Sim,ela é gostosa !!!!!!!!!!!!Mariah Carey (Long Island, Nova Iorque, 27 de Março de 1970) é uma famosa cantora, compositora, produtora musical e ocasionalmente atriz norte-americana. Fez sua estréia no mundo da música em 1990. De acordo com a revista Billboard (o termômetro da música nos EUA), ela é a artista de maior sucesso da década de 90 nos Estados Unidos. Ela é bem conhecida por sua incrÃvel técnica e habilidade vocal. Mariah é uma Coloratura-Soprano, com uma extensão vocal de impressionantes 5 oitavas! Ganhadora de diversos dos mais importantes prêmios da música, ela coleciona entre estes, 5 Grammys, 9 American Music Awards, 23 Billboards e é a maior ganhadora de World Music Awards com 16 troféus.
A vida antes da fama
Carey nasceu em Long Island, no estado de Nova Iorque. Ela é a terceira filha de Patricia Hickey, uma cantora de ópera irlandesa e Alfred Roy Carey, um engenheiro aeronáutico de ascendência afro-venezuelana. Seu prenome foi-lhe dado como uma homenagem à canção "And They Call The Wind (MarÃa)" do musical Paint Your Wagon, com "Mariah" sendo uma americanização de "MarÃa". Carey tem uma irmã (Alison) e um irmão (Morgan), ambos mais velhos. Como uma famÃlia multi-racial, os Carey eram constantemente ameaçados por vizinhos, o que fez a famÃlia mudar-se de bairros constantemente. Isso levou os pais de Carey a se divorciarem quando ela tinha apenas três anos de idade. Ela passou a ter pouco contato com o pai, e sua mãe começou a trabalhar em vários trabalhos ao mesmo tempo para poder sustentar Mariah e seus irmão.
Passando muito tempos em casa sozinha, Carey começou a escutar música para poder passar o tempo. Ela começou a cantar com três anos de idade e a se apresentar publicamente aos quatro. Ela se formou nas escolas Oldfield Middle e Harborfields High em Greenlawn, Nova Iorque, apesar de que frequentemente ela faltava as aulas para poder tentar se estabelecer no mundo da música. Depois de se mudar para a Cidade de Nova Iorque, ela virou uma cantora de fundo para as músicas de Brenda K. Starr.
Em 1988, Carey conheceu o executivo da Columbia Records, Tommy Mottola numa festa, aonde Starr deu-lhe uma fita demo de Mariah. Mottola tocou a fita no carro, enquanto saÃa da festa e se impressionou muito com o que ouviu. Ele retornou a festa para encontrar Mariah, mais ela já tinha partido. Assim sendo, Mottola encontrou-a através de Starr e assinou um contrato com ela.
Começo do sucesso comercial
Em 1990, Carey lançou seu primeiro álbum, entitulado de Mariah Carey, que foi aos poucos tornando-se um sucesso instantâneo nos Estados Unidos, produzindo quatro singles que atingiram o número 1 das paradas da Revista Billboard ("Vision of Love", "Love Takes Time", "Someday" e "I Don't Wanna Cry").
Em 1991, Carey lançou seu segundo álbum, Emotions, que produziu mais um número 1 (a faixa-tÃtulo "Emotions"). Os outros singles ("Make It Happen" e "Can't Let Go") chegaram a posições mais baixas, mais nem por isso não deixam de ser considerados "hits".
Em 1992, Carey concordou em participar do especial "Unplugged" da MTV, em que os artistas interpretam seus maiores sucessos ao vivo nas versões acústicas.
Reconhecimento Mundial
Em 1993, Carey (com 23 anos) e Mottola (com 43 anos) se envolveram romanticamente e acabaram se casando em julho do mesmo ano. Mais tarde nesse mesmo ano, seu terceiro álbum de estúdio, "Music Box", foi lançado tornando-se o seu álbum de maior sucesso, com cerca de 24 milhões de cópias vendidas no mundo. Os singles principais do álbum, "Dreamlover" e "Hero" , viraram mais dois números 1 para a cantora no paÃs. "Without You" tornou-se um enorme sucesso, sendo #1 em mais de 15 paises.
Seguindo-se de um dueto com Luther Vandross ("Endless Love", regravação da música escrita por Lionel Richie), Carey lançou seu quarto álbum de estúdio em 1994, a compilação de canções natalinas "Merry Christmas", que espalhou o sucesso "All I Want for Christmas is You". Merry Christmas é o álbum natalino mais vendido no mundo, com 16 milhões de cópias.
Em 1995, Carey lançou seu sexto álbum (quinto de estúdio), "Daydream", que viria a se tornar seu álbum de maior vendagem nos EUA alcançando o disco de diamante. O primeiro single, "Fantasy" ficou por 8 semanas no topo das paradas americanas (Revista Billboard) e 5 no topo das paradas canadenses (Canadian Singles Chart). O segundo single, "One Sweet Day" (dueto com Boyz II Men), tornou-se o record (ainda não superado) de tempo no topo das paradas americanas, ficando por 16 semanas em primeiro lugar na Revista Billboard. Outro single do mesmo álbum, "Always Be My Baby" também foi para a primeira posição em vários paÃses, inclusive nos Estados Unidos.
Divórcio e nova imagem estabelecida
Carey e Mottola se separaram em 1997. Apesar de que ela sempre manteve a imagem de um casal feliz em público, na verdade ela se sentia emocionalmente e psicologicamente abusada por Mottola, quem ela sempre descreveu como sendo muito possessivo. O divórcio deles chegou ao fim naquele mesmo ano.
Em 1997, Carey lançou seu sétimo álbum, "Butterfly" (considerado pela crÃtica como melhor da cantora). Seu primeiro single daquele álbum, "Honey", mostrava em sua letra e videoclipe, uma imagem bem mais sexy de Mariah, que até então aparecia como "a garota boa" em seus clipes. E no mesmo álbum, Mariah coloca outro single em primeiro lugar, My All, permanecendo por uma semana em primeiro lugar na Revista Billboard.
Image:Mariah Carey Edwards Dec 1998.Mariah Carey Edwards Dec 1998.Carey gravando o videoclipe de "I Still Believe" de Number 1's em dezembro de 1998 na Base Aérea de Edwards. Em 1998, Carey lançou seu oitavo álbum, #1's, uma compilação com todos seus singles que atingiram o número 1 nos EUA (Billboard) até então, e mais algumas novas canções. Entre as novas gravações, destacam-se "I Still Believe", (regravação de um sucesso de Brenda K. Starr, com quem Carey trabalhou no passado) e "When You Believe", dueto com Whitney Houston, que também foi incluÃdo na trilha sonora do filme de animação O PrÃncipe do Egito e acabou ganhando o Oscar de Melhor Canção Original, e Carey interpretou a música com Houston na cerimônia de entrega dos prêmios.
Em 1999, Carey lançou seu nono álbum, "Rainbow". Os singles "Heartbreaker" (com o rapper Jay-Z) e "Thank God I Found You" (com Joe e 98 Degrees) chegaram ao número 1 nos EUA, mas quando outro single do mesmo álbum, "Crybaby/Can't Take That Away" mal chegou ao vigésimo lugar, Carey acusou a Columbia de não estar promovendo-a como deveria.
Sofrimentos pessoais e profissionais
Em 1997, Carey se separa de seu marido Tommy Mottola, ex grande empresário da Sony, com o qual havia casado em 1993.
Em 1998, Carey sofre calos vocais com os quais não foram divulgados na mÃdia, mostrando uma certa diferença em sua voz desde então.
Em 2001, Carey deixou a Columbia Records e assinou um contrato de 80 milhões de dólares e cinco álbuns com a Virgin Records (uma companhia da EMI). Pouco tempo depois, Carey começou a agir estranhamente em suas aparições públicas. Então, Carey internou-se numa clÃnica psiquiátrica com o diagnóstico de colapso nervoso e estresse.
Muito pouco pôde ser feito para promover seu filme "Glitter" e a trilha-sonora dele. Quando lançados, receberam uma recepção muito ruim do público e da crÃtica . Graças ao incentivo da gravadora em vender o single por 89 centavos de dólar, o single "Loverboy" chegou ao número 2 da "Revista Billboard", mas não conseguiu a número 1 pela falta de transmissão nas rádios. Os outros singles do álbuns chegaram a posições muito baixas no ranking dos singles mais vendidos na "Revista Billboard" ou falharam para chegar em posição alguma. No Natal desse mesmo ano, a Columbia lançou uma coletânea não-autorizada, contendo os maiores sucessos da cantora até então, as vendas foram razoáveis, já que a cantora estava em baixa.
No começo de 2002, a Virgin decidiu tirar Carey de seu catálogo, pois Mariah se tornou um fracasso de vendas , comprando o contrato dela por 28 milhões de dólares, como uma adição aos 20 milhões pagos no ano anterior. Nesse mesmo ano, ela assinou um contrato de três anos com a Def Jam (companhia da Island Records). Para piorar a situação emocional de Carey, seu pai morreu de câncer nesse mesmo ano.
Em 2002 ainda, Carey lançou um álbum um pouco mais bem-recebido pelo público, em comparação ao fracasso de "Glitter" em 2001. Seu décimo primeiro álbum, "Charmbracelet". As vendas foram moderadas, chegando ao "Disco de Platina" (um milhão de cópias).
Nesse mesmo ano, um dueto de Carey com o rapper Busta Rhymes, "I Know What You Want" chegou ao número 5 na lista dos singles mais vendidos da "Revista Billboard".
"A volta por cima"
Em 2005, foi lançado o aguardado "The Emancipation of Mimi". Muito anunciado e uma publicidade de peso (o que ajudou a limpar o nome da cantora). Tornou-se o álbum mais vendido do ano nos Estados Unidos, vendendo mais de cinco milhões de cópias sendo cerca de 10 milhões no mundo inteiro. O primeiro single, "It's Like That", tornou-se outro top 20 para a cantora, enquanto o segundo single, "We Belong Together" tornou-se o primeiro número 1 de Carey nos EUA em cinco anos, mantendo essa posição por 14 semanas. O terceiro single, "Shake it Off", chegou a segunda posição enquanto "We Belong Together" estava na primeira, um recorde para a cantora. "Don't Forget About Us", canção no mesmo estilo de "We Belong Together", tornou-se seu décimo sétimo número 1 nos Estados Unidos, empatando-a com Elvis Presley entre os artistas que mais possuem números 1 naquele paÃs, ficando atrás somente dos The Beatles. Agora, Mariah lança os singles Fly Like a Bird e Say Somethin' e está fazendo uma mega turnê pela América do Norte e alguns outros paÃses, somente, entitulada de "The Adventures of Mimi"
Discografia
Ãlbuns
Mariah Carey (1990) 18 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Emotions (1991) 12 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
MTV Unplugged (1992) 9 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Music Box (1993) 28 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Merry Christmas (1994) 16 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Daydream (1995) 25 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Butterfly (1997) 15 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
1's (1998) 18 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Rainbow (1999) 10 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Glitter (2000) 3,5 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Greatest Hits (2001) 4 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
Charmbracelet (2002) 4 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro
The Remixes (2003) 1 milhão de cópias vendidas no mundo inteiro
The Emancipation of Mimi (2005) 10 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro (ate o momento)
[editar]
Singles mais famosos
"Vision of Love"
"Love Takes Time"
"Someday"
"I Don't Wanna Cry"
"Emotions
"Can’t Let Go"
"Make It Happen"
"I'll Be There"
"Dreamlover"
"Hero"
"Without You"
"Anytime You Need a Friend"
"Endless Love" (com Luther Vandross)
"Fantasy"
"One Sweet Day" (com Boyz II Men)
"Always Be My Baby"
"Open Arms"
"Honey"
"Butterfly" (Lançado somente nas rádios)
"My All"
"When You Believe" (com Whitney Houston)
"I Still Believe"
"Heartbreaker" (com Jay-Z)
"Thank God I Found You" (com Joe & 98 Degrees)
"Against All Odds (Take a Look at Me Now)" (com Westlife) (Lançado somente fora dos EUA)
"Loverboy" (com Cameo)
"Through the Rain"
"I Know What You Want" (com Busta Rhymes & The Flipmode Squad)
"It's Like That"
"We Belong Together"
"Shake it Off"
"Don’t Forget About Us"
"Say Somethin'"
"Get Your Number"
2006-08-30 12:39:05
·
answer #10
·
answered by Mr.Morfell 4
·
0⤊
0⤋