English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sei que a maior velocidade possível é a velocidade da luz mas o que um observador dentro de uma das naves observaria? Que ele estava a velocidade da luz e a outra nave parada? E quem estivesse no ponto de partida dessas naves? Eta coisa complicada essa relatividade, contração de espaço-tempo...!

2006-08-28 08:18:28 · 14 respostas · perguntado por Leonardo M 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

14 respostas

O princípio da relatividade foi surgindo ao longo da história da filosofia e da ciência, como conseqüência da compreensão progressiva de que dois referenciais diferentes oferecem visões perfeitamente plausíveis, ainda que diferentes, de um mesmo efeito.
Assim,Ainstein propôs 2 postulados par a teoria da relatividade restrita:
1. Primeiro postulado (princípio da relatividade)

As leis que governam as mudanças de estado em quaisquer sistemas físicos tomam a mesma forma em quaisquer sistemas de coordenadas inerciais.

Nas palavras de Einstein:

"...existem sistemas cartesianos de coordenadas - os chamados sistemas de inércia - relativamente aos quais as leis da mecânica (mais geralmente as leis da física) se apresentam com a forma mais simples. Podemos assim admitir a validade da seguinte proposição: se K é um sistema de inércia, qualquer outro sistema K' em movimento de translação uniforme relativamente a K, é também um sistema de inércia."
2. Segundo postulado (invariância da velocidade da luz)

A luz tem velocidade invariante igual a c em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial.

A velocidade da luz no vácuo é a mesma para todos os observadores em referenciais inerciais e não depende da velocidade da fonte que está emitindo a luz nem tampouco do observador que a está medindo. A luz não requer qualquer meio (como o éter) para se propagar. De fato, a existência do éter é mesmo contraditória com o conjunto dos fatos e com as leis da mecânica.Apesar de que os físicos modernos estão ainda descutindo a questão do éter.Mas,esse é outro assunto.

Apesar do primeiro postulado ser quase senso comum, o segundo não é tão óbvio. Mas ele é de certa forma uma conseqüência de se utilizar o primeiro postulado ao se analisarem as equações do eletromagnetismo. Através das transformações de Lorentz pode-se demonstrar o segundo postulado.

Porém, é necessário dizer que Einstein, segundo alguns, não quis basear a relatividade nas equações de Maxwell, talvez porque entendesse que a validade destas não era ilimitada. Isto decorre da existência do fóton, o que tacitamente indica que as equações de campo previstas por Maxwell não podem ser rigorosamente lineares.
Assim pela relatividade a equação do problema das naves fica asssim: c + c =c.Pode parecer contraditório,mas é mesmo assim.

2006-08-28 08:45:02 · answer #1 · answered by king 1 · 0 1

A teoria da relatividade
Vamos lá:
O tempo é relativo:
A Teoria Especial da Relatiividade de Einstein, publicada em junho de 1905, discordava de uma crença fundamental de cientistas como Isaac Newton - de que a medida do tempo é UMA CONSTANTE EM TODO O UNIVERSO. As implicações da teoria de Einstein, hoje amplamente aceita, parecem um tanto estranhas. Por exemplo, imagine que voçê e um amigo sincronizam seus relógios com precisão. Daí seu amigo dá a volta ao mundo de avião enuanto você fica em casa. Quando ele voltar, o relógio dele estará ligeiramente atrasado em relação ao seu. Da sua perspectiva, o tempo passou mais devagar para o seu amigo que viajou. Claro que a diferença é infinitesimal em termos de padrões humanos de velocidade. No entanto quando essa velocidadeda se aproxima da velocidade da luz, não só o tempo passa significativamente mais devagar, mas os objetos também ficam menores e sua massa aumenta. "ENTÃO A TEORIA DE EINSTEIN AFIRMOU QUE A VELOCIDADE DA LUZ É CONSTANTE EM TODO O UNIVERSO, E NÃO O TEMPO", derrubando a teoria de Isaac Newton. que era a medida do tempo era uma constante em todo o universo.
obs: Quanto mais rápido você viaja, mais devagar o tempo passa. os relógios nos satélites dos sistemasde posicionamento Global(GPS) não funciona na mesma velocidade que os relógios da terra. Sem a correção desse efeito da relatividade, o sinal GPs se tornaria inútil. A famosa teoria de Einstein que revolucionou o mundo > E=MC²-----"ENERGIA É IGUAL MASSA VEZES VELOCIDADE DA LUZ AO QUADRADO".
ABRAÇOS.

2006-08-28 12:57:24 · answer #2 · answered by acir.melgaco 2 · 1 0

a velocidade correta para cada 1 delas, seria:

300.000 km/s, essa é a velocidade da luz.

2006-08-28 08:25:01 · answer #3 · answered by danilomirandagomes 1 · 1 0

A velocidade de cada nave seria a própria velocidade da luz!

2006-08-28 11:04:11 · answer #4 · answered by Sissi 2 · 0 0

muito boa pergunta.tambem quero saber.mas deve ser a maxima né?(300.000)

2006-08-28 10:38:22 · answer #5 · answered by Atanásio 6 · 0 0

A velocidade das duas naves segundo a teoria da relatividade de Eintein não se somam é igual a velocidade da luz. Contudo começaria ai, a ter as influências do tempo. Viagem no tempo e essas coisas que complementam a teoria da relatividade.

2006-08-28 10:12:16 · answer #6 · answered by magrão 7 · 0 1

Você está perguntando qual a velocidade relativa ou qual a ótica de quem está dentro de uma nave, em relação a outra? No caso primeiro, a velocidade relativa seria - proporcionalmente - o dobro da luz, considerando-se uma nave pela outra. Em contrapartida, uma nave praticamente não veria a outra. A relatividade, neste aspecto, partiria do ponto zero, em relação de uma a outra - pela ótica dos tripulantes. Já a velocidade relativa, como disse antes, seria sobre-luz, ou seja, duas vezes a velocidade da luz. Perguntaria: "Mas a maior velocidade conhecida é a da luz?" Sim, mas, com base na contração espaço-tempo, essa velocidade seria dobrada. Entendeu?

2006-08-28 10:50:07 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 2

Para começar, quando você diz que duas naves estão à velocidade da luz, elas estão a essa velocidade em relação a quê? Como você está falando de relatividade, é sempre necessário informar os referenciais usados em qualquer medição.

Mas, de qualquer modo, um observador no interior de uma nave está em repouso em relação à sua própria nave. Ele vê as outras coisas (fora de sua nave) movendo-se em relação à ele, e vê a outra nave movendo-se à velocidade da luz.

2006-08-28 08:35:22 · answer #8 · answered by Geek 5 · 0 2

A mesma que seria entre dois raios de luz partindo de fontes opostas. 2x a velocidade da luz

2006-08-28 08:32:08 · answer #9 · answered by wolf_ir 5 · 0 2

a resposta eh 0

2006-08-28 08:29:52 · answer #10 · answered by Ale_bortoti 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers