Ontem assim como hoje, os politicos nao conseguem enxergar a longo prazo. Ainda nao compreenderam que a vida existe além do tempo minimo de mandato. O Hezbolah foi criado como uma entidade para militar para dar suporte ao libano apos a invasao deste por Israel. Bin Laden foi criado para conter a Russia e Saddam, o avanço do islamismo. (Isso em politica. Existem exemplos em outras areas, principalmente em ecologia).
Além da visao curta comum à imensa maioria dos pseudo intelectuais de elite e dos politicos, existia a situaçao pos guerra.
Apos a primeira guerra, o esfacelamento do imperio austro-hungaro e do imperio da alemanha dividiu a "Aliados e Alemanha em pequenos pedaços". O tratado de versalhes impunha serias restriçoes ao desenvolvimento na Alemanha. O governo fantoche e o poder financeiro colocou o pais em uma miseria tal que as pessoas tinham que queimar dinheiro para se aquecer (uma vez que a inflaçao absurda desvalorizou completamente a moeda).
Compreende? Era dificil acreditar que um pais combalido pudesse se tornar na Alemanha Nazista de Hitler.
A Alemanha começou a se armar e a executar sua politica de recuperaçao, mas novamente, as informaçoes locais foram ignoradas (como a ideia estupida de tirar Saddam, que desestabilizou a politica local).
Quando a Alemanha invadiu a polonia, Inglaterra e França fizeram pouco caso. Nao manifestaram nenhuma açao contraria nem nada. Tudo devido à uma inercia politica inconsequente de uma Elite.
A Açao da alemanha somente foi levada a Serio quando os tanques Alemaes chegaram em Paris, com praticamente nenhuma resistência.
O fortalecimento nao foi o problema, mas a completa inépcia na gestao de assuntos internacionais. Este lack permitiu que a Alemanha expandisse e conseguisse nutrir ainda mais sua industria vindoura.
Foram varios os fatores. Se houvesse preocupaçao com a politica de cada estado e nao somente com o lucro, nada disso teria acontecido; Podemos ver claros reflexos disso na recente africa do norte e america do sul e nos atuais conflitos do oriente médio e africa central.
2006-08-31 00:56:47
·
answer #1
·
answered by carlos_frohlich 5
·
1⤊
0⤋
Pelo o que eu sei países como: a Grã-Bretanha e a frança tinham simpatia pelo regime fascista vigente na Itália e em ascensão na Alemanha, pois eles representavam uma alternativa ao comunismo implantado na Russia em 1917, e com forte repercursão pelo resto da europa. O medo do comunismo e a fraca atuação diplomática principalmente da Grã-Bretanha proporcionou à Alemanha se armar e dar início ao que todos já conhecem.
A quem diga também que, a negociação do pós guerra, imposta pelos países vencedores da primeira grande guerra humilhou à Alemanha deixando - a totalmente sem condições de se reerguer economicamente. O que gerou muito desemprego, que gerou muita insatisfação popular, que gerou muitos movimentos políticos, e entre esses movimentos, um culpava o tratado feito para a rendição da Alemanha e os judeos por todo caos na Alemanha. O lider deste movimento era um tal de " Adolf Hitler ".
2006-08-30 21:44:53
·
answer #2
·
answered by Diadema 2
·
2⤊
0⤋
Não é que os países europeus tenham permitido o rearmamento alemão após a 1ª Guerra. A partir de 1936, os europeus não acreditavam que as chagas da derrota alemã na 1ª Guerra teriam conseqüências e fecharam os olhos.
Neste ano (36) até 1939, Hitler viu a possibilidade de reequipar o exército alemão, investindo pesado na indústria bélica, como uma forma de gerar empregos e preparar o exército para a 2ª Guerra MUndial. Mais da metade do orçamento alemão foi investido em armamentos. A indústria alemã voltou quase que totalmente a produção de material bélico.
E, ao contrário, do que muitos pensam ou que a História conta, a Alemanha queria o seu "Lebeahauns", ou seja, mercado para comprar e vender, já que isto havia sido uma medida proibitiva desde o fim da 1ª Guerra.
A Alemanha também queria que fosse revista a influência inglesa e francesa em territórios colonizados pelos alemães na África, sobre a tutela dos ingleses e franceses pós 1ª Guerra.
2006-08-31 09:40:25
·
answer #3
·
answered by minuano 2
·
1⤊
0⤋
Ao meu ver, na Primeira guerra, a Alemanha derrotada estava mais forte que a França vencedora. A Alemanha saiu da Guerra melhor do que entrou: De um lado a França enfraquecida pelas baixas, do outro a Rússia ( que estava um caos) e os Estados Eslavos todos divididos.
Sendo assim, eu não acho que foi só Alemanha que se rearmou, e sim os outros que acabaram ficando muito piores. E em 1938 (mais ou menos), a Grã Bretanha não podia com a Alemanha, a Itália e o Japão ao mesmo tempo.
O erro foi mesmo permitir que a Alemanha ficasse forte demais, a ponto de Bretões e Franceses terem de adotar uma política de 'apaziguamento' ao invés de lutar.
Não se consegue apaziguar um ditador, mas às vezes não se tem muita escolha.
2006-08-30 21:30:46
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
porque ele queriam tira a URSS do caminho , eles achavam que se a alemanha e a URSS entrasse em combate não sobraria muito desses dois países.
2006-08-30 21:24:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
simples, pra barrar a expansao e o medo da URSS que naquele tempo era uma potencia mundial... Alemanha era a barreira fisica de uma expansao sovietica e por isso se rearmou, por ironia, a URSS teve papel fundamental para liquidar o monstrinho que o ocidente criou...
2006-08-30 21:19:53
·
answer #6
·
answered by Fabio-BH 5
·
0⤊
0⤋
a alemanha agora é um pais parlamentarista ..não vão cometer a mesma loucara da 1 e da 2 guerra..
2006-08-30 21:13:49
·
answer #7
·
answered by bocaum 6
·
0⤊
0⤋