English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

será que os professores estão se capacitando para receberem crianças especiais?

2006-08-28 08:54:16 · 23 respostas · perguntado por euzinha 1 em Educação e Referência Educação Especial

23 respostas

Desde que haja mais de um profissional na sala para dar assitência, é uma idéia super-válida. Mesmo porque, aluno especial de qualquer tipo, exige uma atenção especial e necessita de profissionais qualficados e motivado$$ para o devido fim. Além da aquisição de profissionais treinados, é preciso que o prédio a receber tais alunos também esteja adaptado.

O que diz a lei
Na Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), encontramos a previsão de atendimento aos portadores de necessidades especiais. Nos Artigos 58 a 60, essa modalidade é chamada de Educação Especial e inclui serviços de apoio específicos para as peculiaridades dos alunos. De acordo com a norma, a educação será ministrada em classes especializadas sempre que não for possível a integração nas classes comuns do ensino regular.

2006-08-28 11:33:18 · answer #1 · answered by aeiou 7 · 0 0

Sou professora de Educação Especial, por longo tempo trabalhei em Instituições.
Agora trabalho na rede regular como Itinerante na Ed Esp.
Estamos num processo de mudanças de paradigmas . inclusão neste sistema de ensino atual esta condenado ao fracasso.
Nossas professores precisam mudar , renovar o jeito de encarar educação.
Só depois que você~e esta dentro vendo os resultado é que você se apaixona pela inclusão.
Demos um passo muito grande em relação ao que já foi feito.quando as crianças eram tratadas integralmente com deficientes e esquecidas.
Hoje sabemos da plasticidade do cérebro e a necessidade desta estimulação e novas tecnologias surgem provando que não temos tanto deficiente assim.é o sistema que é deficiente pra eles.
Veja o si te do Mec> www.mec.gov.br., depois vá em ed. especial, entre em catálogos e publicações e veja as alternativas de comunicão assistiva.
Com certeza mudará o quadro de deficiência deste pais.]

2006-08-28 23:04:27 · answer #2 · answered by vica 3 · 1 0

O aluno especial por lei e tem o direito de estudar em escolas regulares, só que deveria também ter uma lei que obrigasse os órgãos públicos a capacitar os profissionais para este tipo de trabalho, falo por experiência própria já cheguei a ter 3 alunos especiais e confesso que as veses me sentia perdida, sem ter aquém pedir orientação. O que acontece e que as leis São feitas mas não nos dão subsídios para que sejam cumpridas.

2006-08-30 22:32:51 · answer #3 · answered by Ana 2 · 0 0

a inclusão de crianças em escolas regulares permite um maior inclusão das crianças como seres na sociedade em que se encontram enquanto que a existência de escolas para crianças com necessidades educativas especiais acentuam a discriminação, diferença, ...actualmente os professores estão consciencializados e formados para crianças com necessidades de apoio especial e existem ate professores especializados para dar apoio aos professores normais de forma a facilitar a inclusão de crianças deficientes numa escola normal..se e complicado?creio que devera ser extremamente difícil mas não só ajuda uma criança deficiente a desenvolver-se de forma mais a não se sentir rejeitada pela sociedade como também permite as outras crianças ditas normais a se aperceberem que existe a diferença e que tem de respeitar essa diferença assim como se deverão sentir felizes só pelo simples facto de serem saudáveis..claro que todo este processo partira também da disposição e valores do professor assim como de todos os elementos da escola

2006-08-30 13:43:37 · answer #4 · answered by ATHANASIOS D 1 · 0 0

Seria uma decisão muito plausível das autoridades, pois os deficientes tem a mesma ou até superior capacidade intelectual. Mas também é necessário que toda a equipe escolar esteja envolvida e preparada tecnicamente para o novo desafio.

2006-08-30 12:56:09 · answer #5 · answered by Nani 2 · 0 0

Crianças deficientes deveriam sim estar estudando em escolas regulares. Os professores é q deveriam estar se capacitando para enfrentar esse tipo de situação. Não é pq essas crianças são deficientes q devemos exclui-las da sociedade criando um espaço só pra elas. totalmente sem lógica, elas podem e devem ser criadas com crianças normais.

2006-08-30 09:06:24 · answer #6 · answered by anasueira 1 · 0 0

Excelente pergunta.
Vejo que a maioria dos profissionais da educação tem resistência quando se fala em crianças com necessidades especiais. Logo dizem a seguinte frase: "não preparado para ter em minha sala este tipo de aluno."
O que este profissional não consegue entender que ele precisa mais de ajuda do que a criança que esta recebendo em sua sala de aula. Já esta na hora de mudarmos este quadro e pensarmos diferente. O deficiente "não importa qual a deficiencia" deve ser aceito e tratado da mesma forma que os outros alunos. Inclui-los na escola regular é a melhor forma de fazer com que acabe com a discriminação existente em nosso pais. As escola regulares tem apenas que fazer as adequaço~oes para facilitar a cessibilidade destes alunos. quanto ao profissional da educação ele depensar muito antes de fazer qualguer critica e principalmente ler bastante sobre o assunto para que possa se inteirar de todas as situações. O professor tem que se capacitar por si proprio e não ficar esperando que os nossos governantes façam alguma coisa. Está na hora de levantar as mangas irmos em frente.

2006-08-30 07:24:15 · answer #7 · answered by Rose 3 · 0 0

Acho maravilhosa a idéia, principalmente para as crianças, de ambas as partes, para as especiais que vão conviver com as outras crianças, que por sua vez, vão aprendendo que crianças especiais são como elas e por fim ao preconceito.

Porém, acho que vc tem razão no que diz em relação aos professores. Infelizmente, pelo que tenho visto, ao menos na escola estadual onde minha filha estuda, as professoras DEFINITIVAMENTE NÃO estão preparadas e nem sequer se preparando. Apenas aceitam as especiais na classe e por falta desse preparo, acabam por prejudicar a TODAS as crianças.

2006-08-30 07:03:40 · answer #8 · answered by regina o 7 · 0 0

sou totalmente a favor, a deficiencia de uma criança não a impede de viver normalmente em nada, nós "eficientes" é que achamos ela deficiente

2006-08-30 06:30:47 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Seria uma boa se as escolas estivessem capacitadas para isso, na verdade acredito que o problema não está somente com os professores.
Essas crianças merecem e precisam de atenção especial e de certa maneira individualizada. É claro que a criança especial deve ser incluída ao meio em que vive, mas não posso dizer que uma escola comum tenha condições para recebê-las.

2006-08-30 02:01:29 · answer #10 · answered by Crisbely 1 · 0 0

Na minha opinião as crianças especiais precisam de cuidados tbm especiais.
Com professores capacitados na educação especial.
Elas se sentirão mais a vontade se estiverem no meio de crianças iguais a elas, pois as outras crianças podem descriminá-los.
essa é minha opinião apenas.

2006-08-29 19:11:17 · answer #11 · answered by Margarida Flor 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers