A equação téorica E = mc²mostra a relação entre energia (E), em qualquer forma, e massa (m). Nessa fórmula, c é apenas um fator de conversão de quilogramas para joules, porque joules (E) não pode ser igual a grama (m). Em termos simples, E (Joules) = M (quilogramas)
2006-08-28 05:35:11
·
answer #1
·
answered by carlos_alberton 1
·
0⤊
0⤋
Esta fórmula, de maneira resumida, serve para definir a energia com proporção a massa, isso quer dizer que energia pode se transformar em massa e massa pode se transformar em energia. Foi a partir desta fórmula que foi construida a bomba atomica, onde conseguiram fissurar o nucleo de uranio e liberar assim muita energia.Muita energia porque temos a constante c² que é 3x10 (16)
2006-08-28 14:55:18
·
answer #2
·
answered by heitor_mira 2
·
0⤊
0⤋
Esta é a fórmula da energia de repouso para qualquer objeto que tenha massa.
Ela diz qual a energia obtida ao se converter uma quantidade de massa em energia.
Um exemplo em que estas conversões ocorrem, são as reções nucleares.
2006-08-28 12:37:14
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: Relatividade restrita (ou Especial) e Relatividade geral.
A relatividade Especial, ou Teoria da Relatividade Especial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein. Ela trocou os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. O espaço-tempo na relatividade especial tem uma variedade de 4 dimensões, 1 temporal e 3 espaciais, nas quais noções de geometria podem ser utilizadas.
O termo especial é usado porque ela é um caso especial do princípio da relatividade onde efeitos da gravidade podem ser ignorados. Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que incorpora os efeitos da gravitação
Postulados da relatividade
. Primeiro postulado (princípio da relatividade)
As leis que governam as mudanças de estado em quaisquer sistemas físicos tomam a mesma forma em quaisquer sistemas de coordenadas inerciais.
Nas palavras de Einstein:
"...existem sistemas cartesianos de coordenadas - os chamados sistemas de inércia - relativamente aos quais as leis da mecânica (mais geralmente as leis da física) se apresentam com a forma mais simples. Podemos assim admitir a validade da seguinte proposição: se K é um sistema de inércia, qualquer outro sistema K' em movimento de translação uniforme relativamente a K, é também um sistema de inércia."
2. Segundo postulado (invariância da velocidade da luz)
A luz tem velocidade invariante igual a c em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial.
A velocidade da luz no vácuo é a mesma para todos os observadores em referenciais inerciais e não depende da velocidade da fonte que está emitindo a luz nem tampouco do observador que a está medindo. A luz não requer qualquer meio (como o éter) para se propagar. De fato, a existência do éter é mesmo contraditória com o conjunto dos fatos e com as leis da mecânica.
Apesar do primeiro postulado ser quase senso comum, o segundo não é tão óbvio. Mas ele é de certa forma uma conseqüência de se utilizar o primeiro postulado ao se analisarem as equações do eletromagnetismo. Através das transformações de Lorentz pode-se demonstrar o segundo postulado.
Porém, é necessário dizer que Einstein, segundo alguns, não quis basear a relatividade nas equações de Maxwell, talvez porque entendesse que a validade destas não era ilimitada. Isto decorre da existência do fóton, o que tacitamente indica que as equações de campo previstas por Maxwell não podem ser rigorosamente lineares.
2006-08-28 12:33:29
·
answer #4
·
answered by Carlos Ventura 4
·
1⤊
1⤋
cálculo da energia
2006-08-28 12:37:28
·
answer #5
·
answered by GoldenBoy 4
·
0⤊
1⤋
Vamos com calma. Você tem curiosidade, isso é bom, mas no seu caso, vamos começar com F = m.a ( de Newton, lembra ), ou se for muito que tal essa: 1 + 1 = 2 ( na base 10, né )
2006-08-28 12:36:16
·
answer #6
·
answered by baufatec 3
·
0⤊
1⤋