Na verdade, o que aconteceu é que não havia definição científica para a palavra planeta.
Este mesmo problema já havia acontecido com Ceres, um corpo entre Marte e Júpter que já foi considerado planeta, depois foi "rebaixado" a asteróide.
Como a astronomia está descobrindo cada vez mais corpos no espaço de tamanhos variados com órbitas ao redor do Sol (a exemplo de Xena - um corpo um pouco menor que Plutão que fica depois do mesmo), fez-se necessário definir o que é um planeta e o que é um asteróide. Não havia consenso na hora de definir o que era e o que não era planeta e isso gerava confusão duarante os estudos...
Assim os astrônomos da IAU (União Internacional de Astronomia) definiram que para um corpo celeste ser considerado um planeta, ele precisa:
1) Ter massa suficiente para que sua conformação seja esférica, devido a ação de sua própria gravidade.
2)Não ser uma estrela (apresentar reações de fusão nuclear e consequente luz própria).
3)Ter "varrido" sua vizinhança, durante seu processo de formação, de forma que não haja muitos corpos menores nas suas vizinhanças (cinturão de asteróides, etc.).
Corpos que satisfaçam somente a condição 1 e 2 serão considerados planetas-anões. Nesta nova categoria estão: Plutão e sua lua (Caronte), Ceres e Xena.
Na verdade, Plutão foi apenas "rebaixado de posto" para planeta Anão...
Acredito que isso tudo pode causar confusão no início (toda mudança causa), mas vai facilitar depois porque o conceito está definido e não haverá mais confusões duarante o estudo do espaço. Agora basta classificar os outros corpos que serão descobertos de acordo com estes critérios.
2006-08-29 18:33:41
·
answer #1
·
answered by Raphael Vieira 3
·
1⤊
0⤋
Correto é, já que quem tem condições de decidir, decidiu. E agora há um critério objetivo para dizer se algo é planeta ou não, coisa que não havia antes. Sobre a cabeça das crianças, elas vão tirar de letra isto, agora alguns velhinhos...
2006-08-30 01:07:45
·
answer #2
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
Eu acho do ponto de vista de preservar a definição de planeta, a decisão foi corretíssima pois afinal, Plutão possui mais diferenças do que semelhanças em relação aos outros planetas.
Já em relação à educação infantil é mais complicado, visto que o cronograma escolar brasileiro já estar pronto e essas novas informações só estarão nos livros escolares em 2008 e nas séries mais elementares, em 2010. Aí já não é mais falha da decisão de rebaixar Plutão a planeta-anão e sim do governo que não está dando a educação a devida atenção.
2006-08-29 18:48:05
·
answer #3
·
answered by kazzttor 4
·
1⤊
0⤋
Não concordo!!!....Plutão ainda é um planeta sim!!...Mas pela nova classificação é um PLANETA ANÃO....
Dizer que Plutão não é planeta seria a mesma coisa que dizer que um adulto de 1,30 não é gente!
2006-08-29 18:29:20
·
answer #4
·
answered by Pedro 3
·
1⤊
0⤋
Note bem, Plutão nunca foi um planeta, considerando seu tamanho e órbita. Isto foi um erro, há muito questionado pela comunidade científica, que está sendo corrigido.
2006-08-29 18:18:11
·
answer #5
·
answered by Tiger 5
·
1⤊
0⤋
Não sou eu que tenho que achar, pois percebo pouco de astronomia, astrofísica, and so on... Se eles (os que realmente sabem) mudaram a classificação, por algum motivo foi, e quem sou eu para contestar...
2016-12-17 19:34:12
·
answer #6
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
não, na verdade, ninguém tem o direito de dizer quem é planeta ou não, é a mesma coisa que dizer que o sol é um planeta e tem vida !!! não tem lógica !!! porque o sol é muito quante e não tem condiçoes necessárias para vida( humana, pelo menos) e que é meio impossível alguém chegar lá antes de ser derretido, é dizer que eu gosto do governo dele ! baita mentira. agora só falta eles quererem que a lua vire um planeta e que júpiter diminua. eles só querem aparecer como se tivessem tomando decisões importantes como mudar o sentido da vida !! nada a ver!!! deixem ele quetinho no lugar dele, só pq ñ conhecem ele vão feze ele não existir mais ? que pouca vergonha !!!
2006-08-30 09:39:08
·
answer #7
·
answered by mel_gatinha 1
·
0⤊
0⤋
Como alguém disse em resposta anterior, só os cabeças-duras é que terão dificuldade de se adaptar a esta "complicadíssima" novidade. Fico imaginando como é que estes mentecaptos conseguiram se adaptar na mudança do videocassete para o DVD, tantos botõenzinhos diferentes naquele controle remoto(!!!).
Se alguém tiver dificuldade, pode continuar chamando Plutão de planeta, ninguém vai processá-lo, hehehe.
O mundo vive em transformação, quem parar enferruja. A mudança é saudável.
2006-08-30 01:44:48
·
answer #8
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋
É.
Como disse nosso amigo aí... dá a impressão que eles pouco sabem mesmo do universo. Ficam inventando, inventando, inventando só para se orgulhar e pensar que sabem algo.
2006-08-29 18:19:14
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Eles inventam, mudam e a verdade é que não sabem de nada sobre o universo...
2006-08-29 18:16:56
·
answer #10
·
answered by ? 5
·
1⤊
1⤋