Devido a todo o processo seletivo que envolve pro aluno ingressar em uma universidade púlica.
A faculdade pública pode ser um lixo (não ter recursos, professores, preservação precária), mas tá com a nata dos alunos, pois só os melhores entraram.
Não é a faculdade que faz o nome do aluno e sim o aluno que faz a faculdade.
E na escola pública entra qualquer um.
Nas federais não. Tem um certo status o aluno (do ensino médio/ fundamental) estudar em uma escola federal por causa de todo o processo seletivo envolvido nele.
2006-08-28 02:28:08
·
answer #1
·
answered by Nineevon 4
·
0⤊
0⤋
Porque o governo infelizmente PERMITE, que pessoas que podem pagar uma faculdade, depois de estudarem nas melhores escolas, LOTEM as universidades gratuitas. O maior exemplo disso é a USP. Só tem gente rica, que poderia pagar uma outra faculdade e deixar as vagas gratuitas pra quem não pode.
Isso faz com que o nível das universidades públicas cresçam, pois sempre há o favoritismo, uma aplicação ou investimento em pesquisa financiados por pais de alunos e nas particulares, ficam os que já arcam com as mensalidades, cobram seus direitos(?) de não financiarem grandes projetos, de não ajudarem a Universidade, em sua grande maioria.
E quem paga?? Quem estuda nas escolas públicas, que não têm direito a "COTAS ESPECIAIS"....
TRISTE,NÉ?
2006-08-28 09:35:45
·
answer #2
·
answered by regina o 7
·
1⤊
0⤋
na verdade acredito ser pela clientela, isso porque, as crianças vao pra escola mtas vezes somente comer, sem material, sem roupa, e isso dificulta o trabalho do professor, é por isso que falam que escola particular é melhor,mesmo os professores sendo da rede estadual...ora é diferente vc dar aula para uma criança que chega limpinha, sem fome, e com todo material que precisa, do que aquele que nao conseguiu dormir a noite pq a pai chegou bebado, e está com fome....
aí, na hora da facul é a mesma coisa, pq aquela criança que tem condição, vai frequentar a melhor escola, ter um melhor preparo e vai para universidades estaduais ou federais, e a maioria tem uma certa condição economica que permite fazer a faculdade melhor.....
dai, aquele que nao tem condiçoes, vai arrumar um emprego, pq nao consegue entrar numa facul estadual, e muito menos pagar uma particular....e o que acontece? geralmente passa a vida sem nada, sem perpectiva, na mesma vidinha que seus pais tiveram...
isso é Brasil gente!a gente tem que mudar isso!
2006-08-28 09:58:41
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tenho visto que nas faculdades públicas estudam pessoas que tenham uma boa renda financeira, e talvez este seja um dos motivos que leva o governo a estabecer regras que levam o ensino da instituição a ser melhor, pois quem está ali dentro estudando já tem um bom conhecimento sobre o que é um ensino de qualidade, pois vieram das escolas particulares, e por isso, sabem exigir que tudo seja no nível em que estão acostumados.
Já nas escolas públicas estão estudando aqueles que não tem condições finaceiras de arcar com os valores abusivos das escolas particulares e não tem um certo conhecimento dos seus direitos de exigir um bom ensino, e assim, têm como conseqüência, uma péssima formação educacional que não lhes dá a menor chance de passar em um vestibular de uma faculdade pública.
2006-08-28 09:53:53
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Concordo com a Nineevon. Principalmente quanto ao que diz respeito no "quem faz a qualidade é o aluno". Veja bem: o funil para a faculdade pública é apertado para entrar: Só quem tem um ensino com uma qualidade melhor consegue. Isto é paradoxal, porque quem precisa entrar na pública é quem não tem dinheiro pra pagar. E acontece justamente o contrário! quem teve dinheiro pra pagar um bom cursinho entra na pública. Os professores universitários São os melhores do mercado, visto que passaram por um processo rigorosíssimo pra chegar até lá. Os alunos também, por motivos já ditos antes. Então, na faculdade pública se tem os melhores profissionais do mercado.
É exatamente o que acontece com nosso sistema de saúde pública no Brasil: Os médicos de hospitais públicos são os grandes "feras" da medicina, porque além de passarem por um processo rigoroso de aprovação em concurso, se deparam com os casos mais variados possíveis, e trabalham em "condições de guerrilha", sem material nem pessoal suficiente. E se tornam os bons do mercado (um exemplo clássico é o Dr. Ivo Pitanguy, referencia mundial em cirurgia plástica). Os que não passam nos concursos públicos vão para hospitais particulares medianos, têm pouca prática, e são os que mais fazem "lambanças" médicas. A Exceção é claro, são os grandes hospitais particulares que, para fazer parte da equipe, fazem uma seleção tão rigorosa que é até pior que o concurso público, como o Hospital Sarah Kibistchek, por exemplo.
Beijos.
Lú
2006-08-28 09:46:50
·
answer #5
·
answered by SeRel 4
·
0⤊
0⤋
É tudo uma questão de mentalidade
2006-08-28 09:44:54
·
answer #6
·
answered by elviomendonca 2
·
0⤊
0⤋
Quando alguém diz que é professor universitário, a gente diz: Parabéns!
Quando a pessoa diz que é professor de escola pública secundária, o comentário é: Coitado!
Acho que isso responde a sua pergunta.
A diferença, é o respeito que a remuneração justa produz.
2006-08-28 09:41:20
·
answer #7
·
answered by cegal 3
·
0⤊
0⤋
politicagem. impostos, geração de verbas para o estado.
na verdade uma Universidade não quebram cofres do governo.
simples motivo da seleção de alunos:
obs. são milhoes que prestão o vestibular no país para ingressarem numa faculdade pública? qts cada um paga pela insc. pro vest.??? 60R$? 70R$?? quanto isso gera pro governo????
motivo esse que não querem cotas e tal.
por isso a faculdade pública nunca vai favorecer o cara que estuda num colégio público e o cara que não tem condições de pagar um colégio.
isso tudo é Brasil!!!
Oportunidade para os cheios da $$$$ (os q mais renegam impostos)
2006-08-28 09:36:39
·
answer #8
·
answered by lelecorj20 2
·
0⤊
0⤋
Na época da ditadura militar surgiram muitas faculdades e universidades particulares, incentivadas pelo governo, para que os jovens não protestassem contra a falta de vagas, e então surgiram muitas escolas superiores picaretas. A universidade do estado sempre é melhor do que a particular, porque o estado investe mais nela, enquanto que não investe muito nas escolas públicas.
2006-08-28 09:36:08
·
answer #9
·
answered by Marília de Dirceu 7
·
0⤊
0⤋
Pela dificuldade de se entrar em uma faculdade publica... vagas são muito limitadas... mas tem muita faculdade particular que que tem o ensino muito melhor que uma USP por exemplo.
Abraço
2006-08-28 09:33:37
·
answer #10
·
answered by ?*JR*? 5
·
0⤊
0⤋
por que msm sendo da prefeitura fauta verba
2006-08-28 09:30:01
·
answer #11
·
answered by cotonete 3
·
0⤊
0⤋