English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nao quero saber da incerteza de Heinsenberg, mas sim algo mais filosofico que seja intrinseco da natureza da materia

2006-08-30 10:38:24 · 5 respostas · perguntado por Bruno Sanfins 1 em Ciências e Matemática Física

5 respostas

Para poder medir algo em Mecânica Quântica (MQ) é preciso interagir com o objeto de estudo, ou seja é preciso que o instrumento interaja com o objeto quântico. De outra forma poderíamos dizer que é preciso que o mundo clássico (instrumento de medida) interaja com o mundo quântico (objeto quântico). Esta é a interpretação da MQ nos moldes de Copenhagen. Logo, você causa uma perturbação, que em se tratando de um sistema microscópico, é bastante relevante a ponto de perdermos a informação simultânea da posição e do momento linear da partícula (quantidade de movimento se preferir). Esta é a interpretação física do princípio de incerteza de Heisenberg.

2006-08-30 13:39:07 · answer #1 · answered by Fui!!! 4 · 0 0

Isso se refere unicamente à natureza das ondas, e se reflete nas partículas por elas terem natureza ondulatória.
Uma explicação muito simples para isto está na análise simples de uma onda.

Vou fazer a análise da onda considerando posição e freqüencia, que é mais fácil de visualizar, mas um raciocínio análogo pode ser utilizado a qualquer uma das relações de incerteza de uma partícula.

Imagine uma onda unidimensional senoidal infinita. Sua freqüencia é muito bem definida, mas onde podemos dizer que está a onda? O que podemos falar sobre sua posição? Afinal de contas, se a onda é infinita, ela não está neste ponto ou naquele, mas sim espalhada por toda aquela dimensão. Ou seja, sabemos exatamente sua freqüencia, mas nada sabemos sobre sua posição.

Imaginemos agora o contrário. Imagine que a onda é representada graficamente por um valor nulo em todo o espaço com excessão de um único ponto, onde é diferente de zero. Ou seja, um gráfico do tipo:

y = f(x), onde y = 0 para x <> 3 e y = 5 para x = 3.

Neste exemplo, podemos dizer exatamente onde a onda está. No caso, em x = 3. Mas o que podemos dizer sobre a sua freqüencia? Absolutamente nada!

Num meio termo, imagine uma onda senoidal que começa em um certo ponto, possui um certo número de "subidas e descidas" e termina em um outro ponto. Neste caso, onde está a onda? Está no ponto onde ela começou ou onde terminou? Nem um nem outro, a onda está espalhada entre esses dois pontos. Não podemos dizer um ponto exato onde ela está, mas podemos dizer que a onda está espalhada, podemos até dizer que está aproximadamente no meio dos dois pontos, mas sabemos que isto não é exato. E quanto à sua freqüência? Poderíamos até imaginar sabermos exatamente a sua freqüência, já que temos algumas "subidas" e "descidas" da onda e usando alguns conceitos poderíamos calcular isto. Mas estaríamos errados. A própria definição precisa de freqüência requer uma onda infinita. Para uma onda que tem começo e fim, nós poderíamos dizer que a freqüência da onda é aproximadamente um certo valor, mas não poderíamos dar um valor exato.

Ou seja, o Princípio de Incerteza de Heisenberg, que é afinal do que estamos falando, não tem a ver com falta de capacidade humana de obter resultados exatos, é uma condição da própria natureza das ondas.

2006-08-31 02:59:10 · answer #2 · answered by Astal 2 · 0 0

Como você encontraria a posição da partícula? O que podemos fazer é jogar nela algumas outras partículas e verificar quais são desviadas e de que forma. Mas com isso, estaremos alterando tanto a posição quanto o movimento da partícula que estudamos. É por isso que o princípio da incerteza é tão fundamental, não podendo ser driblado. Para conhecer algo de uma partícula, precisamos interagir com ela e, interagindo, mudamos sua situação.

2006-08-30 10:58:34 · answer #3 · answered by Geek 5 · 0 0

Filosoficamente,nós seres humanos nunca teremos um grau de precisão alto ao calcular momento e posição de uma partícula do tamanho de um elétron,porque observá-lo dependeria da luz proveniente da partícula que reincide em nossos olhos.
Porém,como luz pode ser considerada encerrando partículas(denominadas fótons),essas partículas iriam interagir com os elétrons ,mudando o valor do momento e impossibilitando o cálculo.

2006-08-30 11:03:12 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

Porque ela se movimenta, tudo flui....

2006-08-30 10:46:40 · answer #5 · answered by Diogo A 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers