English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

alem disso, eles percorrem o universo constantemente? ou será q tem um final pro trajeto deles?

2006-08-28 05:48:07 · 7 respostas · perguntado por Markhuz 3 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

7 respostas

Ei, Mark... Eles só param de percorrer o universo em duas ocasiões: quando se chocam com algo ou quando, por algum motivo, não tem mais massa.

Cometas são corpos cosmicos formados principalmente por gelo sujo. A cauda do cometa é formada pela evaporação desse gelo, causada pelos ventos solares. Por isso que algumas vezes parece que o cometa ta indo para uma direção, quando está indo na verdade para outra. Mas quando o gelo acaba... Adeus cometa.

Eles não tem uma "energia própria". Eles se movimentam, como todos os outros corpos celestes, graças a gravidade. É um pouco longo ( e chato ) explicar, mas vou tentar resumir. Toda massa modifica o espaço. (acredite, é verdade). Então, grandes corpos modificam o espaço, como o Sol, por exemplo. Imagine que o Espaço é um lençol esticado, com uma pessoa em cada ponta. Quando vc joga uma bolina de gude no meio, ela modifica o pano, que fica um pouco mais curvo onde está a bolinha. Se vc jogar uma bola de boliche, vai modificar bem mais o pano e a bolinha vai cair em direção à bola de boliche.
No caso, o cometa é a bola de gute, o Sol a de boliche...

Porque não cai no Sol, então? Essa já é outra pergunta, e a explicação é longa também!

2006-08-28 06:06:13 · answer #1 · answered by Felipe 2 · 0 0

eles percorrem um sistema de orbita, como exemplo o cometa harley que eu cheguei aa ver na minha cidade, isso ocorrera outra vez depois de 72 anos que eh o tempo que ele leva para percorrer a sua orbita, e sao movido por explosoes e queima de gases, assim como o sol que sofre imensas quimas de gases da qual a chama ultrapassa o espaco entre a terra e a lua, mas um dia isso tudo vai acabar

2006-08-29 17:30:21 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

o tédio.

2006-08-28 17:45:35 · answer #3 · answered by Atanásio 6 · 0 0

Os cometas são rochas de "gelo sujo", formadas nos primórdios do Sistema Solar, e costumam ficar além de Netuno, no Cinturão de Kuiper, junto com Plutão e outros corpos afastados, ou mais além, na Nuvem de Oort. Normalmente eles ficam em órbitas circulares, mas alguns, não se sabe por quê (suspeita-se de perturbações gravitacionais pela passagem do Sistema Solar perto de outras estrelas), lançam-se em direção ao Sol. Neste trajeto, levam anos entre uma volta e outra, e acabam tendo um de dois destinos, ou acabam caindo no Sol ou em um planeta, ou então acabam sendo arremessados para fora do sistema solar.

De qualquer forma, o Universo é muito grande, enorme mesmo, mas grande prá chuchu, e não se sabe de nenhum comenta intergaláctico ou mesmo interestelar. Veja as matérias que eu selecionei:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cometa

Um cometa é um objeto relativamente pequeno, semelhante a um asteróide, mas composto principalmente por gelo. No nosso sistema solar, as órbitas dos cometas estendem-se para lá da órbita de Plutão. Entre os primitivos e silvícolas inspiravam superstições e temores, associados à anjos, demônios ou entidades espirituais providas de poder sobre os povos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar

Os cometas são compostos largamente por gelos voláteis e com órbitas bastante excêntricas, geralmente com um periélio dentro das órbitas dos planetas interior e com afélio para além de Plutão. Cometas com pequenos períodos também existem; contudo, os cometas mais velhos que perderam todo o seu material volátil são categorizados como asteróides. Alguns cometas com órbitas hiperbólicas podem ter sido originados de fora do sistema solar.

De momento, os astros da nuvem de Oort são hipotéticos e encontram-se em órbitas entre os 50 000 e os 100 000 UA, e pensa-se que esta região é a origem dos cometas de longo período.

O novo planetóide Sedna com uma órbita bastante elíptica que se estende por cerca de 76 a 928 UA, não entra como é óbvio nesta categoria, mas os seus descobridores argumentam que deveria ser considerado parte da nuvem de Oort.

http://www.solarviews.com/portug/comet.htm

Cometas são corpos pequenos, frágeis e de formato irregular compostos por uma mistura de grãos não voláteis e gases congelados. Têm órbitas muito elípticas que os trazem muito próximo do Sol e os levam longe no espaço, por vezes para além da órbita de Plutão.

A estrutura dos cometas é diversa e muito dinâmica, mas todos desenvolvem uma nuvem de matéria difusa, chamada coroa, que geralmente cresce em diâmetro e brilho enquanto o cometa se aproxima do Sol. Geralmente vê-se no meio da coroa um núcleo pequeno (menos de 10 km de diâmetro) e brilhante. A coroa e o núcleo juntos constituem a cabeça do cometa.

Quando os cometas se aproximam do Sol desenvolvem enormes caudas de matéria luminosa que se estendem por milhões de quilómetros da cabeça, na direcção oposta ao Sol. Quando estão longe do Sol, o núcleo está muito frio e a sua matéria está congelada dentro do núcleo. Neste estado os cometas são muitas vezes referidos por "icebergs sujos" ou "bolas de neve sujas", porque mais de metade do seu material é gelo. Quando o cometa se aproxima a menos de algumas UA do Sol, a superfície do núcleo começa a aquecer e volatiliza-se. As moléculas evaporadas carregam consigo partículas sólidas, formando a coroa do cometa, de gás e poeira.

Quando o núcleo está congelado, pode ser visto apenas pela luz do Sol reflectida. No entanto, quando a coroa se desenvolve, as partículas de pó reflectem ainda mais luz solar, e o gás na coroa absorve a radiação ultravioleta e começa a fluorescer. A cerca de 5 UA do Sol, a fluorescência normalmente torna-se mais intensa do que a luz reflectida.

Enquanto o cometa absorve luz ultravioleta, os processos químicos libertam hidrogénio, que escapa à gravidade do cometa, e forma um invólucro de hidrogénio. Este invólucro não pode ser visto da Terra porque a sua luz é absorvida pela nossa atmosfera, mas foi detectado pelas naves espaciais.

A pressão da radiação solar e o vento solar aceleram os materiais afastando-os da cabeça do cometa a velocidades diferentes conforme a dimensão e a massa dos materiais. Por isso, caudas de poeira relativamente massivas são aceleradas lentamente e tendem a ser curvas. A cauda de iões é muito menos massiva, e é acelerada de tal modo que aparece como uma linha quase direita afastando-se do cometa na direcção oposta ao Sol. A vista seguinte do Cometa West mostra duas caudas distintas. A cauda de plasma fina e azul é feita de gases e a cauda larga e branca é feita de partículas de pó microscópicas.

2006-08-28 13:16:09 · answer #4 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Vc jah conhece a lei que diz que massa atrai massa, certo?
Os cometas sao tracionados por algum planeta (ou qualquer outra coisa) de massa muito grande. A lei diz que uma massa atrai outra massa proporcionalmente ao quadrado da distancia. Isto eh, o cometa tem uma massa muito pequena e eh tracionado por uma massa muito grande. No meio do caminho o trajeto do cometa pode mudar pois ele pode passar perto de trechos que tenham outras massas grandes para traciona-lo. Como o seu trajeto depende do tamanho da massa, mas tambem do quadrado da distancia (este quadrado que faz com que o caminho nao seja linear) o cometa ira mudar sua rota.
Nao pode-se definir se os cometas tem um trajeto final ou nao. Eles tanto podem acabar colidindo com outro objeto como podem continuar livremente seu caminho.
Eh possivel prever a rota dos cometas mas nao para todo o infinito...

2006-08-28 13:13:54 · answer #5 · answered by alexandrelandim 1 · 0 0

creio que eles tem uma órbita ao redor de alguma estrela, eles nao percorrem o universo, eles ficam por aqui mesmo no sistema solar, so que a formação dele faz com quem quando cheguem mais perto do sol adquiram aquela cauda.

2006-08-28 12:57:07 · answer #6 · answered by Ramon V 3 · 0 0

A mesma coisa que faz os planetas girarem em volta das estrelas: a Gravidade.

E o trajeto dos cometas e exatamente igual ao dos planetas, sempre em torno de uma estrela. A única diferença é que a orbita deles é muito mais alongada.

2006-08-28 12:55:40 · answer #7 · answered by Naturista 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers