English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A resposta tem que ser dentro da minha visão filosófica!

Para ganhar os 30 pontos ganhara a resposta certa na integra 10 pontos nesta pergunta e farei mais (2) duas em que acertador só precisara entrar e dar oi nas outras duas perguntas consecutivas, apos expirar o prazo desta.

No quinto dia darei as ultimas pistas para os que responderam não pensarem que é fraude.
Após eu dar as ultimas pistas da pergunta, não terão mais valor as respostas, “ou seja”, só considerarei as respostas antes de eu dar as ultimas pistas.

E se alguém se aproximar da resposta só ganhara os 10 pontos e darei á ele a resposta por completo.


A PERGUNTA É!

PORQUE OS VELHOS ESQUECEM FACILMENTE AS COISAS E PORQUE OS JOVENS TAMBEM ESQUECEM FACILMENTE AS COISAS?


1ª pista tem que perceber a resposta em duas dimensões!

2006-08-28 21:37:18 · 14 respostas · perguntado por filosofo 6 em Artes e Humanidades Filosofia

A dimensão física é representada por um copo (cérebro) físico, onde a sabedoria é solidificada pela experiência.
A dimensão mental é representada pela água (pensamentos), onde a consciência é solidificada pela percepção.
O jovem esquece as coisas devido a não solidificação pela a experiência da sabedoria, com isto o seu “copo” físico ainda não esta formado por completo pela solidificação das experiências, sendo facilmente de esquecer as informações e conhecimentos e não podendo ter uma consciência solidificada pela percepção por falta de experiências.
O velho devido ao desgaste deste copo (cérebro) físico que provoca perdas de sabedorias, e já não consegue mais segurar a consciência de como saber fazer devido a esses desgastes ou fissuras em sua sabedoria.
E numa dimensão espiritual é porque o velho já esta mais perto do espírito do que o jovem. Usei estes argumentos simbólicos de copo e água só para perceberem como atua as sabedorias e a consciências nas dimensões.

2006-09-02 12:21:28 · update #1

14 respostas

No inicio da vida tudo é novidade a concentração de estímulos externos é tanta que o nosso cérebro só retém aqueles que o influenciam directemente, colocado de lado os outros. Não os esquece por completo mas "ficam armazenados num canto com muito mais informação por cima" sendo difícil aceder á informação mais antiga.

Com o tempo, a repetição de experiências torna as novidades, que são em menor quantidade, mais fáceis de recordar.

Por fim, e ultrapassando uma certa idade, a acumulação de experiências é tanta que qualquer informação nova se torna mais difícil de armazenar. Daí os mais idosos terem facilidade em se lembrarem de historias antigas da sua mocidade, mas esquecerem-se constantemente das coisas do dia a dia.

2006-08-29 00:58:00 · answer #1 · answered by Lord Montharo 2 · 0 0

os velhos esqucem pq têm na memória coisas de sua infância, eles esquecem o que fizeram no dia anterior mas se lembram de algo q fizeram qndo tinham 7 anos ...!! são coisas do cérebro!

os jovens esquecem pq o cérebro tem mtas informações aí eles se confundem... sei lá...!

2006-08-29 07:07:48 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Os velhos por que já estão na idade mesmo de esquecer as coisas, por terem vivido muito... E os jovens por terem que fazer tantas coisas (estudar, ir para o curso...) acabam tambem se esquecendo

2006-09-02 18:46:08 · answer #3 · answered by keke 1 · 0 0

Esquecí o que ia responder....desculpa!

2006-09-02 14:22:38 · answer #4 · answered by Elias 3 · 0 0

Os velhos por envelhecimento dos neurônios, as células cerebrais e os jovens porque o assunto não os interessa. Pra que memorizar?

2006-09-02 13:05:52 · answer #5 · answered by Naonda do YR 7 · 0 0

Filosofo,por favor poderia mandar pra mim aquele provérbio que escreveu na resposta do Amigo Cão?gostei muito se for possível ficarei feliz obrigada.

2006-08-31 22:49:16 · answer #6 · answered by veranih 5 · 0 0

porque o esquecimento não é algo ligado direta e condicionalmente à idade...

2006-08-31 10:45:46 · answer #7 · answered by Binha 2 · 0 0

Você é o primeiro filósofo que eu conheço que tem bom coração.
A história da filosofia sempre mostrou homens vaidosos querendo impor suas teses.
Fiquei feliz pela sua atitude de entender o meu equivoco nas palavras quando da minha resposta.
Saiba, que pelo que eu pude depurar, considero que suas teses possuem grandes verdades. Em sendo originais, acho que você já atingiu o seu objetivo: Que é o de fazer as pessoas pensarem.
Por isto eu lhe agradeço porque está me ajundando a pensar.
Valeu?


Meu amigo Filosofo!
Decidi retornar a responder sua pergunta, não pelos pontos e muito menos por vaidade. Volto porque seria um desrespeito a sua pergunta e também não gosto de deixar ninguém entristecido, muito menos um novo Amigo.
Portanto, dentro das minhas limitações, vou procurar caprichar mais, obedecento os critérios segundo sua visão filosófica.

Começo indagando com a seguinte formulação: À luz da ciência (psíquica), o passado não existe mais, porque passou. Existe apenas a memória. Mas se a memória é a lembrança de fatos concretos, estes fatos não ocorreram no futuro. A pessoa só tem lembranças do que aconteceu no seu passado. Certo?
Confesso que, esta dúvida ainda não consegui esclarecer, nem por literatura ou por alguma pessoa especializada da área ciêntifica. O máximo que obtive foi a concordância de que a questão é complexa e anti-lógica.

1) Os jovens: Nascem com a mente limpa. Ai começa o problema. Dentro da sistema social do inconciente coletivo, ele passa a receber um volume de crenças medos e culpas que já o sentenciam a uma prisão mental.
Assim sendo, os jovens passam a receber um volume enorme de informações físicas, para uma mente despreparada para absorver o que realmente importa, até porque ele ainda não tem
e nem os velhos tem, o que realmente importa. Ao mesmo tempo como ele está em constante aprendizado as novas informações vão suplantando as antigas, e por ele as considerar melhores que as anteriores, estas vão para o esquecimento da memória, mas não da sua mente.
Por outro lado, os jovens por serem muito vaidosos e auto-confiantes não percebem a essência da vida e pensam (em regra geral) que são imortais. Então espírito para eles está longe da sua percepção, justamente porque a sua mente foi mal preparada.
Ai então ele pensa: Eu sei tudo, tenho a vida pela frente e o negócio é aproveitar a vida. Não foi assim quando você foi jovem?
Resumindo, os jovens trocam as informações novas pelas antigas, que saem da memória, porém não saem da mente, pois lá na mente, existem as divisões do consciente, sub-consciente e inconsciente.
Acredito que, grande parte das nossas decisões parte do inconsciente, porque é ele que vive mais perto do espírito.

2) Os Velhos: Estes já passaram pela vida e possuem um grande volume de informações e já não se importam em receber as novas. Convém ressaltar que, por eles terem absorvido varios tipos de experiência, não se importam com as novas técnologias, pois os velhos já sabem que, o que muda na vida são só as aparências, a essência permanesse intacta.
Ainda considero importante a parte genética da sua mente física que vai perdendo cada vez mais neurônios durante o processo de envelhecimente que, também provoca esquecimento ou perda da memória.
Por fim, as pessoas de mais idade são aquelas que estão mais perto da transcêndencia "morte", e na sua grande maioria recorrem para a busca espiritual. É duro dizer isto, mas é muito mais pelos medos, culpas que carregam do que pela conciêntização do que é o verdadeiro espírito.
Ainda quero destacar que, não importa o nivel cultural ou escolar. Cada pessoa cultiva os seus próprios dilemas.

Para finalizar, gostaria de contar para você( talvez até já saiba) uma história real que aconteceu nos Estados Unidos.
Havia no século passado um grande escritor britânico chamado Forrester, que escreveu o livro mais consagrado até hoje, ganhando todos os prêmios de literatura existêntes. Até hoje este livro serve como base de estudos da literatura americana nas universidades.
Contudo, este escritor nuca mais escreveu outro livro, passaram-se 50 anos de clausura, onde ele procurou evoluir, conforme sua sabedoria e não havia para ele mais sentido viver como a maioria social, pelo aspecto do inconsciente coletivo.
Até que um dia, por um motivo nobre de ajudar um jovem escritor que conseguiu penetrar no seu mundo, ele voltou a se manifestar (As pessoas na época o acusaram de plágio e de que ele não escrevia mais livros, porque não tinha sido ele que escrevera aquele Best-seller) e entre seus tantos ensinamentos ao seu afiliado escritor eu capturei para mim o que ele mesmo considerou o principal.
Indagado pelo jovem escritor do porquê dele não ter mais escrito uma linha, depois de tanto sucesso e aclamação, preferindo se recolher ao seu mundo simples e solitário e ainda injuriado?
Ai respondeu o escritor: " Durante todos esses anos de reflexão eu conclui que, o melhor livro escrevemos para nós mesmos."

Meu amigo, foi um grande prazer participar da tua pergunta. Desejo que você consiga atingir os objetivos que traçou para sua vida.
Aproveito o momento para convidá-lo, quando me ocorrer alguma pergunta pertinente ao tema, sua participação e resposta. Para mim será uma honra.
Meus respeitos.

2006-08-30 22:54:13 · answer #8 · answered by Douglas 6 · 0 0

Acredito assim: os velhos estão em uma idade avançada e não está em atividade. Foi comprovado que os neurônios atrofiam quando deixam de exercer atividades, então pode ser uma causa.
OS jovens esuqecem devido ao fato de estar com excessos de atividades, sem estabelecer prioridades às mesmas, por isso se esquecem.

2006-08-29 12:38:11 · answer #9 · answered by Talita V 1 · 0 0

Isso se parece com um concurso!! Você pode depois montar também um programa com auditório, já pensou nisso?

2006-08-29 11:34:52 · answer #10 · answered by Vivie 4 · 0 0

oi filosofo,
você adora filosofar ne...
bom,eu não sou nem velha nem jovem mas esqueço-me de muitas coisas...
nossa mente tem que reciclar,não podemos tudo lembrar,e se o jovem e o velho esquece muito talvez tenha a ver com as idades....

mais é interessante a questão,se eu não ganhar vou ao menos aprender porque disso...
beijao...

2006-08-29 08:20:35 · answer #11 · answered by rosangolana 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers