-08-31 00:22:44
·
answer #3
·
answered by Tiger 5
·
0⤊
0⤋
Ainda tem muita gente que é operador de rádio, tanto na faixa cidadão (PX) como principalmente nas ondas curtas (PY).
Ainda me mantenho me comunicando com meus amigos do mundo inteiro pela amizade e união da comunidade e não pelas tecnologias utilizadas.
Tem todo um romantismo, uma História e uma tradição em torno da operação de rádio em ondas curtas e tropicais.
Ser rádiooperador não é apenas um passatempo ou profissão. É uma filosofia de vida. É algo como ser escoteiro, voluntário ou algo assim. A gente faz porque é apaixonado.
QAP (na escuta)
QRV (as suas ordens)
Abs
2006-08-31 00:07:04
·
answer #4
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
Olha...não sei se sou muito nova(só tenho 22 anos), mais nunca ouvi falar nisso...rs
Beijos!
2006-08-30 23:40:23
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋