Para guiar nossa conduta. Devemos partir de algumas premissas éticas se quisermos agir com a máxima responsabilidade e coerência possíveis.
Por exemplo: preservar a natureza. Se queremos preservá-la, devemos agir de acordo com esta premissa. Então, questionaremos por que estamos usando um automóvel; comprando um produto industrializado quando há in natura; trocando a noite pelo dia, aumentando o consumo de energia elétrica [que, no Brasil, é quase toda obtida pela anti-ecológica hidrelétrica].
Outra premissa: evitar o sofrimento alheio. Então, questionaremos por que comprar um carrão de luxo se podemos reformar uma instituição de caridade; por que comer animais, se eles sofrem e nós podemos viver bem sem comê-los.
Desenvolvendo nossa Ética, desenvolveremos nossas ações longe do condicionamento ao qual a sociedade se submeteu - poucos questionam seus atos, e assim vamos vivendo uma crise ética terrível para homens, animais e natureza.
roger
http://www.geocities.com/contratonatural
http://contratonatural.blogspot.com
2006-08-28 06:15:15
·
answer #1
·
answered by contratonatural 2
·
1⤊
1⤋
Para Que Haja Equilíbrio, E Um Bom Funcionamento Social. Sendo Assim, Isso Possibilita Que Ninguém Saia Prejudicado.
2016-04-26 06:31:22
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ética
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Para outros significados de Ética, ver Ética (desambiguação).
--------------------------------------------------------------------------------
A Wikipédia possui o
Portal de filosofia
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
A ética (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké) é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que consideramos adequado e moralmente correto. Pode-se afirmar também que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana.
Tabela de conteúdo [esconder]
1 Doutrina
2 Estudo da ética
3 Idade média
4 Visão
5 Ver também
[editar]
Doutrina
Como Doutrina Filosófica, a Ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, ela jamais será normativa, característica esta, exclusiva do seu objeto de estudo, a Moral. Portanto, a Ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia (antiga) (espaço) Antiga (tempo) possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje (tempo) na Europa (espaço), por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos.
[editar]
Estudo da ética
A ética pode ser interpretada também como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Em filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa. Este é um dilema ético típico.
Portanto, a ética juntamente a outras áreas tradicionais de investigação filosófica, e devidas subjetividades típicas em si, ao lado da metafísica e da lógica, não pode ser descrita de forma simplista. Desta forma, o objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo. Os filósofos antigos adotaram diversas posições na definição do que é bom, sobre como lidar com as prioridades em conflito dos indivíduos versus o todo, sobre a universalidade dos princípios éticos versus a "ética de situação". Nesta o que está certo depende das circunstâncias e não de uma qualquer lei geral. E sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética.
2006-08-28 06:05:37
·
answer #3
·
answered by MariaCrissssss 7
·
1⤊
0⤋
Pra político NÃO obedecer!
2006-08-28 06:26:13
·
answer #4
·
answered by regina o 7
·
1⤊
1⤋
par ajudar os direitos humanos a serem valorizados e as pessoas poderem ter o que merecem...
se ela nao existi-se o mundo séria sem ética... e todos se matariam mais com ela tudo flui bem.
2006-08-28 06:06:50
·
answer #5
·
answered by Rique 3
·
0⤊
0⤋
Estabelecer a ordem ...
2006-08-28 06:04:50
·
answer #6
·
answered by LUIzão 2
·
0⤊
0⤋
em tese, serve para moldar nossa conduta.
2006-08-28 06:19:26
·
answer #7
·
answered by cid 3
·
0⤊
1⤋
No Brasil, pra discurso político.
2006-08-28 06:07:10
·
answer #8
·
answered by Pedroka 6
·
0⤊
2⤋
Para um bom relacionamento de um grupo.
2006-08-28 06:05:29
·
answer #9
·
answered by ju_swk 2
·
0⤊
2⤋