O Capitalismo e o Socialismo, ou a Direita e a Esquerda, ou ainda o Liberalismo e o Comunismo referem-se a conceitos opostos. Mas, numa análise mais detalhada constatamos que podemos, também, considerá-los complementares. Apesar das grandes diferenças os dois lados são representativos e têm suas respectivas finalidades dentro de uma organização social. O Capitalismo1 (associado à direita e ao liberalismo) é inspirado na justiça rígida e na razão enfatizando a recompensa segundo o merecimento individual. Já o Socialismo (associado à esquerda e ao comunismo) é inspirado nas necessidades comuns e no sentimentalismo enfatizando a igualdade independentemente do merecimento individual. Por isso, é natural que existam defensores do conceito socialista e defensores do conceito capitalista numa mesma sociedade.
Sabendo-se que o Capitalismo baseia-se no desejo de liberdade e de justiça (de forma rigorosa e racional), e o Socialismo baseia-se no desejo de igualdade e fraternidade (de forma mais ou menos inclusiva), então não é difícil entender o porquê, de tanto o Capitalismo quanto o Socialismo terem o seu devido lugar numa mesma organização social. O fato de um ser Direita e o outro Esquerda em nada atrapalha desde que fiquem nos seus respectivos lugares. O ideal, na verdade, é dosar o efeito de justiça que está contido no Capitalismo Protestante com o efeito de amor ao próximo que está contido no Socialismo Católico.
2006-08-30 07:27:52
·
answer #1
·
answered by Daniel 6
·
0⤊
0⤋
Capitalismo: Visa o lucro
Socialismo: Visa a igualdade, para todos.
2006-08-30 17:15:21
·
answer #2
·
answered by llxx_shock_xxll 1
·
3⤊
1⤋
no governo socialista ñ existe nem ricos e nem pobres tudo e do governo e tudo é dividido entre o povo! e no governo capitalista existe ricos e pobre nada e divido enter o povoe etc...!! E +- isso!!
2006-08-30 14:30:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
2⤋
Capitalismo: Quem decide:
oque produzir, como produzir,quanto produz,defesa da propriedade, democracia LEI DA OFERTA E DA PROCURA
RESPOSTA : O POVO MEIO QUE MANDA.
sOCIALISMO:
QUEM DECIDE O QUE PRODUZIR, como produzir, quanto produzir é o GOVERNO, NÃO HÁ PROPRIEDADE PRIVADA, TUDO É PÚLBLICO, E SÓ HÁ UM PARTIDO, O COMUNISTA, DO HITLER
2006-08-30 16:29:05
·
answer #4
·
answered by mel_gatinha 1
·
0⤊
1⤋
vale uma historinha:
SOCIALISMO - Você tem duas Vacas. O governo as tira de você e as coloca num curral, juntamente com as vacas de todo mundo. Você tem que cuidar de todas as vacas. O governo lhe dá um copo de leite.
CAPITALISMO - Você tem duas vacas. Você vende uma delas e compra um touro, que usa para inseminar a outra vaca e também as demais vacas do pedaço (cobrando pela cobertura, naturalmente). Depois, começa à exportar esperma bovino para mercados emergentes. Após vários anos de expansão, sua empresa lança uma oferta pública inicial para ser apresentada na Bolsa de Valores de Nova York. A Comissão de Valores Mobiliários abre um processo contra você e sua mulher por negociação com informações privilegiadas.Depois de uma longa e cara briga nos tribunais, você é considerado culpado e condenado a 10 anos de prisão, dos quais acaba cumprindo sete semanas. Quando sai da cadeia, você compra duas galinhas. Aí você vende uma delas, compra um galo.
2006-08-30 15:03:34
·
answer #5
·
answered by Carlos Jr 2
·
0⤊
1⤋
Nenhuma, visto que são ambos bastante burocráticos, com centros de poder afastados do povo qualquer que seja a sua forma de eleição. A doutrina que os distingue não corresponde à prática de quem os executa. Mas, académicamente falando, há muitas diferenças...
2006-08-30 14:37:57
·
answer #6
·
answered by sagan1976 3
·
0⤊
1⤋
Priscila, vou tentar dar uma resposta legal. Capitalismo é o modo de produção em que a sociedade está dividida em proletários (trabalhadores que detêm apenas a sua prole) e detentores dos meios de produção (donos de fábricas ou indústrias). No capitalismo, existe a mais valia (essa expressão deve ser escrita em itálico), o lucro que o empresário retira do trabalho do assalariado. O capitalismo, segundo Karl Marx, teria contradições internas que o levariam à própria derrocada para dar espaço ao socialismo. No socialismo, não haveria mais divisão entre classes sociais e o Estado seria o detentor de todos os meios de produção. Assim, tudo o que se produz seria de todos. O socialismo seria uma espécie de passagem entre o capitalismo e o comunismo, já que, no comunismo, não há mais Estado. Vale ressaltar, Priscila, que esses são modelos teóricos. Para muitos, esses últimos modos de produção ainda não foram implementados em país algum. Alegam que o comunismo adotado na União Soviética era um regime imposto pela força e não pela derrocada do capitalismo que, segundo Marx, seria derrubado pelas próprias contradições. A realidade não se adequa exatamente a tudo que Marx ou Adam Smith (teórico liberal, que disserta a favor do capitalismo - já ouviu falar da "mão livre" do mercado?) afirmam. Assim, o socialismo real, implementado na União Soviética, diverge em vários pontos do ideal que Marx, Engels e outros teóricos traçaram. Alguns dos problemas que o socialismo soviético enfrentava era a deficiência na oferta de produtos (alguns só estavam disponíveis em apenas um modelo), a burocracia estatal e o desrespeito a alguns direitos civis, justificado por uma estrutura estatal ditatorial, que coibia a disseminação dos valores capitalistas. Não sei se ajudei, mas para fazer um resumo do seu trabalho, procure os pontos principais e reescreva-os de maneira a ficarem coesos. Boa sorte!
2006-08-30 15:43:07
·
answer #7
·
answered by andreia 2
·
0⤊
2⤋
A diferença é que o capitalismo instiga as pessoas a trabalharem e serem inteligentes e espertas, e as premia...
já o socialismo, instiga as pessoas a serem preguiçosas e esperar a ajuda dos outros... não há motivação no socialismo
2006-08-30 14:28:35
·
answer #8
·
answered by Ted_GBI 3
·
1⤊
2⤋
sei la
2006-08-30 14:27:43
·
answer #9
·
answered by guilherme r 2
·
1⤊
4⤋