English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tem a ver com raça?

2006-08-28 06:04:56 · 17 respostas · perguntado por nicasencardihas 1 em Beleza e Estilo Corpo e Pele

17 respostas

Pelo mesmo motivo que existem cabelos lisos, ondulados, cacheados, olhos negros, castanhos, azuis e verdes!
Diversidade !!!!

2006-08-28 06:07:39 · answer #1 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 0 1

Muitas vezes as pessoas sao claras e tem cabelos crespos,depende da parte genetica do ser humano,podemos ser brancas...mas nossa arvore genealogica indica algum parente até meio distante que tenha caracteristicas da raça negra... entendeu?
Eu ,por exemplo tenho a pele branca e cabelos crespos e sei de uma tataravó que era negra....

2006-08-28 06:13:23 · answer #2 · answered by laurinhaquino 2 · 3 0

Acho q depende da caracteristica fisica de cada um vejam a Ana Paula Arósio a Nicole Kidman e tantas outra de pele branquinha olhos azuis e cabelos crespos

2006-08-30 03:18:00 · answer #3 · answered by EU 5 · 1 0

Sei que só os idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta, conforme o filosófo Professor Girafales, mas...pq existe cabelo "liso" ? Brincadeirinha. Mas parece que o cabelo crespo tem a ver com o excesso de pigmentação na pele...

2006-08-28 06:15:20 · answer #4 · answered by SylvioS 4 · 1 0

Lógico que tem haver com raça, mas existe pelo mesmo motivo que existem os outros tipos todos de cabelos: diversidade.
Me diz uma espécie que só tenha uma raça?

2006-08-28 06:12:34 · answer #5 · answered by Mague 3 · 1 0

é genético
as proteínas q são formadas apartir do seu codigo génetico fazem com q o cabelo fique crespo
de certa forme tem a ver com a raça sim

2006-08-28 06:08:35 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem na parte superior da cabeça do corpo humano. Diferenciam-se dos pêlos comuns pelo seu elevadíssimo número e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores (loiros, ruivos, castanhos, negros e, em pessoas idosas ou sob condições anômalas, brancos). Os cabelos crescem numa parte específica da epiderme humana denominada couro cabeludo.

Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica.

Estrutura do fio de cabelo
O fio de cabelo se divide em três regiões distintas: cutícula, córtex e medula.

[editar]
Cutícula
Camada externa do fio de cabelo que se divide e 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem a estrutura. Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.)

[editar]
Córtex
Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:

ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompido através de química e sua transformação é permanente.
[editar]
Medula
É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com Queratina esponjosa. Os estudos ainda não determinaram a função desta região. Estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.

[editar]
O pH do cabelo
O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um pH = 6,1). Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

[editar]
Tipos de cabelo
Secos: como o couro cabeludo tem pouca oleosidade, os fios acabam ficando ressecados, quebradiços e sem brilho.
Normais: não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável, só que, infelizmente, são raros.
Oleosos: basta um dia sem lavar que eles já ficam com aspecto sujo, oleoso, pesado. Isso ocorre porque glândulas sebáceas têm atividade excessiva. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade.
Mistos: possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar.
[editar]
Anomalias da haste do cabelo
[editar]
Tricorrehexis Nodosa
Todo o comprimento da haste do cabelo (sobretudo na proximidade das pontas), encontramos a presença de verdadeiros nódulos, oriundos de uma alteração tanto longitudinal como transversal da secção curtical.

[editar]
Cabelos saudáveis e cabelos danificados
Cabelos saudáveis: cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
Cabelos danificados: apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo.

2006-08-28 06:12:25 · answer #7 · answered by Marco Aurelio Angelo de Carlos S 3 · 0 0

se só existissem os lisos , não existiriam os crespos eos semi lisos

2006-08-28 06:10:25 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

O cabelo é consituído, basicamente, de uma proteína: a alfa-queratina. As queratinas (alfa e beta) são, também, consitituintes de outras partes de animais, como unhas, a seda, bicos de aves, chifres, pêlos, cascos, espinhos (do porco-espinho), entre outros.

Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepoem, resultando em um longo e fino "cordão" protéico. Estas proteínas interagem fortemente entre si, por várias maneiras (veremos adiante), resultando na forma característica de cada cabelo: liso, enrolado, ondulado, etc..

A raiz de cada fio capilar está contida numa bolsa tubular da epiderme chamada folículo capilar. Estima-se que existam cerca de 5 milhões de folículos capilares no corpo humano. As únicas partes da pele que não têm folículos são as palmas da mão e as solas dos pés. O fulículo recebe irrigação na epiderme e, algumas vezes, pode apresentar disfunções, levando ou ao crescimento excessivo de cabelos (ou pelos) ou à queda de cabelos, um problema enfrentado por boa parte da população. A queda de cabelos é mais frequente nos homens, e estudos indicam que ela está associada à testosterona. Este hormônio é convertido, por uma enzima encontrada nos folículos, em dihidrotestosterona (DHT), que é capaz de se ligar a receptores nos folículos. Segundo Dr. Richard S. Strick, um dermatologista na University of California em Los Angeles, "this binding can trigger a change in the genetic activity of the cells, which initiates the gradual process of hair loss".

A cor do cabelo vem de pigmentos, como a melanina, que são agregados ao cabelo a partir do folículo capilar, o aparelho que é responsável pela produção do mesmo. Em geral, a cor do cabelo está relacionada à cor da pele: pessoas com pele escura tendem a ter cabelos escuros, e vice-versa. Isto porque a pigmentação do cabelo depende da quantidade de melanócitos presentes.

Um dos amino-ácidos presentes na queratina é a cisteína, responsável pelas ligações cisteínicas. A cisteína, RSH, pode interagir com outra cisteína da mesma cadeia polipetídica, e formar uma ligação convalente, RSSR. Estas ligações são responsáveis pelas "ondas" que aparecem em nossos cabelos. A possibilidade da interconversão entre as formas oxidadas (RSSR) e reduzidas (RSH) da cisteína é que permite ao cabelereiro "moldar" o seu cabelo, ou seja, alisar um cabelo crespo, ou fazer "cachos" e "ondas" em um cabelo liso. ácido tioglicólicoA primeira etapa consiste na redução de todos os grupos RSSR. Isto se faz, geralmente, com a aplicação do ácido tioglicólico (também conhecido como ácido 2-mercaptoacético) em uma solução de amônia (pH 9). Esta solução reduz os grupos RSSR para RSH. thioglycolic acid (also known as 2-mercaptoacetic acid) in an ammonia solution (about pH 9) reduces RSSR to RSH (os cabelereiros chamam esta solução de "relaxante").
A segunda etapa consite em imprimir no cabelo a forma desejada: lisa ou ondulada. Após se lavar toda a solução de ácido tioglicólico e se enrolar ou esticar o cabelo, o cabelereiro, então, oxida os grupos RSH para RSSR, com a aplicação de um agente oxidante, tal como o peróxido de hidrogênio (H2O2, água oxigenada) ou borato de sódio (NaBrO3) (os cabelereiros se referem a esta solução como "neutralizante"). O novo padrão imposto, então, dura até o crescimento do cabelo, quando será uma nova visita ao salão.

2006-08-28 06:09:31 · answer #9 · answered by SabeTudo 3 · 0 0

Claro q tem. Como tudo na nossa vida tem um motivo, o cabelo crespo tbm tem o seu. a genética seria uma das. Seria a mesma pergunta sobre as cores. Pois existem várias. Seriam vários fatores para q um ser humano nasça e adquira traços. Portanto, o cabelo crespo, é mais ou menos assim.

2006-08-28 06:09:11 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

porque nem todos tem o privilegio de ter cabelo bonito

2006-08-28 06:08:01 · answer #11 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers