Nem um ne outro. E não é depois de "milhares de anos". E Plutão não foi "sacrificado", ninguém sequer chegou lá, que dirá "destruir" o planeta (sacrificar é matar, não é?).
Plutão foi descoberto em 1930 por um astrônomo, pela comparação de duas fotografias do mesmo setor do céu, tiradas com uma diferença de dias ou meses. Um pontinho estava em posição diferente, pronto, ali estava Plutão. Mas desde a sua descoberta, Plutão tem suscitado discussões. Plutão é um corpo que orbita o Sol, assim como a Terra. Da mesma forma que a Terra, ele tem satélites (a Terra tem um, Plutão parece que tem três). Da mesma forma que a Terra, ele tem massa suficiente para que sua forma seja esférica por conta da gravidade. Mas as semelhanças acabam aqui. A órbita de Plutão é muito mais afastada do Sol que a da Terra, tão excêntrica que cruza a órbita do planeta mais próximo, Netuno, e é mais inclinada que a órbita de qualquer planeta. Antes mesmo da descoberta de outros corpos, como "Xena" e Sedna, os astrônomos já estavam colocando em xeque o status de planeta concedido a Plutão. Haviam dúvidas se ele deveria ser considerado um planeta, ou se ele era apenas mais um dos objetos do Cinturão de Kuipper.
A dúvida parece algo estúpida para o leigo, mas para os astrônomos é importante que haja um critério objetivo para determinar o que pode ser classificado como planeta e o que não pode. A conferência da semana passada decidiu por um critério, mesmo que não fosse unânime e, por este critério, Plutão não é mais considerado um planeta. Ele está lá, orbitando o Sol, como fazia antes mesmo de existir humanidade, e como provavelmente vai continuar fazendo depois que a humanidade deixar de existir, mas, para os astrônomos (e a humanidade), ele não é mais considerado planeta.
Outra coisa, com a definição dos critérios para chamar algo de planeta, espera-se que os astrônomos não tenham mais dificuldade em determinar se um objeto é um planeta, ou um asteróide, ou um planeta-anão. Sem a definição, corria-se o risco de ter 54 planetas no Sistema Solar (todos os objetos semelhantes a Plutão que estão no Cinturão de Kuiper e em outras partes do Sistema Solar), já pensou? Com a definição, remove-se uma ambigüidade na ciência ("o que é que pode ser chamado de planeta?").
2006-08-30 03:30:09
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
Porque alguns cientistas internacionais redefiniram o que é um planeta, e Plutão não se encaixa nessa nova definição. Caso a definição de planeta não tivesse mudado, Plutão ainda seria um planeta e ainda teríamos que incluir mais 3 "corpos celestes" recentemente descobertos no Sistema Solar parecidos com Plutão.
Os cientistas estabeleceram que para ser um planeta, o astro precisa ser dominante na sua zona orbital, o que não ocorre com Plutão. Além disso, a órbita de Plutão é meio estranha, com inclinação diferente dos outros planetas.
2006-08-30 02:53:30
·
answer #2
·
answered by dani_boi_2000 1
·
0⤊
0⤋
Talvez esses cientistas ganhem uma verba maior do governo americano maior por essa "grandiosa" descoberta.
2006-08-30 02:00:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
MOSTRAR SERVIÇO, ISSO FOI UMA AMOSTRA DE NÃO TER O QUE FAZER ISSO SIM...
2006-08-30 02:08:50
·
answer #4
·
answered by m2akaminski 7
·
0⤊
1⤋
Estive pensando, como era o 'planeta' regente do signo de escorpião e escorpião e o LULA acho que queriam rebaixar ele para ver se o lula sai do governo u não volta mais "desaparece" tem lógica, não???? mas como cientista só sabe pegar a luneta e olhar os astros tem que mostrar que faz algo então porque não fazer isso e sacanear a cabeça de milhões de cabeças que já acostumaram com plutão no sistema solar e agora, como explico a meu filho?? que um aliem explodiu plutão????
2006-08-30 02:06:31
·
answer #5
·
answered by Jos頒 2
·
0⤊
2⤋
Sacrificaram Plutao para nao ter que colocar mais trocentos planetas novos na nossa galaxia!! somos de um seleto grupo! haha
2006-08-30 02:03:48
·
answer #6
·
answered by Fabio-BH 5
·
0⤊
2⤋
pra corrigir um erro. se não era planeta, não tem pra que constar nos livros.
2006-08-30 02:02:48
·
answer #7
·
answered by Cant 5
·
0⤊
2⤋