English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estudos recentes têm mostrado que o ser humano já consome cerca de 20% a mais do que o planeta consegue repôr. E mais, se todas as pessoas do mundo consumissem como os EUA, seriam necessários mais 3 planetas iguais ao nosso pra atender a essa demanda. No entanto, a lógica que rege a sociedade capitalista é crescer e crescer sempre, consumir cada vez mais. Não é uma ilusão almejar o desenvolvimento dos paises pobres sendo que o planeta nao suportaria esse nível de consumismo?

2006-08-29 09:24:54 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

8 respostas

As ultimas noticias que tive que talvez mais 100 anos nesse ritmo.Apesar de provavelmente eu não estar mais aqui acho pouco tempo por exemplo para meus filhos que ainda nem nasceram.

2006-08-29 09:31:22 · answer #1 · answered by Mago 5 · 0 0

fique calmo porque o LULA dá um jeito.

2006-09-02 15:18:18 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

Não se preocupe não daqui a alguns anos o louco do Bush entra em guerra com a China e meio bilhão de pessoas vão pra vala ai resolve o problema

2006-08-29 17:05:53 · answer #3 · answered by tiguinho 2 · 0 0

_Na biologia existem Leis Biológicas que se aplicam a todos os seres vivos inclusive a nós os humanos da espécie Homo sapiens , não existe nenhum motivo para sermos supra-naturais nem supra-biológicos, somos apenas o animal mais vaidoso hipócrita e arrogante do planeta mas isso não nos torna à parte das Leis da Natureza.

_Existe todo um espectro biológico na organização da matéria orgânica na Biosfera e existe organização de toda a vida biológica, se algo se desorganizar reações de controle serão acionadas automaticamente pela natureza em qualquer um dos níveis onde ocorrer a desorganização.

Moléculas orgânicas > organelas > células > tecidos > órgãos > sistemas de órgãos > organismos > populações > comunidades > ecossistemas > biociclos > Biosferas

_O nível inicial são as moléculas orgânicas, substâncias orgânicas que se organizam em organelas dentro das células vivas, cromossomos, mitocôndrias, lisossomos e outras; as células estão organizadas em tecidos vivos, os tecidos vivos estão organizados em órgãos, estes se organizam em sistemas de órgãos, por exemplo sistemas respiratório, digestivo, nervoso, reprodutor, etc, os sistemas orgânicos se organizam em organismos e eis o organismo, o indivíduo, o rato, a cobra, o homem, esses indivíduos estão organizados em populações, a população humana, a população de ratos, a população de cobras e por aí vai cada espécie tem a sua população no planeta onde nós fazemos parte da população humana. As populações estão organizadas em comunidades onde ocorrem as interações ecológicas dentre elas, relações ecológicas de vários tipos, as principais são: Predatismo, parasitismo, competição intraespecífica, competição interespecífica, etc, que são relações desarmônicas onde um ganha e o outro perde. Isso faz o controle natural do número de indivíduos ou sejam, número de organismos em cada população. Raposas comem coelhos e por isso o mundo não fica coberto de coelhos, leões comem zebras e por aí vai, as populações vivem em equilíbrio por milhares e milhares de gerações sem problemas. Contudo a população humana não tem nenhum predador significativo, é muito raro um humano ser devorado por algum animal, tubarão, leão, isso é exceção e nada contribui para o controle da população humana.

_Qualquer espécie que por um motivo ou por outro ficar sem predador algum e tendo fonte de alimentação em abundancia e à sua disposição transforma-se numa praga.

O que é uma praga?

A definição biológica de praga é quando uma população fica com alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade e o número de indivíduos cresce em progressão geométrica de forma anormal no ambiente: 2 > 4 > 8 > 16 > 32 > 64 > 128 > 256 > 512 > 1024 > 2048 > 4096 > 8192 > 16394 >
A superpopulação fica então sem controle até que surjam predadores que façam esse controle externo ou se os predadores e parasitas (doenças) não aparecerem, o descontrole continua até que acabe o alimento disponível no ambiente, competição intraespecífica, controle populacional por fome. No entanto afirmou Thomas Malthus que dadas as condições médias da terra agrícola, que os meios de subsistência, nas mais favoráveis circunstâncias, só poderiam aumentar no máximo, em progressão aritimética:
1>2>3>4>5>6>7>8>9>10>11>12>13>14>15>16>17>18

*Não vai dar para alimentar toda a superpopulação!

Conhecemos muitos exemplos de descontroles populacionais como as pragas de gafanhotos, praga de coelhos, praga de ratos dentre outras já bem estudadas.

Quando isso acontece, fenômenos biológicos significantes aparecem para conter a explosão dessas populações descontroladas e esses fenômenos podem ser de várias formas.
Geralmente quando uma população cresce demais, cresce junto com ela a população de seus predadores e esse é o controle mais comum de se observar na natureza, depois decaindo a quantidade de presas, decai também a quantidade de predadores e tudo volta ao normal. Às vezes uma superpopulação é controlada com alguma doença fatal epidêmica.

_Foram feitas experiências controladas com ratos para se saber o que acontece com eles nesses casos, porque os ratos além de mamíferos como nós, eles também têm reações muito semelhantes às nossas, alguns autores chegam a afirmar: "O homem é um rato" Isso porque o que acontece com o comportamento dos ratos acontece igualmente com os humanos.
Os ratos se prestam e bastante, tanto para experiências sobre patologias clínicas como também para experiências sobre comportamento na área da psicologia do comportamento. São nossos semelhantes!

_ Prepararam caixas de igual tamanho e lá puseram casais de ratos.
Tipo 2 m X 2 metros. Cada caixa continha inicialmente o mesmo número de casais de ratos que a outra e para cada caixa foram fazendo procedimentos diferentes para observar o que aconteceria.

_Em uma caixa foram dando comida a vontade e ninhos a vontade e a população crescia a vontade e sem nenhum controle, ou seja, sem nenhum predador, o único fator limitante era o espaço.

_Na outra caixa foram dando comida controlada, por exemplo só 1 Kg por dia nada mais, e o número de ninhos controlado também, só 20 ninhos para os 20 casais iniciais.

_O que se observou foi que na caixa onde tudo era à vontade a população explodiu e aquela caixa repleta de ratos competindo uns contra os outros, gerou a violência entre eles, era comum ver muitos ratos sem orelhas, sem testículos, todos machucados porque faziam muitas brigas e guerras entre eles. O problema era rato demais, competição intraespecífica demais!

_Na caixa onde o que comer e onde morar era limitado, o controle da população era feito não com guerras mas, com outros fenômenos como o aborto; ratas não cuidavam mais de suas proles e os filhotes morriam, ou então elas matavam os filhotes logo ao nascerem. Apareciam também muitos ratos homo-sexuais, macho ocupando um ninho com outro macho, fêmea com outra fêmea, que também são formas de controle populacional, uma vez que homo-sexuais não se reproduzem, e uma competição acirrada pelo alimento onde só os mais fortes e mais violentos sobreviviam e onde os mais fracos eram marginalizados e morriam de fome. Ou seja, também houve um aumento da competição intraespecífica (competição entre indivíduos da mesma espécie). Enfim, em ambos os casos coisa boa não deu e se formos considerar o que acontece com a população humana principalmente nos grandes centros urbanos, encontraremos muitas semelhanças com essas experiências feitas com ratos. Populações de lemingues, roedores originários da Escandinavia, quando entraram em explosão populacional fizeram uma corrida rumo ao mar e se suicidaram se atirando às águas aos milhões. Suicídio coletivo, os filhotes que não conseguiram acompanhar essa corrida ficaram pelo caminho e continuou assim a existência desta espécie no ambiente. Isso pode acontecer também, suicídio coletivo!

*Nossa população está em explosão demográfica desde a revolução industrial que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1650.

Veja como é essa progressão geométrica:

1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 - 75 anos
2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 - 37 anos
3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 - 13 anos
4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 - 10 anos
5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1993 - 8 anos
6 a 7 bilhões de pessoas entre 1993 a 1999 - 6 anos

A projeção indica que a população humana estará crescendo de 1 bilhão de pessoas a mais por ano (1.000.000.000/ano ) neste planeta ainda nesta década. 2000 a 2010 !

*A população mundial neste ano é de 6,550,912,055

Certa vez perguntaram para o Albert Einstein como seria a
III Guerra Mundial e ele respondeu:
"A terceira eu não sei como vai ser, mas a quarta guerra mundial com certeza serão as pessoas lutando entre si com paus e pedras."
Disse isso porque a terceira vai ser tão devastadora que se sobrar alguém aqui neste planeta, esses poucos sobreviventes vão voltar a idade da pedra lascada porque não vai sobrar nada dessa humanidade na III Guerra Mundial devido à capacidade destrutiva das armas modernas que vão usar ( armas biológicas = pandemias) (armas geológicas=terremotos) (armas espaciais= asteróides) (armas radioativas = terrorismo) e devido às condições climáticas em que mergulhará todo o planeta no tal do Dia Seguinte (armas químicas e nucleares= retaliação)
Ou isso ou então teremos a morte por fome a chamada extinção malthusiana descrita por Thomas Malthus. Contudo o mais provável é a III Guerra Mundial o suicídio!

2006-08-29 16:35:35 · answer #4 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 0 0

Meu caro, como Plutão, este planeta Terra já era, estamos fritos.

2006-08-29 16:34:19 · answer #5 · answered by milton h 1 · 0 0

Olha... os recursos naturais em nosso planeta são absurdamente grandes msm para o crescimento da população, de acordo com as necessidades o homem desenvolve novas tecnologias. o petróleo vai acabar sim + vai demorar... até lah outro combustível para movimentar o mundo será criado a questão é: Será q o crescimento é positivo? pq daki alguns milhões de anos haverá outra era glacial e tudo vai morrer... será q o homem sobrevive dormindo em sua própria "m e r d a"?

2006-08-29 16:33:11 · answer #6 · answered by Lasquera 1 · 0 0

Depende de como o homem agir... se ele se conscientizar... mais tempo o planeta suportará

2006-08-29 16:31:45 · answer #7 · answered by Heidi 2 · 0 0

150 anos

2006-08-29 16:27:36 · answer #8 · answered by Paulo Kosthy 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers