English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-28 01:53:12 · 5 respostas · perguntado por carinapurefoy 1 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

Pra que serve o estudo dessa filosofia e onde ela pode ser aplicada no mundo moderno e nas questoes atuais e pessoais?

2006-08-31 05:31:55 · update #1

5 respostas

É uma filosofia esotérica indiana.

2006-08-28 01:56:57 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

" VEDA" é literalmente ciencia ou conhecimento relativo a sabedoria global da criação.
Ayurveda é ciencia da vida ou " conhecimento do periodo de vida".
VEDA quer dizer conhecimento, e define um conjunto de textos sagrados, hinos, formas de sacrificios, receitas magicas que estao na base da tradição reliogiosa e filosofica da India.

2006-08-28 09:44:36 · answer #2 · answered by lena 2 · 0 0

cada um dos quatro livros sagrados dos [Hindus], escritos em sânscrito, o Rigveda, o Samaveda, o Iajurveda e o Atarvaveda, que representam a mais antiga literatura de qualquer língua indo-europeia e incluem hinos, provérbios, orações, ditados, fórmulas de encantamento, consagração e expiação, receitas, etc., constituindo o fundamento da tradição religiosa e filosófica da [Índia]

2006-08-28 09:42:16 · answer #3 · answered by Pandora 5 · 0 0

Capítulo 6: Filosofia Védica

1.É impróprio chamar a sabedoria védica de filosofia, mas isso se faz para clareza das mentalidades dos estudantes do ocidente.
2.Chamar filosofia à sabedoria divina dos Vedas, é como chamar o Universo de "um mundo de estrelas".
3.À tradição oral comunicada aos sábios antigos por sábios anteriores a eles, não se pode apor uma data determinada.
4.Se se conhecesse a data exata ou aproximada da redação dos Vedas, estes perderiam seu caráter verdadeiro e divino.
5.O Veda é a expressão de Deus, de seu pensamento condensado em normas, métodos e definições; por isso, não pode ter nem princípio nem fim, porque é eterno como a sabedoria de Deus e seu valor dura à perpetuidade.
6.Sua origem não é humana, Apaurusheya; e unicamente foi transmitido e conhecido pela tradição reconhecida, Vansha.
7.Os Vedas são quatro: o Rig, o Yajur, o Sam e o Atharva, e seu comentário: os Upanishads.
8.Através das idades, a tradição reconhecida dos Vedas tornou-se ortodoxa, quer dizer, formaram-se ao redor de seus princípios: religiões, castas, escolas, dogmas, hábitos; em suma, todo um corolário de forças externas para manter a pureza de seus princípios.
9.Se bem tenham-se formado uma infinidade de escolas heterodoxas fora dos princípios e métodos estabelecidos, na Índia especialmente, as principais escolas filosóficas mantiveram estes princípios puros. Estas escolas são as que subsistem ainda na atualidade: as seis Darshanas.
10.Darshana quer dizer: distinto modo ou ponto de vista para ver uma única verdade reconhecida.
11.Elas são:
1° A Nyaya
2° A Vaisheshika
3° A Sankhya
4° A Yoga
5° A Mimansa
6° A Vedanta
12.A Nyaya reconhece todas as bases védicas para chegar à União Divina; porém, é indispensável para isso, ver, observar, conhecer, discorrer e provar todos os elementos universais.
13.A frase básica do Nyaya é a seguinte: "A bem-aventurança se alcança mediante a compreensão da verdade, tal como está exposto nos dezesseis Padarthas."
14.Os dezesseis Padarthas constituem as regras do modo de discorrer e analisar as coisas segundo a Nyaya.
15.A Vaisheshika busca a união com Deus mediante o estudo e o conhecimento das substâncias individuais.
16.Discorrem sobre um aspecto da substância e investigam suas diversas qualidades para estabelecer sua ação peculiar e seus derivados similares, e aparentemente independentes dela. Porém, os similares se associam por coerência substancial e fica manifestada a unidade fundamental da substância cósmica.
17.As seis categorias discursivas do Vaisheshika são as seguintes:
1ª Dravya - Substância
2ª Gunas - Qualidades
3ª Karma - Ações
4ª Samanya - Generalidades
5ª Vishesha - Separatividade
6ª Samavaya - Coerência
18.A Sankhya conquista o Espírito Universal, Purusha, pelo conhecimento teórico da Natureza, Prakriti.
19.A Yoga, da mesma forma que a Sankhya, busca o Espírito Universal, Purusha, pelo domínio da Natureza, Prakriti ou disciplina.
20.A Mimansa diz que a liberação final ou conquista da única realidade, que é Brahman, alcança-se pela eliminação de todos os elementos exteriores, que são ilusórios, e através do estudo do Veda.
21.Divide-se em duas partes: Purva Mimansa, estudo dos ritos e cerimônias e Uttura Mimansa, investigação profunda sobre os Vedas.
22.Sobretudo a Purva Mimansa luta constantemente para não se atar à ilusão externa; muitos de seus seguidores chegaram até o fanatismo pelo temor de se atarem à manifestação do Universo.
23.A Vedanta, respeitando e reconhecendo todos os elementos cósmicos e os princípios reconhecidos pelos Vedas, unicamente deseja encontrar a Única Realidade.
24.Brahman é a Única Realidade; tudo o mais é Maya, ilusão.
25.As almas são Brahman e não outra coisa. Nada existe fora Dele.

Para Recordar e Meditar
6,5: O Veda é a expressão de Deus.

Capítulo 7: Conceitos das Principais Escolas Védicas

1.A filosofia da Índia não nomeia o princípio absoluto nem fala sobre ele, existente além de todo princípio; exemplo luminoso da modalidade desses antigos mestres da Índia é o Buda, que se negou constantemente a falar do princípio do INFINITO.
2.O Imanifestado é a Eternidade, o Absoluto, o desconhecido, antes de existir em si e de manifestar-se; tampouco é o Imanifestado, porque é Aquilo que está além do Manifestado e do Imanifestado.
3.O Imanifestado ou Brahman, é a existência pré-primordial infinita, incondicional, inexpressável, da qual surge o Universo, a Única Realidade.
4.De Brahman, o Universo, surge sua Imagem; e Ele transforma a si mesmo em uma infinidade de imagens semelhantes a Ele.
5.A Filosofia Védica, se bem que reconheça o Universo como Maya ou ilusão, no entanto estuda a manifestação ilusória em todas as suas fases.
6.Brahman é o Criador, a potência indivisa do Universo, sem princípio nem fim, sem atributos, impessoal.
7.Ishvara, imagem de Brahman, imagem ativa de Brahman, é o Deus pessoal que resume em si todas as almas e está munido de todos os atributos.
8.Brahman é o Criador, Vishnu, o Conservador e Siva, o Destruidor do Universo.
9.Dizem os Upanishads, olhando o infinito espaço do céu: "Tudo isto é Brahma, principiando, alentando e terminando; Ele é um Ser dentro do coração, menor que o grão de arroz, que o grão de mostarda".
10.Chamar os hindus de idólatras é desconhecer os postulados mais elementares de sua doutrina; a Manifestação Divina, o Deus Impessoal, o Deus Pessoal, todos os Divinos Atributos que se manifestam no Cosmo, são outras tantas imagens divinas ou deuses.
11.O Espírito de Deus, Purusha, modifica a matéria ou Prithivi, através da modificação do Grande Elemento Cósmico, Mahabutha ou Tattva. Este constitui os cinco elementos cósmicos que são:
Prithivi - Apas - Tejas - Vayu - Akasa.
12.O pensamento cósmico criador se sintetiza no homem, protótipo dos reinos; e sua imagem perfeita é Manu, aquele que conhece e pratica as Leis Eternas.
13.O Manu, ao resumir em si as Leis Cósmicas, é uma legislação viva e exemplar para as raças. A Lei Cósmica, através dele, transforma-se na Lei Humana ou Dharma e realiza-se à perfeição através da ação ou Karma.
14.A Filosofia Védica, em si, é perfeita.
15.Sai do seio da Eternidade e analisa todos os aspectos da Manifestação, até dentro da mínima partícula, separando-a ou unindo-a segundo a necessidade, sem perder de vista jamais, a unidade fundamental da existência.

Para Recordar e Meditar
7,14: A filosofia Védica, em si, é perfeita.


Bom trabalho!

2006-08-28 09:39:52 · answer #4 · answered by regina o 7 · 0 0

filosofia vedica vem dos vedas.

sao as pessoas que vedam a gente.tipo o magico do circo que veda sua parceira pra fazer a magica..
entao é a filosofia de viver a vida de olhos fechados e contar apenas com sua intuiçao.

os vedas andavam de olhos vendados.dai o ayuruvedica, do grego cangurus e veda de vedar..eram os cangurus vendados..se bem que ..acho que me confundi,,,,

tinha canguru na india?

2006-08-28 08:59:05 · answer #5 · answered by Miriam Brugnara 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers