A antimatéria consiste em matéria composta de antipartículas das partículas que constituem a matéria normal. Um átomo de antihidrogênio, por exemplo, é composto de um antipróton de carga negativa orbitado por um posítron de carga positiva. Se um par partícula/antipartícula entra em contato estes se aniquilam entre si produzindo energia que pode manifestar-se na forma de outras partículas, antipartículas ou radiação eletromagnética.
Em 1995 conseguiu-se produzir anti-átomos de hidrogênio, assim como núcleos de antideutérios. criados a partir de um antipróton e um antinêutron, porém não se obteve sucesso na obtenção de antimatéria de maior complexidade. A antimatéria cria-se no universo como resultado da colisão entre partículas de alta energia, como ocorre no centro das galáxias, entretanto, não se tem detectado nenhum tipo de antimatéria como resíduo do Big Bang, coisa que ocorre com a matéria normal. A desigual distribuição entre a matéria e a antimatéria no universo tem sido, durante muito tempo, um mistério. A solução mais provável reside em certa assimetria nas propriedades dos mesons-B e suas antipartículas, os anti-mesons-B [1].
Os posítrons e os antiprótons podem ser armazenados num dispositivo denominado "armadilha" (Penning trap, em inglês), que usa uma combinação de campos magnéticos e elétricos. Para a criação de armadilhas que retenham átomos completos de antihidrogênio foram empregados campos magnéticos muito intensos, assim como temperaturas muito baixas. As primeiras destas armadilhas foram desenvolvidas pelos projetos ATRAP e ATHENA. O símbolo que se usa para descrever uma antipartícula é o mesmo símbolo da partícula normal, porém com um traço sobre o símbolo. Por exemplo, o antipróton é simbolizado como: (\bar{\mbox{p}}).
As reações entre matéria e antimatéria tem aplicações práticas na medicina como, por exemplo, na Tomografia por emissão de posítrons ( PET ).
2006-08-28 07:43:11
·
answer #1
·
answered by Ramon V 3
·
0⤊
0⤋
vamos ver um exemplo simples de anti-matéria. Imagine uma bola que, ao ser solta na terra, sobe com aceleração igual a -g. Ou um corpo que, quando empurrado, vai para o lado oposto.
Ou um exemplo simples: uma pessoa que quanto mais feliz fica, mais amarra a cara.
Estes são exemplos leigos de como funciona a anti-matéria. Na prática, a coisa é um pouco mais complexa, como os amigos Einsteins exemplificaram acima. Mas já deve dar para entender.
2006-08-28 18:20:19
·
answer #2
·
answered by cao_raivoso_666 3
·
0⤊
0⤋
é, realmente muita gente leu Dawn Brown....
2006-08-28 17:38:23
·
answer #3
·
answered by Carlos Jr 2
·
0⤊
0⤋
A antimatéria consiste em matéria composta de antipartículas das partículas que constituem a matéria normal. Um átomo de antihidrogênio, por exemplo, é composto de um antipróton de carga negativa orbitado por um posítron de carga positiva.Se um par partícula/antipartícula entra em contato estes se aniquilam entre si produzindo energia que pode manifestar-se na forma de outras partículas, antipartículas ou radiação eletromagnética.
2006-08-28 16:13:45
·
answer #4
·
answered by Jóice_k 2
·
0⤊
0⤋
De forma bem fácil, é o contrário da matéria! Seria tipo assim: No nosso mundo, onde há elétrons, haveriam pósitrons e onde há núcleos positivos, haveria núcleos negativos.
Já se produz antimateria em laboratorios (energia que se transforma em eletrons e positrons - chamado de produção de pares). Se materia se encontra com antimatéria, eles se aniquilam e entao se transformam em energia e foton, eu acho.
Imagine um copo de antimateria sobre uma mesa de materia... ele iria aniquilar a massa equivalente à dele pertencente à mesa e liberar muita energia e luz (E=mc²)
No livro "Anjos e Demônios", antecessor do Código da Vinci, há uma trama envolvendo antimatéria e muita física. Bom D+!
2006-08-28 15:26:37
·
answer #5
·
answered by Leonardo M 2
·
0⤊
0⤋
è feita através da aceleração de partículas, onde sofrem um impacto a grande velocidade criando a anti materia, a qual tem que ser conservada em um recipiente com imãs e vácuo para que nao entre em contato com o ar, para nao causar explosao e exclusao da mesma. A aceleração se errada feita pode causar um buraco negro o qual engoliria o planeta. muitos ainda criticam a aceleraçaõ de partículas. Pois se houver erros poderemos ter o fim da nossa espécie e do nosso planeta chegando.
2006-08-28 14:59:53
·
answer #6
·
answered by evertonluizsilva 1
·
0⤊
0⤋
eu sou um antimatéria!!!
eu odeio matemática, então sou antimatéria de matemática!!!
=D
2006-08-28 14:31:56
·
answer #7
·
answered by Samuka 3
·
0⤊
0⤋