Claro que sim
2006-08-30 04:59:23
·
answer #1
·
answered by Iran C 1
·
0⤊
1⤋
Sim tanto eh que ele eh capaz de fazer as piores coisas muitas vezes repugnantes...
2006-09-02 16:40:42
·
answer #2
·
answered by dbluna 2
·
0⤊
0⤋
O Livre-arbítrio, na análise filosófica, não tem o sentido de liberdade de ação, mas sim de possibilidade de escolha, de discernimento, atitude. Veja o que diz o Aurélio:
S. m. Filos.
1. Possibilidade de exercer um poder sem outro motivo que não a existência mesma desse poder; liberdade de indiferença.
[Refere-se o livre-arbítrio principalmente às ações e à vontade humana, e pretende significar que o homem é dotado do poder de, em determinadas circunstâncias, agir sem motivos ou finalidades diferentes da própria ação. ]
[Sin., p. us.: livre-alvedrio. Cf. indeterminismo. Pl.: livres-arbítrios.]
2006-09-02 05:13:40
·
answer #3
·
answered by Literatura 4
·
0⤊
0⤋
Diante de Deus, sim. Dos homens, não.
Deus não poderia voltar em Sua palavra. Uma vez dita...
Senão, seríamos marionetes em Suas mãos.
Diantes dos homens, existem leis que devemos respeitar. Temos a idéia de que tudo podemos fazer até que incorremos em alguma infração. Daí, somos punidos. Então... é isso.
2006-09-01 07:43:56
·
answer #4
·
answered by Lhufas 3
·
0⤊
0⤋
Se você tem a sua frente um pão c/ manteiga e uma taça de sorvete e escolheu comer o pão, então vc exerceu o livre arbítrio.
Portanto ele existe.
Deus é tão poderoso e oniciente que qualquer coisa que desejarmos falar sobre, ficaria incompleto.
Mas observe este exemplo grosseiro:
Como vc sabe, o jovem adolescente, é polêmico e encrenqueiro, certo?
O pai que é mais experiente na vida, observa que o filho esta andando em má companhia e freqüentando lugares impróprios para um humano que quer preservar o caráter.
Então o pai fala com o filho para deixar aqueles amigos e arrumar outros que sejam mais dignos.
O pai sabe que se ele continuar aquele caminho ele ira se dar mal na vida, e qualquer um que tenha experiência sabe disso.
O filho exercerá seu livre arbítrio! Deixará ou Não. Ele decide.
O Pai que é um ser imperfeito e limitado sabe consegue saber disso, imagine Deus que é infinitamente Superior.
2006-08-30 13:24:29
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acredito tanto no livre-arbítrio como também em Deus.
O nosso criador nos colocou nesse mundo para que buscassemos a perfeição à qual estamos destinados. Portanto, Deus realmente sabe qual é o nosso destino, ou seja, a perfeição. Entretanto, cabe a nós ditar o tempo necessário para que possamos atinji-la.
Essa sua reflexão tem muita lógica e, assim como você, eu também já me deparei com ela. Seria algo realmente interessante que todos, na medida do possível, refletissem sobre esse tema.
Se Deus sabe antecipadamente qual será o caminho que nós iremos seguir, não teria lógica ele permitir que um filho seu caisse diante de suas provações.
Eu sou pai e, como tal, independente da idade que meu filho tenha, sempre que posso vislumbrar um ou outro passo incorreto que ele venha a cometer, eu interfiro em sua decisão (ou pelo menos tento interfirir).
Os religiosos mais utópicos podem afirmar que Deus também nos avisa dos perigos que corremos quando adentramos por certos caminhos. Entretanto, a diferença à qual quero me referir com esse exemplo, é que, eu jamais colocaria meu filho no meio de um antro de perdição. Se ele, no decorrer de sua vida, resolve se envolver com essas pessoas, logicamente ele terá de assumir pelos erros que irá cometer.
Agora, se Deus coloca um filho Seu nesse meio, é porque razões passadas existem para essa prova. Caso contrário, Ele seria um sádico, e não um Pai.
É um assunto enorme para se debater em poucas palavras, entretanto, creio que você pense como eu. Sendo assim, creio que não precise de maiores detalhes que só prolongariam a resposta sem necessidade.
PARABÉNS PELA PERGUNTA.
Um abraço.
Wagner.
2006-08-30 09:07:00
·
answer #6
·
answered by wagner 3
·
0⤊
0⤋
tecnicamente estou em acordo com o rodrigo rodrigues.
parece-me que a discussão se deve relacionar mais com conceitos da psicologia, da sociologia, da antropologia, da economia, direito e etc., do que através de supostas verdades poditicas próprias da fé religiosa de cada um.
Existe por exemplo livre arbítrio na criação artística ou na concepção filosófica? Estas áreas talvez possam ser produtivas para pensar a idéia de arbitrariedade e tempo, arbitrariedade e acção...
Nos campos da acção humana onde o sujeito se inscreve entre todos os demais, num tempo determinado como devir de um passado, melhor ou pior contado, e gerador de potencialidades para um outro devir num tempo que ainda se fabrica ou apenas se imagina é que o problema agradece e procura respostas...
isto é: aqui e agora.
2006-08-30 07:43:34
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acho que, se Deus concedeu ao homem o livre arbítrio, ele tem realmente a possibilidade de escolher o caminho que quer seguir a cada passo da vida dele e Deus, mesmo sendo oniciente, não se interessaria em saber de antemão como o homem iria proceder. mas apenas veria depois como procedeu. Senão, estaríamos jogando com cartas marcadas.
É muito difícil entender filosoficamente isto, mas creio que, mesmo não entendendo detalhes, se nos esforçar-mos no caminho do bem, chegaremos lá.
2006-08-30 07:33:05
·
answer #8
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Bem, ninguém aki considereou a possibilidade de deus não existir... não quero chocar ninguém, e sei que ao mesmo tempo que não se pode provar que ele não existe, não se pode provar que ele não existe; mas, livre arbítrio, estrito senso, não existe, porque liberdade verdadeira não existe.
Se vc procurar nos livros, va encontrar a definição cristã de que, livre-arbítrio verdadeiro é conformar sua vontade à de deus (como se isso fosse claro e fácil..); e se vc procurar nos gregos, vai ver que ele não existe, porque não somos verdadeiramente livres; ou vc acha que, escolher o canal de tv que vc gosta, sair com a roupa que vc quiser, ter preferências de comida, música e pessoas, é o verdadeiro exercício da liberdade plena? Pense nisso, e abração
2006-08-30 07:16:34
·
answer #9
·
answered by Manic Nirvana 6
·
0⤊
0⤋
Sim! temos nosso livre arbitrio...
Pelo que sei Deus tem conhecimento pleno que nós sempre caminhamos para frente.... isto e, que sempre estamos evoluindo e nunca involuindo.. entao ele sabe sim onde devemos chegar. Agora como vamos fazer para chegar la isso somos nós que escolhemos, com o nosso livre arbitrio.... Deus nao te manda seguir um caminho x.. ele te da opções e depende de vc trilhar pelos caminhos mais sernos ou pelos mais tortuosos...
2006-08-30 05:13:12
·
answer #10
·
answered by zocafacul 1
·
0⤊
0⤋
Caro amigo,
Venho de uma familia conservadora como a sua e com a ajuda de Deus consegui a resposta para essa questão (que por incrível que pareça aflige muuuuiitos evangélicos):
Sim, Deus é onisciente e sabe da sua vida mesmo antes dela ser vida. Ele apenas deixou que nós soubéssemos que ele sabe de tudo para nós não viéssemos a deixar de ter fé nele ou que tentássemos enganá-lo dizendo uma coisa com os lábios mas querendo outra no coração.
Ele sabe como cada um vai proceder durante sua vida toda e até quem e quantos vão ser salvos mas o que ele quer que a gente percebe é que ainda sim nós temos o poder de decidir quem queremos ser e para onde vamos ir.
Ou você nunca teve de convencer seu pai de alguma coisa? Essa é nossa tarefa: convencê-lo que nós podemos ser melhores diante dele pois se você parar pra pensar nós já estamos jogando com cartas marcadas a muito tempo. aundo Adão caiu ele selou o destino de toda a humanidade a viver em trevas (como temos visto) mas Jesus convenceu o Pai de que ainda há chance. Cabe a nós fazer-mos o mesmo.
Você crê nisso?
Abraço!
2006-08-30 05:05:12
·
answer #11
·
answered by EmaN ¬¬ 2
·
1⤊
1⤋