A teoria das cordas proporciona uma mudança profunda e renovadora na nossa maneira de sondar teoricamente as propriedades ultramicroscópicas do universo — mudança essa que, como aos poucos foi se vendo, altera a relatividade geral de Einstein de maneira tal que a torna integralmente compatível com as leis da mecânica quântica. Permite que um esquema harmônico único incorpore ambas as teorias (Relatividade geral e Mecânica quântica)
De acordo com esta teoria das cordas, os componentes elementares do universo não são partículas puntiformes (formato de ponto). Em vez disso, são mínimos filamentos unidimensionais, como elásticos infinitamente finos, que vibram sem cessar.
Mas não se deixe enganar pelo nome: ao contrário de uma corda comum, composta por moléculas de átomo, as cordas da teoria das cordas habitam o mais profundo do coração da matéria. A proposta da teoria é que cordas são ingredientes ultramicroscópicos que formam as partículas que, por sua vez, compõem os átomos. As cordas da teoria das cordas são tão pequenas — elas têm em média o comprimento da distância de Planck — que parecem ser pontos, mesmo quando observadas com os nossos melhores instrumentos.
Esta teoria propõe que toda a matéria e todas as forças provém de um único componente básico: cordas oscilantes.
2006-08-28 12:38:10
·
answer #1
·
answered by Márcio Guerra 3
·
0⤊
1⤋
A teoria de cordas é a teoria de algo que segundo seus gurus, conseguiram isolar matemáticamente um ente que seria segundo eles o gravitron, uma particula elementar que teria massa=0 e spin=2, é muita matemática sem comprovação nenhuma, tem muita gente na comunidade científica que por questões financeiras estão apoiando a teoria de cordas, esta é a teoria da moda hoje em dia, tem revistas científicas que não aceitam publicar artigos que contrariem esta anormalia matemática que esta teoria se tornou... Até hoje não mostrou nem provou nada... começou com 26 dimensões hoje só tem 11, talvez daqui a alguns anos terá menos... E ainda é muito dificil criticar esta "coisa" pois a matemática é muito rebuscada e de conhecimento de poucos, ou seja só quem faz que sabe explicar, e sempre eles explicam com uma estorinha, escrevem livros que fala muito mas não prova nada... ou seja não se preoculpe com esta teoria... ela não vale o papel que é escrita, e como já comentei é puro marketing.... :)
2006-08-31 12:48:56
·
answer #2
·
answered by Kody 3
·
0⤊
0⤋
Matrix
Nível 2
A Teoria de Cordas (TC) é a única teoria até o momento que conseguiu unificar três das quatro forças da natureza (fraca, forte e eletromagnética) de maneira consistente. O único e maior entrave é a gravitação (não conseguimos unificar a gravitação às outras forças). Outras teorias se prestam a estudar a gravidade quântica (como por exemplo a loop quantum gravity), mas nenhuma delas se presta ao papel de ser uma teoria de unificação das quatro forças da natureza como a TC. Na TC os objetos mais fundamentais, as partículas, são encarados como modos de vibração das cordas. Para verificar as previsões da teoria de cordas precisamos trabalhar em altíssimas energias. Devido a esta dificuldade, temos várias teorias tentando individualmente descrever a realidade. Se a Teoria de Cordas será a grande teoria unificadora das interações fundamentais só quem poderá responder isto é a experiência!
2006-08-28 15:15:36
·
answer #3
·
answered by Fui!!! 4
·
0⤊
0⤋
uma teoria que unificaria as quatro forças fundamentais(forte,fraca,eletro-magnetica e gravitacional).se for possível explicariamos desde o sofrimento humano ao buraco negro.
2006-08-28 17:47:59
·
answer #4
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
1⤋
A resposta é complexa e longa, acho melhor vc ler o livro "A Janela de Euclides", lá tem uma excelente explicação, bem didática e detalhada...
Ou então, mais prático, visite minha fonte abaixo:
2006-08-28 12:03:37
·
answer #5
·
answered by ThundernetBR 3
·
0⤊
1⤋