as plantas possuem células específicas para essa circulação.
a seiva vai passando de uma célula pra outra, o que faz com que a mesma circule.
os "vasos" responsáveis por essa circulação são xamados de xilema e floema.
o xilema transporta a seiva da raiz até as folhas e o floema, das folhas até a raiz. isso, é claro, em plantas vasculares.
nesse caso, não é necessário haver um coração para bombear a seiva como se fosse o sangue das plantas. apenas a comunicação entre essas células específicas já é o suficiente para que haja a circulação.
2006-08-29 11:01:26
·
answer #1
·
answered by sarah_bio 2
·
0⤊
0⤋
resumindo o que o Josias respondeu é o seguinte: as plantas perdem água a todo momento através das folhas. isso faz com que haja um deficiente hídrico na parte alta da planta (copa). este deficiente faz com que a agua que entra pelas raízes (pelos absorventes), suba através dos vasos lenhosos através da coesão das moléculas de água com a parede dos vasos.
2006-08-28 15:24:37
·
answer #2
·
answered by canguu 1
·
0⤊
0⤋
Através dos vasos do xilema circula a seiva bruta e floema circula a seiva elaborada.
2006-08-28 15:24:12
·
answer #3
·
answered by Kell 3
·
0⤊
0⤋
Em Física, chama-se capilaridade à propriedade dos fluidos de subir ou descer em tubos muito finos.
Esta capacidade de subir ou descer resulta da capacidade de o líquido molhar ou não a superfície do tubo.
Quando um líquido entra em contacto com uma superfície sólida, este vai ser sujeito a dois tipos de forças que actuam em sentidos contrários: a força de adesão, e a força de coesão. A força de adesão tem a ver com a afinidade do líquido para a superfície sólida, e actua no sentido de o líquido molhar o sólido. A força de coesão tem a ver com coesão do próprio líquido, e actua no sentido oposto. Se a força de adesão for superior à de coesão, o líquido vai interagir favorávelmente com o sólido, molhando-o, e formando um menisco. Se a superfície sólida for um tubo de raio pequeno, como um capilar de vidro, a afinidade com o sólido é tão grande que líquido sobe pelo capilar. No caso do mercúrio, acontece o contrário, pois este não tem afinidade com o vidro (a força de coesão é maior).
A tendência do líquido de subir pelo capilar resulta da diferença de pressão gerada pela interface curva entre a fase líquida e a fase gasosa. Essa diferença de pressão pode ser calculada através da Equação de Laplace.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Capilaridade"
2006-08-28 11:35:12
·
answer #4
·
answered by Josias C 4
·
0⤊
0⤋
Através da fotosintese. A clorofila (substancia verde das plantas) fica em constante movimento.
2006-08-28 11:20:12
·
answer #5
·
answered by Nineevon 4
·
0⤊
0⤋