English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-28 16:24:40 · 6 respostas · perguntado por LUROSA 4 em Esportes Boxe

6 respostas

Um pouco da rica história deste tradicional esporte

--------------------------------------------------------------------------------

O boxe, ou a luta com os punhos, surgiu aproximadamente no ano de 4000 a.C., na região que é hoje denominada de Etiópia, no continente Africano, de onde se espalhou para o Egito Antigo e eventualmente para toda a área do Mediterrâneo.
Embora o “esporte” (então um tanto brutal para dispensar as aspas) não tenha sido incluído no programa dos Jogos Olímpicos da Antigüidade até o ano de 688 a.C., um esboço do que depois foi conhecido como boxe já tinha sido bem estabelecido entre os gregos daquele tempo. Era um tipo de disputa em que dois lutadores simplesmente se surravam até que um deles caísse nocauteado.

Com o avanço do Cristianismo, o boxe praticamente desapareceu da Europa, até ressurgir, no final do século XVII, em Londres, na Inglaterra. Em 1681, um jornal local trazia a notícia de uma luta, e em 1698 o Royal Theatre promovia combates regularmente.

Mas não é antes do início do século XVIII que o boxe torna-se um esporte popular, principalmente na Grã-Bretanha.

James Figg, primeiro campeão inglês dos pesos pesados, foi também o primeiro anunciar publicamente o ensino do boxe e sua técnica. A iniciativa de Figg, além de popularizar as sessões de sparring, promoveu também a abertura de novos locais destinados à prática do esporte.

James Figg, que passou a ser conhecido como o “pai do boxe”, retirou-se do esporte em 1730. Um de seus discípulos, Jack Boughton, foi campeão inglês de 1729 a 1750.

Além de ensinar o boxe e ser responsável por uma academia em Londres, Boughton foi pioneiro ao formular um conjunto de regras para o esporte, em 1743. As regras desenvolvidas por ele foram usadas, em sua maioria, até 1838, quando então um novo sistema, o London Prize Ring Rules, foi adotado.[1]



Tendo aparecido timidamente nos Estados Unidos no início do século XIX, o boxe era considerado ilegal na maioria dos estados americanos. Seus praticantes e fãs precisavam estar atentos à ação da polícia e de outras autoridades, que combatiam os eventos ligados à prática do esporte. Além de as lutas serem consideradas de caráter brutal e selvagem, havia outro problema: as apostas, que freqüentemente causavam distúrbios de conduta nos combates.[2]

Assim, nos Estados Unidos, as primeiras lutas por títulos foram travadas em locais afastados, rurais, escondidos do grande público. Além das alegadas razões de segurança, naquela época, assim como hoje, o boxe era uma oportunidade para as classes menos inferiores superarem a pobreza e a discriminação. E as elites não viam tal situação com bons olhos.

Com a adoção das regras propostas pelo Marquês de Queensberry (limite de rounds, intervalos, contagem até 10, uso de luvas, categorias de peso, etc.), a maioria em vigor até hoje, novos campeões foram reconhecidos. O primeiro na categoria peso pesado foi John L. Sullivan, dos Estados Unidos, que derrotou Jack Kilrain ainda nas regras antigas, por nocaute, no 75º round, após 2 horas, 16 minutos e 23 segundos de combate.[3]



Antes de 1885 não existiam divisões de categoria por peso, procedimento que foi adotado a partir das regras do Marquês de Queensberry.

Assim, até aquela época, a história dos pesos pesados é a história do boxe em geral.

Depois, desenvolveu-se uma verdadeira mística em cima da categoria, a mais importante do boxe desde o seu surgimento. Parte dessa fascinação é creditada ao fato de as lutas entre pesos pesados poderem ser encerradas com apenas um golpe, mesmo que tenha havido, até então, grande desvantagem por parte daquele que vence. Outro motivo pode advir da disparidade entre os lutadores, que apesar de apresentarem diferenças expressivas de peso, altura e estilo, ainda assim podem competir.

Mas a razão principal está no fato de os pesos pesados serem literalmente os mais fortes participantes dessa nobre arte. A cada luta, a categoria máxima do boxe reedita um enorme conteúdo simbólico: se o campeão dos pesos pesados detém extra-oficialmente o título de homem mais forte e poderoso do planeta, ele também pode, teoricamente, derrotar qualquer um.

Assim, quando um campeão peso pesado foge do estereótipo estabelecido como ideal para ele — o de vencedor — cria uma situação atípica, na qual o fraco e dominado passa a dispor de poder imediato. Tudo se inverte. De uma hora para outra os dominantes se acanham e os dominados surgem, poderosos, aptos para triunfar.

Isso fez com que, excetuadas situações raras ao longo da História, o termômetro do boxe sempre fosse sua categoria máxima. Pugilistas excelentes, carismáticos e populares surgiram em categorias mais leves, mas não se pode deixar de afirmar que a eles falta o “poder” simbólico que sobra nos pesos pesados. Assim, a categoria dos pugilistas grandes, fortes, às vezes com excesso de peso, exerce sobre as pessoas um fascínio que não é encontrado em outra modalidade esportiva. Por mais que existam categorias igualmente competitivas, ou combatentes tecnicamente mais virtuosos, a defendida por Ali, Marciano, Tyson e tantos outros será sempre vista de maneira diferenciada, principalmente pelo que representa.


Texto extraído do livro A LUTA ALÉM DOS RINGUES, de José Elias Flores Jr., Ed. Sagra Luzzatto, 2001.

2006-08-28 16:39:05 · answer #1 · answered by Marquinho 5 · 1 1

Surgiu nos EUA, em Los Angeles, por volta de 1910. Dois amigos estavam tomando banho juntos num boxe fechado. Num dado momento caiu o sabonete no chão e eles começaram a discutir quem deveria se abaixar para pegar o dito cujo. Acabaram se desentendo seriamente, e um deles, com a toalha enrrolada numa das das~mãos, deu um soco na cara do outro. Furioso, o outro fez a mesma coisa: enrrolou uma toalha na mão e revidou à agressão, desferindo um forte murro no focinho do amigo. Ai o amigo enrrolou mais uma toalha na outra mão e começou a socar o amigo em várias partes do corpo. Depois da refrega, começaram a rir e conversar sobre o assunto, achando interessante a forma diferente como haviam se socado. Então resolveram transformar aquela brincadeira em esporte, e como tudo ocorreu dentro de um boxe, deram esse nome ao novo esporte que surgia.

2006-08-28 16:45:34 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 1

Se quer aprender o Muay thai tire da cabeça completamente essa idéia de brigar na rua. Na antiguidade os guerreiros do Muay Boran (arte ancestral do Muay thai) eram considerados sagrados pelo povo Tailandês, pois eles lutavam pelo liberdade e soberania de seu país é uma arte nobre. O Muay thai pode sim ser usado para defesa pessoal, mas deve levar em consideração que é uma arte mais voltado para o ataque do que para defesa por isso deve domina-la bem para ser usada em uma situação como essa além disso a sabedoria e o bom senso por parte do praticante é muito importante. Posso de garantir que se encarar o Muay thai com empenho, dedicação e disciplina vai começar amar essa arte e não vai querer encara-la simplesmente como uma luta mais sim como uma forma de vida. Paz e Bem!

2016-03-17 03:59:08 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

drogas de yahoo que atualizou

2014-08-26 09:18:58 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

Grécia Antiga.

2006-08-29 08:23:07 · answer #5 · answered by Eclamyr_Daruma 4 · 0 1

onde surgiu no nosso planeta ne pensa em !!!!!!!
em otro planeta q naun foi nem em otra galaxia!!!!!!
se eu naun me engano foi na escocia!!!!!!!
na asia do sul!!

2006-08-29 04:42:22 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

2006-08-28 17:45:53 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 4

fedest.com, questions and answers