English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Afinal virou até musical, ( e que musical!) tive a oportunidade de assistir a peça que esta em cartaz no teatro abril e achei fascinate, se a historia for realmente veridica... uma bela encenação da vida real...

2006-08-28 15:01:44 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Teatro e Representação

3 respostas

Eu acredito que ela tenha uma inspiração real sim, e digo por quê.

Paris é uma cidade cujo subsolo é um verdadeiro queijo suiço, pois desde sua fundação já se escavava para retirar pedras para a construção de edifícios. Até hoje grande parte dessas galerias, denominadas catacumbas, estão lá e abertas para a visitação.

Há alguns séculos atrás, muitos cemitérios foram desativados para ganhar espaço e retirar os ossos que já estavam até aflorando ao solo. Os ossos foram colocados nas catacumbas. Assim, um subsolo assustador é uma realidade desde muito tempo.

Outro aspecto interessante é o fato de Paris ao longo da história ter recebido várias obras para receber água potável. Essas obras foram grandiosas, incluiam canais subterrâneos e funcionam até hoje. Outro dia mesmo foi apresentado um documentário sobre esse tema num canal da TV a Cabo.

Aí temos galerias e água. Quanto ao fastasma, ele pode ter sido inspirado ou num personagem escondido nas catacumbas devido à um problema/acidente na face. Outra possibilidade seria ele ser uma pessoa rica e aristocrática, porém marcado para sempre com o revés de possuir um rosto desfigurado.

O drama e o ambiente são propícios para uma fantasia. Eu não acredito que Gaston Leroux tenha "tirado essa estória da cartola". Para mim ela foi inspirada pelo ambiente, pessoas, mitos e estórias populares da época.

2006-08-28 15:53:06 · answer #1 · answered by Basket B 5 · 0 0

Bom, se não tiver sido a imaginação fértil de Gaston Leroux, sei não...

2006-08-28 22:15:06 · answer #2 · answered by rossanadebora 3 · 0 0

O Fantasma da Ópera é uma novela francesa escrita por Gaston Leroux, inspirada na novela Trilby de George du Maurier. Publicada em 1910 pela primeira vez, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na Broadway, continuando atualmente, após 17 anos de atuações, em palco.

É ficção.

2006-08-28 22:08:05 · answer #3 · answered by Tsunami 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers