English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-28 11:08:01 · 22 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Filosofia

22 respostas

Aqui em casa..

2006-08-29 04:37:45 · answer #1 · answered by Vivie 4 · 0 0

Na opinião de Mário Prata, escritor e roteirista mineiro, a expressão “onde judas perdeu as botas” significa simplesmente um lugar distante e inacessível, e sua origem é explicada da seguinte maneira: “depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar, enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí para frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos”.

Em muitas pinturas antigas que chegaram até nós, Judas Iscariotes aparece calçando botas, peças do vestuário que dois mil anos antes de Cristo já eram usadas pelos assírios, que as chamavam de borzeguins, da mesma forma como os artistas cômicos da Grécia antiga calçavam seus coturnos e os soldados das legiões romanas as botas pesadas e guarnecidas de pregos, que lhes deixavam os dedos de fora. Mas como em outras telas ele era retratado sem elas, a passagem do tempo e a idéia de que botas estariam ligadas às pessoas que viajavam muito e por isso chegavam a lugares distantes, perdidos nos confins do mundo, provavelmente fez surgir o comentário jocoso “onde será que Judas perdeu as botas?” . A isso se deve acrescentar o fato de que os cristãos não perdoavam os suicidas, e que segundo a crença religiosa, o crime que eles cometiam contra si mesmos os condenava a vagar eternamente numa jornada sem lugar de chegada. Esta é outra explicação dada à frase-feita.

Uma terceira versão se popularizou muitos séculos depois disso. Segundo ela, quando Jesus passou diante da tenda do sapateiro Ashaverus, carregando a sua cruz em direção ao monte Calvário, este deixou de lado o que fazia e correu para empurrar e maltratar o Messias. Por isso recebeu o nome de Judeu Errante, porque foi condenado a permanecer vagando pelo mundo, até quando Jesus voltar à Terra. Daí porque a expressão “onde Judas perdeu as botas” simboliza um lugar distante e desconhecido, localizado ninguém sabe onde e muito menos desconfia de como fazer para chegar até lá.

Esse conceito de lonjura, de lugar que ninguém sabe onde fica, enraizou-se de tal forma na cultura popular, que atualmente é usado até mesmo para avaliar candidatos que pretendam ingressar em algum curso de 3º grau. Como no vestibular SENAI 2005, para Cursos Superiores de Tecnologia, no qual uma das questões apresentava o texto “Você já esteve “onde judas perdeu as botas”, aquele lugar que fica longe de tudo, pra lá de Bagdá, muito além de Marrakesh? Pois é, a novidade é que esse lugar não existe mais. É claro que há regiões menos desenvolvidas em que permanecem as dificuldades culturais e econômicas de povos e países inteiros. Entretanto, em qualquer lugar para onde vamos, podemos usar todas as facilidades dos instrumentos de comunicação, diminuindo, assim, o tamanho do planeta”, pedindo o resumo do seu conteúdo, a análise dos recursos lingüísticos utilizados e a substituição de expressões nele encontradas.

2006-09-01 03:35:05 · answer #2 · answered by kao kabeci ilê 7 · 0 0

Judas não perdeu, menina!!!!!!1 não ficou sabendo?
roubaram,isso mesmo roubaram as botas, junto com a corda claro.

2006-09-01 01:30:53 · answer #3 · answered by wolf wolman 2 · 0 0

Judas perdeu as botas na casa do c....hapéu.

2006-08-30 10:08:14 · answer #4 · answered by 7 · 0 0

estão no sapateiro, à espera que ele pague o conserto

2006-08-30 05:47:55 · answer #5 · answered by cristina v 2 · 0 0

Depois de trair Jesus Cristo, Judas Iscariotes fugiu para a pequena cidade de Belém do Norte (que acabara de se emancipar de Belém). Lá, conheceu o C.C.V. (Comando Cristo Vive) cujos integrantes não gostaram de saber que ele havia ajudado a crucificar o Messias. Judas foi perseguido por vários quilômetros Oriente Médio adentro. Às vezes ele até conseguia escapar, mas o C.C.V. sempre seguia suas pegadas (a areia marcava bem os passos de todos no mundo antigo). Depois de um tempo, Judas finalmente percebeu qual era o problema e tirou suas botas, simulando então pegadas na direção de um rio próximo, e continuou a correr descalço. O C.C.V. viu as pegadas das botas em direção ao rio e acharam que ele havia pulado. Desistiram de caçá-lo. No fim do dia, Judas voltou ao rio para pegar suas botas (a vida era muito cara naquela época e ele não podia se dar ao luxo de largar um par de botas pra lá), mas não conseguiu encontrá-las porque a correnteza as havia levado para longe. Portanto, Judas perdeu as botas num riozinho entre Belém do Norte e a região onde hoje é o Kwait (a localização específica é meio vaga, já que na época os mapas eram muito arcaicos).

2006-08-28 14:40:47 · answer #6 · answered by ઇઉ GiGi 6 · 0 0

eu já encontrei mas não te digo não

2006-08-28 11:37:09 · answer #7 · answered by Samsunnahar 6 · 0 0

foi um pouco antes dele rasgar as meias

2006-08-28 11:30:52 · answer #8 · answered by Dinno 2 · 0 0

Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar, enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí para a frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.

2006-08-28 11:21:55 · answer #9 · answered by bm-mar 5 · 0 0

Judas não usava botas, mas sim um calcado semelhante às nossas sandálias franciscanas. Assim ele não pode tê-las perdidas.

2006-08-28 11:20:09 · answer #10 · answered by jamersontiossi 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers