Gypsies, gitanos, zíngaros, ciganos...Porém, os ciganos chamam a si próprios "roma", que significa "homem" no seu idioma.
A forma como os ciganos vivem, vestem-se, suas tradições, seus hábitos, tem lhes rendido repulsa secular, foram inumeras as perseguições impostas a essa etnia, o ser humano vez por outro se acredita "deus", (com d minusculo mesmo), e quer fazer uma faxina étnica, separando os "puros" do "resto", que ingenuidade. Abaixo, segue uma das teorias da aparição dos ciganos nos continentes.
As pessoas Rom, juntamente com os Sintos são designados vulgarmente por "Ciganos". São pessoas tradicionalmente nomádicas, originárias do norte da India e que hoje vivem espalhados pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem. A maioria dos Roms falam alguma forma do idioma romanês, uma língua muito próxima das modernas línguas Indo-europeias do norte da India e Paquistão. A moderna antropologia relacionou a língua romani com as línguas Punjabi e Potohari, faladas no norte do Paquistão.
Os Rom eram muitas vezes percepcionados como possuidores de poderes psíquicos (há mesmo um estereótipo do "cigano que prevê o futuro"), e a invenção do Tarot é-lhes por vezes creditada.
Quanto aos seus perseguidores, na Europa, a perseguição aos ciganos não se fez esperar. O Estado, que viu no seu nomadismo uma ameaça social, mais propriamente através da Inquisição, desencadearam os seus mecanismos de perseguição. Os ciganos foram assim proibidos de usar os seus trajes típicos, cujas cores berrantes e gosto extravagante fugiam à norma social, de falar a sua língua, de viajar, de exercer os seus ofícios tradicionais ou até mesmo de se casar com pessoas do mesmo grupo étnico. Isto fez com que os traços fisionómicos doa ciganos se alterassem, e por isso não é hoje invulgar encontrar ciganos de olhos claros e cabelo louro. Em alguns países foram mesmo reduzidos à escravidão: na Roménia, os escravos ciganos só foram libertados em meados do séc. XIX. Em períodos mais recentes, juntamente com os judeus, prevê-se que talvez cerca de meio milhão tenha perecido no Holocausto nazi. Os seus cavalos foram mortos a tiro, os seus nomes alterados (daí que não seja invulgar encontrar ciganos com nomes dos gadje) e as suas mulheres foram esterilizadas. Os seus filhos foram brutalmente retirados às suas famílias e entregues a famílias não-ciganas. Esta prática foi vigente na Suíça até 1973.
Um abraço.
2006-08-29 15:33:12
·
answer #1
·
answered by Cesinha ♂ 7
·
0⤊
0⤋
Por muita gente. Em especial pelos fascistas (Hitler, Mussolini, Salazar, Franco...)
2006-08-29 22:12:22
·
answer #2
·
answered by NOXALI 4
·
0⤊
0⤋
Pelos camelos, por isso não se ve mais ciganos, e só camelos ambulantes.
2006-08-29 22:08:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pela inquisição espanhola, pela inquisição portuguesa, pelos franquistas, pelos comunistas e pelos nazistas - fora os que eu esqueci.
2006-08-29 22:06:46
·
answer #4
·
answered by chefeclin 7
·
0⤊
0⤋