Há muito tempo, quando ainda era aborrecente, acho que tinha 11 anos, minha irmã me disse o quanto me achava burro e inconseqüente, e que se eu não mudasse, não poderia ou deveria revelar para ninguém que eu era irmão dela, nós temos 6 anos de diferença, ela é a mais velha e segurou toda barra quando minha mãe se foi. Ela foi a minha mãe, pai, melhor amiga, exemplo de inteligência e inspiração (existem vários níveis e tipos de inteligência, o afetivo, provavelmente, não era o dela...). Não sei dizer o que pensei na hora, acho que fiquei com cara de maresia, parecia que estava em outro lugar, que não havia ouvido aquilo, isso me deixou **** da vida, tanto pela arrogância, quanto pela falta de tato dela ao lidar com meu já capengante amor próprio (e destruído naquele momento). Nunca mais falamos sobre o evento, ela me decepcionou várias vezes também, mas nunca desejei que ela não fosse minha irmã. Acho que ainda não a perdoei, e o fato dela nem ter pedido perdão me deixa frustrado...
2006-08-30
03:38:18
·
22 respostas
·
perguntado por
Ratus novergicus
1
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
acredito numa grande sensibilidade natural entre irmãos, vc naum deve ser agressivo com ela, ainda mais por tudo q passaram. mas tocar no assunto, vc pode escolher o momento...
2006-08-30 03:42:37
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Você tem que analisar dois pontos nessa questão:
1. Se ela tinha motivos para lhe dizer tudo o que lhe disse.
2. Se o fato de você levantar o assunto hoje, não irá acarretar maiores prejuizos, tanto para você, como para ela.
A ausência do perdão é um grande mal que alimentamos dentro de nós. Não dirijo essas palavras exclusivamente à você, mas a todos nós que, numa ou outra ocasião, tivemos algo parecido em nossas vidas.
Por outro lado, se ela nunca se desculpou com você, pode ser pelo fato dela ter convicção de que tudo o que lhe disse deveria ser dito.
As vezes, usamos palavras "pesadas" para tentar corrigir erros de alguém que "amamos".
Em muitos desses casos, posteriormente nos arrependemos do exagêro no palvreado, entretanto, se estivermos convictos de que era necessário agir daquela forma para que nossa postura efetivamente surtisse efeito na pessoa a quem às dirigimos, não ficamos com aquele peso na consciência.
Pode ser que o grande problema esteja em você mesmo, pelo fato de não reconhecer a real intenção que sua irmã teve ao lhe repreender de forma tão dura.
Analise essa possibilidade. Será que ela não agiu como agiu com o único objetivo de fazer você enxergar coisas importantes para a sua felicidade, coisas essas que você talvés não estivesse enxergando? E será que você enxerga hoje esses motivos?
É dificil falar sem saber ao fundo o que realmente ocorreu. Porém, tente sempre se colocar no lugar da pessoa que nos decepcionou. As vezes, esse pequeno exercício, pode fazer com que sentimentos negativos, como a intolerância do perdão, por exemplo, não encontrem em nosso coração terra fértil para semeadura.
Um grande abraço.
Wagner.
2006-08-30 10:58:30
·
answer #2
·
answered by wagner 3
·
1⤊
0⤋
Meu procura um terapeuta. Vai se tratar. você está doente.
2006-08-30 18:14:01
·
answer #3
·
answered by ® Dinha ® 5
·
0⤊
0⤋
Brother, tu não é mais criança cara! Não fique aí guardando esse ódio no do teu coração, não deixa o diabo te enganar mais ainda, se a tua irmã ainda não chegou a ti p/ pedir perdão, vá até ela, sei que não é fácil, peça coragem a DEUS e vá até ela pedir perdão. O grande propósito do inimigo de nossas almas (o diabo), é de ver as famílias totalmente desestruturadas, brother, não caia nessa armadilha cara, tome uma iniciativa, e DEUS te recompensará grandeosamente, porque tu estarás cumprindo o que a palavra de DEUS nos manda fazer. Entrega a tua vida a DEUS brother, e DEUS te libertará de todo o mal que foi intentado contra tí, tu terás a proteção de DEUS sobre tua vida, serás extremamente abençoado, tu irás fazer a diferença no meio familiar. Não fique ouvindo conselhos demoníacos, conselhos que tem como objetivo fazer com que tu te afastes cada vez mais da tua irmã. Se queres ser um cara feliz, faça o que eu estou te falando, e então, tu verás que JESUS CRISTO estará contigo por onde tu andares.Reflita sobre isso, e que DEUS te abençoe!!!
2006-08-30 12:43:25
·
answer #4
·
answered by Ailton F 2
·
0⤊
0⤋
vc precisa é de uma análise e talvez de alguns remédios...
vá num psiquiatra, guardar rancor de tanto tempo por algo desse tipo provavelmente é consequência de algo q tá te fazendo muito mal...
a culpa não é dela, provavelmente é sua mesmo. se vc trabalha, estuda ou qqr coisa assim, sabe que muita gente vai te xingar de coisas que vc não vai gostar em momentos impróprios, durante toda a vida... eles não estão sempre prontos a adivinhar o que vc está pensando e sentindo...
nunca pensou se ela tinha mesmo razão? se ela tinha, fez alguma coisa pra mudar ou ficou só se lamentando?
nunca parou pra pensar que vc pode mudar esse rancor e que é esse seu pensamento de que "essa é minha personalidade" que tá travando sua vida?
sério mesmo, vai num psicólogo ou psiquiatra...
2006-08-30 11:26:58
·
answer #5
·
answered by vira-latas 4
·
0⤊
0⤋
Sabe cara, vc tocou na minha ferida agora. Ao ler seu questionamento me dei conta de q tb fui cruel c as palavras c minha irmã mais nova. Ela anda meio perdida na vida, faz coisas q não agradam a nossa família, mas eu não tinha e não tenho o direito de ser rude c ela. Talves ela tenha algum sofrimento interior e eu não me importei c seus sentimentos. Agora fiquei envorgonhada pq tb já disse a ela q eu tinha vergonha de dizer p pessoas q ela era minha irmã. C certeza ela se magoou c isso e assim como vc não teve coragem de falar comigo. Como é díficil p nós seres humanos pedir perdão a alguém por causa do nosso orgulho idiota eu vou pedir a Deus essa coragem e pedir perdão a ela. O fato dela fazer coisas q não deve não diminui o meu amor por ela e ela precisa saber disso. Obrigada pelo toque. E quanto a vc acho q deve conversar c tua irmã e dizer a ela o qnt ela te feriu no passado e q vc gostaria muito q ela se desculpasse c vc. Vale a pena tentar pq vc não pode continuar c essa mágoa p sempre. Não tenha vergonha de dizer a ela q vc a ama ela vai se encorajar e te pedir perdão.
Felicidades.
2006-08-30 11:00:26
·
answer #6
·
answered by cassie 2
·
0⤊
0⤋
Olha querido eu acho que vc deve sim comentar com ela mas seja sutil e principalmente pessa perdão por ter guardado esta magoa e deixe bem claro o seu amor por ela.. Pois o amor nos ajuda a superar muitas coisas.. Boa sorte..
2006-08-30 10:58:39
·
answer #7
·
answered by EGI 2
·
0⤊
0⤋
se você já anda com suas próprias pernas agora
não depende mais dela e já provou pra ela tem qualidades
diga apenas obrigado para ela agradeça se não fosse ela lhe dar
uns esculacho talves não estaria numa boa agora convide ela para almoçar fora e toque no assunto mas agradecendo e se um dia ela precisar você estará a disposição falo ?tenha certeza que ela vai se sentir bem você vai se sentir bem e tenha certeza que ela vai te achar o melhor irmão do mundo
2006-08-30 10:56:57
·
answer #8
·
answered by Orlan 4
·
0⤊
0⤋
Se for q nem vc disse........para ela deve ser dificil estar cuidando de vc.......e deve ter dito nas horas em q ela estava estressada e vc feix algo de errado.....converse com ela......vc vai ver q se vc tivesse dito antes naum teria se repetido tantas vezes esse ato de "desamor" pois pense se vc fosse ela se ponha no lugar dela e vera q vc iria tratar ela da mesma forma q ela tratou vc o.O
2006-08-30 10:56:04
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá! isso te deixou traumatizado, e aconteceu na fase da adolescencia e nessa idade essas coisas marcam muito, porque ainda somos dependentes das pessoas da família ,essas palavras acabam chocando muito. Se isso te incomoda tanto, chegue algum dia e fale prá ela e diga que isso ficou dentro de você e que você precisa desabafar para sentir-se melhor. Tenha uma conversa franca com ela, diga que precisa que ela te ouça. Outra sugestão que eu te dou é que você faça uma terapia com um psicólogo até antes mesmo de ter essa conversa com sua irmã, sei que lhe fará bem. Eu acho que você deve por isso prá fora, porque vejo pela sua mensagem que te incomoda muito.Procure ajuda com um psicólogo você será bem orientado.
2006-08-30 10:55:27
·
answer #10
·
answered by Vilma 7
·
0⤊
0⤋
Eu acho que voce nao deve esperar que sua irma lhe peça perdao, provavelmente ela nem se lembra do fato, e como voce disse voce tinha 11 anos e ela 17 anos, ela nem deve ter pensado no que disse, falou em um momento de irritacao adolescente com um irmao menor que ela considerou que estava no pé dela.
Isto é comum entre irmaos.
Se isto é tao importante para voce, fale com ela, mas nao espere que ela peça perdao.
Se isto nao for importante, se ela for mais importante, procure lembrar, faça uma lista, das coisas boas que voce vê nela, e que voce gosta.
Depois vá falar com ela e fale como voce gosta dela e como apesar de todas as brigas que voces tenham tido quando jovens voce gosta dela.
Aprendi a muito tempo que mexer em velhas feridas, podem abri-las de forma irreversivel, mas olhar o melhor das pessoas podem ajudar a cicatriza-las.
Nunca tente falar com quem ama, sobre coisas que lhe ferem, quando nao está com o coracao cheio de amor por essa pessoa.
Lembre-se palavras soltas ao vento, nao retornam.
2006-08-30 10:54:53
·
answer #11
·
answered by rilvete r 5
·
0⤊
0⤋