·Surgiu em Roma ( cidade barroca por excelência ) no século XVII, paralelamente à contra-reforma do catolicismo, tendo sido Caravaggio seu expoente mais significativo;
Principais artistas: Caravaggio, Pieter Bruegel, Bernini, Van Dyck, Rembrandt, Velasquez
·O sentido original do termo significava ‘grotesco’, retorcido, irregular;mau gosto.
·Perdurou de 1600 a meados de 1750; o papado teve importante papel no seu desenvolvimento;
· Não atingiu muito os países já protestantes como Inglaterra, Holanda, Suécia, etc.
·Foi uma reação contra os estilos anteriores, altamente academicizantes; Os apelos são aos efeitos surpreendentes, sensíveis e de maravilhamento;
·Sua retórica é a do contraste, do exagero, da ostentação e dos artifícios cênicos; A palavra de ordem é ser o mais pitoresco possível;
·Exemplo típico: Basílica de São Pedro, no Vaticano, Palácio de Versalles em Paris e a arquitetura de Ouro Preto, MG;
·Procura-se atingir o esplendor no momento das liturgias com a decoração interna das igrejas;
· Há grande teatralidade, dinamismo, urgência, subjetividade, apelo emocional, passionalidade e conflitos nas obras;
Em termos políticos, se diz que foi o estilo do absolutismo, dos Estados Nacionais nascentes e centralizados;
No Brasil-colônia e América Latina se fez conhecer como estilo colonial, o qual, todavia evitou a cúpula e procurou soluções econômicas.
O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura.
Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas.
2006-08-29 08:19:17
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
2⤊
0⤋
O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
2006-08-31 04:52:58
·
answer #2
·
answered by kikizinha 4
·
0⤊
0⤋
O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido durante os séculos XVI e XVII (Europa) e XVII e XVIII (América), inspirado no fervor religioso e na passionalidade. O termo Barroco advém da palavra portuguesa homónima que significa "pé**** imperfeita", ou por extensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.
Embora tenha o Barroco assumido diversas características ao longo de sua história, seu surgimento está intimamente ligado à Contra-Reforma. A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja converte-se numa espécie de espaço cênico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas.
Contrariamente à arte do Renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos, no Barroco há uma exaltação dos sentimentos, a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.
Além da temática religiosa, os temas mitológicos e a pintura que exaltava o direito divino dos reis (teoria defendida pela Igreja e pelo Estado Nacional Absolutista que se consolidava) também eram freqüentes.
De certa maneira, assistimos a uma retomada do espírito religioso e místico da Idade Média, numa espécie de ressurgimento da visão teocêntrica do mundo. E não é por acaso que a arte barroca nasce em Roma, a capital do catolicismo.
A escola literária barroca, é marcada pela presença constante da dualidade. Antropocentrismo versus teocentrismo, céu versus inferno, entre outras constantes
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pelo movimento. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini. Em Portugal, Frei Cipriano da Cruz Sousa, José de Almeida, António Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo. No Brasil, tornou-se célebre o Aleijadinho.
2006-08-29 05:06:32
·
answer #3
·
answered by Carlos Ventura 4
·
0⤊
0⤋