English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-29 04:13:18 · 11 respostas · perguntado por GILSON J 1 em Governo e Política Militares

11 respostas

FIDEL não mandou o REFORÇO que ele esperava e precisava. mas Che era também um ASSASSINO frio MATOU 180 PESSOAS de bobeira!

2006-08-29 04:54:18 · answer #1 · answered by basta de mentiras 6 · 0 0

Ele pregava contra os regimes ditatoriais da época, e foi perseguido pelos militares sulamericanos, inclusive pela ditadura do Brasil, foi morto na Bolívia pois foi lá que encontrou maior resistência e a traição(pelo dinheiro); mas o principal motivo foi que os outros países não queriam para sí a responsabilidade de matar um herói, um mártir, então armaram sua morte por lá; o Brasil(ditadores da época) não queria ser visto como o país onde morreu CHE, por exemplo, a Argentina também não; mas ele poderia ter sido morto por aqui na época em que esteve em SP, sabia que ele esteve aqui?, os militares, segundo a história, sabiam, mas preferiram que o "serviço" fosse feito em outro lugar.

2006-08-29 11:21:49 · answer #2 · answered by ian 3 · 1 0

Na época, o Fidel Castro tinha planos de "exportar" a revolução cubana para a América Latina, e "Che" Guevara foi um dos seus instrumentos para isso.
Foi morto pelo exército boliviano, pois era um guerrilheiro.
Após todos esses anos, podemos constatar que apesar de toda a mistificação que envolve o seu nome, não passava de um idiota.

2006-08-31 18:06:34 · answer #3 · answered by 7 · 0 0

Porque broxou quando saiu com uma boliviana

2006-08-31 10:09:24 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho[1] de 1928 — La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários marxistas da História.

Em 1952, com o seu amigo Alberto Granado, bioquímico, Guevara realiza um sonho: atravessa a América do Sul numa velha moto Norton 500cc conhecida pelo nome de La Poderosa II. Nessa viagem, Guevara começa a ver a América do Sul como uma única entidade econômica e cultural que precisa unir-se.

A vida do Che fotógrafo foi difícil. Imagine na década de 50, legítimo trabalho artístico, preto e branco, própria revelação, ele mesmo devereria comprar os filmes. Certamente pouco podemos entender como era. Foi repórter fotográfico enviado por agência Argentina ao Pan-Americano de 1955.Pior disso, fotografar esporte dificílimo, e ainda pior, recebeu por telegrama que não receberia os quatro mil dólares que teria direito. Há uma exposição com duzentas imagens produzidas por Che percorrendo as capitais mundiais.

Quase ninguém sabe o revolucionário Che Guevara tem em seu currículo repórter fotográfico. Teve uma carreira de êxito e chegou cobrir o Pan-Americano de 1953 por uma agência de notícias Argentina no México.

Ele vê a miséria e a impotência das massas e conclui que a única maneira de acabar com as desigualdades sociais é a revolução. De volta à Argentina, ele acaba os estudos de Medicina em 1953 e passa a se dedicar à política.

Em julho de 1953, inicia sua segunda viagem pela América Latina. Nessa oportunidade visita Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala. Ao visitar as minas de cobre, as povoações indígenas e os leprosários, Ernesto dá mostras de seu profundo humanismo, vai crescendo e agigantando seu modo revolucionário de pensar e seu firme antiimperialismo. Na Guatemala conhece Hilda Gadea, com quem se casa e de cuja união nasce sua primeira filha.

Em 1954, no México através de Ñico López, um amigo das lutas na Guatemala, ele conhece Raul Castro que logo o apresentaria a seu irmão mais velho, Fidel Castro. Este último organizou e lidera o movimento guerrilheiro 26 de Julho, ou M26, em referência a Jose Martí e que tem por objetivo tomar o poder em Cuba. Guevara faz parte dos 82 homens que partem para Cuba em 1956 com Fidel Castro e dos quais só 12 sobreviveriam.

É durante esse ataque que Che, o médico do grupo, larga a maleta médica por uma caixa de munição de um companheiro abatido, um momento que tempos depois ele iria definir como o marco divisor na sua transição de doutor a combatente.

Em seguida eles se instalam nas montanhas da Sierra Maestra de onde iniciam a guerrilha contra o ditador cubano Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos.

Os rebeldes lentamente se fortalecem, aumentando seu armamento e angariando apoio e o recrutamento de muitos camponeses, intelectuais e trabalhadores urbanos. Guevara mostra grande coragem, talento em combate, e crueldade com os inimigos e logo se torna um dos homens de confiança de Fidel Castro. Guevara toma a responsabilidade de medico revolucionario, mas em pouco tempo, foi se tornando naturalmente lider, e seguido pelos rebeldes.

Após a vitória dos revolucionários em 1959, Batista exila-se em São Domingos e instaura-se um regime comunista em Cuba, comandado por Fidel Castro.

Guevara, então braço direito de Fidel, torna-se um dos principais dirigentes do novo estado cubano: Embaixador, Presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria. Mas rapidamente, apesar de marxista-leninista convicto, ele opõe-se à URSS, então principal força de apoio ao regime cubano e é progressivamente deixado de lado por Fidel Castro.

Che esteve oficialmente no Brasil em abril de 1961, quando foi condecorado pelo então Presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

Em 1965, Guevara deixa Cuba para propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo com ajuda de voluntários de vários países latino americanos.

Ele parte primeiramente para o Congo, na África (onde encontra-se com Kabila mas em quem ele não tem confiança). Após o fracasso dos combates no Congo, parte para a Bolívia, onde tenta estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da América Latina. Mas enfrenta dificuldades com o terreno desconhecido e em conquistar a confiança dos camponeses. É finalmente cercado e capturado em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte por soldados bolivianos na aldeia de La Higuera, possivelmente sob as ordens de agentes da CIA, agência de inteligência norte-americana. Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade real do guerrilheiro, que utilizava documentos uruguaios falsos. A confusão estabelecida em torno do caso culminou no desaparecimento do seu corpo, que só foi encontrado trinta anos depois.

A imagem do Che é mítica em toda a América Latina. Na localidade onde foi assassinado em 1967 ergue-se atualmente uma estátua em sua homenagem. Passou a ser conhecido na região como "San Ernesto de La Higuera" e é cultuado como santo pela população local.

Em 1997 seus restos mortais foram encontrados por pesquisadores numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 Km de onde ocorreu a sua execução. Sua ossada estava sem as mãos, que segundo consta em relatos não oficiais, teriam sido amputadas para o reconhecimento de sua identidade logo após a sua morte. Seus restos mortais foram transferidos para Cuba, onde em 17 de outubro deste mesmo ano são enterrados com honrarias de Estado na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro de revolução Fidel Castro.

O atual regime cubano ainda se vale da imagem de Che Guevara para manter uma imagem positiva junto à sociedade.

A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas, posters etc., em especial a partir da famosa foto tirada por Alberto Korda, tornou-a a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, ficando atrás apenas da imagem de Jesus Cristo.

O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Che GuevaraO Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Che Guevara.Tabela de conteúdo [esconder]
1 Ver também
2 Bibliografia básica em português
3 Referências
3.1 Ligações externas



[editar]
Ver também
Che Guevara (foto)
[editar]
Bibliografia básica em português
A Utopia segundo Che Guevara - Viriato Teles - Porto, Editora Campo das Letras, 2005
Outra Vez - Ernesto Che Guevara - Rio de Janeiro, Editora Ediouro, 2003; Porto, Editora Ausência, 2003
Quem Matou Che Guevara - Saulo Gomes - São Paulo, Editora Elevação, 2002
Presença de Che Guevara - Wilson Barbosa - Rio de Janeiro, Editora Quartet, 2000
Ernesto Che Guevara - Homem do Século XIX ou do Século XXI? - José Fernandes Fafe - Porto, Edições Dividendo, 1997
Che Guevara: A Vida em Vermelho - Jorge G. Castaneda - São Paulo, Companhia das Letras, 1997
O Ano em que Estivémos em Parte Nenhum - Félix Guerra, Froilán Escobar e Paco Ignacio Taibo II - Porto, Editora Campo das Letras, 1996
Os Meus Anos com o Che - Hilda Gadea - Lisboa, Edições Dinossauro, 1996
Viagem Pela América - Ernesto Che Guevara - Lisboa, Edições Dinossauro, 1996
Cuba - Guerra Revolucionária - Ernesto Che Guevara - Lisboa, Edições 70, 1975
Diário - Ernesto Che Guevara - Lisboa, Editora Ática, 1975
Poemas a Guevara - Egito Gonçalves (org.) - Porto, Editora Limiar, 1975
[editar]
Referências
↑ Segundo o escritor John Lee Anderson, Che Guevara terá nascido no dia 14 de Maio e não a 14 de Junho como consta de todas as biografias. Anderson cita como fonte uma das amigas da mãe de Che, que lhe afirmou que à época do nascimento dele, sua mãe, Célia de la Serna, teve de adiantar a data em um mês porque ela havia se casado grávida e, se não o fizesse, sua família descobriria o seu segredo. No entanto, essa justificação não é totalmente convincente, uma vez que os pais de Guevara se casaram em Novembro de 1927, ou seja, sete meses antes do nascimento do filho, pelo que não se justificaria um tal artifício.
[editar]
Ligações externas
Che, guía y ejemplo (em castelhano)
Canções dedicadas ao Che (em castelhano)
Videos dedicado ao Che (em castelhano)
Fotos, pinturas, wallpapers e cartoons do Che (em castelhano)

2006-08-30 06:29:39 · answer #5 · answered by regina o 7 · 0 0

Certa vez eu vi uma foto de uma pixação na Bolívia num livro de história meu: Bolivia no sera otra Cuba!!!
Acho que eles não queriam o Che por lá...

2006-08-29 12:08:28 · answer #6 · answered by Rafael 3 · 0 0

Ordens de agentes da CIA, agência de inteligência norte-americana.

2006-08-29 11:26:25 · answer #7 · answered by Pandora 5 · 0 0

por ser comunista...
Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho de 1928 — La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários marxistas da História.
Quase ninguém sabe o revolucionário Che Guevara tem em seu currículo repórter fotográfico. Teve uma carreira de êxito e chegou cobrir o Pan-Americano de 1953 por uma agência de notícias Argentina no México.

Na Bolívia, onde tenta estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da América Latina. Mas enfrenta dificuldades com o terreno desconhecido e em conquistar a confiança dos camponeses. É finalmente cercado e capturado em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte por soldados bolivianos na aldeia de La Higuera, possivelmente sob as ordens de agentes da CIA, agência de inteligência norte-americana. Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade real do guerrilheiro, que utilizava documentos uruguaios falsos. A confusão estabelecida em torno do caso culminou no desaparecimento do seu corpo, que só foi encontrado trinta anos depois.
A imagem do Che é mítica em toda a América Latina. Na localidade onde foi assassinado em 1967 ergue-se atualmente uma estátua em sua homenagem. Passou a ser conhecido na região como "San Ernesto de La Higuera" e é cultuado como santo pela população local.

Em 1997 seus restos mortais foram encontrados por pesquisadores numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 Km de onde ocorreu a sua execução. Sua ossada estava sem as mãos, que segundo consta em relatos não oficiais, teriam sido amputadas para o reconhecimento de sua identidade logo após a sua morte. Seus restos mortais foram transferidos para Cuba, onde em 17 de outubro deste mesmo ano são enterrados com honrarias de Estado na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro de revolução Fidel Castro.

O atual regime cubano ainda se vale da imagem de Che Guevara para manter uma imagem positiva junto à sociedade.

2006-08-29 11:22:21 · answer #8 · answered by jaime siqueira 3 · 0 0

Conspiração.

2006-08-29 11:17:30 · answer #9 · answered by Iaiá 4 · 0 0

Gauchisses

2006-08-29 11:16:40 · answer #10 · answered by edival.junior 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers