Uma calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos. Este tipo é considerado distinto das máquinas calculadoras e dos computadores, no sentido de que a calculadora é um dispositivo voltado para um fim específico e que não pode ser qualificada como uma Máquina de Turing.
Embora muitas calculadoras modernas incorporem com freqüência um computador genérico, o dispositivo como um todo foi projectado para facilitar a realização de operações específicas, e não visando flexibilidade de tarefas. Também, calculadoras modernas são muito mais portáteis do que a maioria dos outros dispositivos chamados computadores, embora muitos PDAs sejam compatíveis em tamanho com calculadoras portáteis.
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos.
Cada bastão contém dez bolas móveis, que podem ser movidas para cima e para baixo. Assim, de acordo com o número de bolas na posição inferior, temos um valor representado. Pode haver variações, como na figura ao lado, onde se fazem divisões na moldura e o número de bolas é alterado. Observe que na figura temos o número 6302715408 (por exemplo 8=5+3, com a parte superior representando múltiplos de 5, neste caso 0,5 e 10).
Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair. Os gregos e romanos, na antiguidade, utilizavam o ábaco para calcular, e depois os chineses e japoneses o aperfeiçoaram.
Estrutura com hastes metálicas divididas em duas partes, das quais uma tem duas contas e a outra, cinco contas, que deslizam nessas hastes.Os ábacos orientais dispõem de varas verticais divididas em dois, com as contas sobre a barra tendo o valor cinco vêzes superior aos das contas abaixo. O suan-pan chinês dispõe de duas contas acima da barra ou divisor e cinco abaixo. O moderno soroban japonês por outro lado, tem uma conta acima e quatro abaixo do divisor. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Algumas hastes podem ser reservadas pelo operador para armazenar resultados intermediários. Desta forma, poucas guias são necessárias, já que o ábaco é usado mais como um reforço de memória enquanto o usuário faz as contas de cabeça.
Os chineses o chamam de suan p'na,ao passo que a versão japonêsa é conhecida como soroban. Ainda é usado no Oriente Médio, Ásia e em países da antiga URSS.
Foi demonstrado que alunos chineses conseguem fazer contas complexas com um ábaco, mais rapidamente do que um ocidental equipado com uma moderna calculadora eletrônica. Embora a calculadora apresente a resposta quase instantaneamente, os alunos conseguem terminar o cálculo antes mesmo de seu competidor acabar de digitar os algarismos no teclado da calculadora.
Começando à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, e trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue a regra ou padrão 6 = 10 - 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (-5 + 1 = -4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara à esquerda. Daí, passa a somar o três ao quatro, o sete ao oito, e no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.
Devido a operar assim, da esquerda para a direita, pode começar seu cálculo assim que saiba o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, calcula a partir das unidades ou do lado direito do problema. O ábaco possui uma vantagem.
2006-08-27 16:09:45
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
5⤋
Depende da calculadora, mas basicamente todas utilizam o sistema binario, baseado no par 1,0, e todos os numeros que ate a ela chegam, sao transformados rapidamente em combinaçoes binarias, e te devolvem a resposta, como faz o computador, que tb usa a linguagem binaria.
2006-08-27 16:15:20
·
answer #2
·
answered by brunna b 3
·
2⤊
0⤋
Quantas respostas nada a ver :/
Ela funciona com lógica booleana e suas portas lógicas como and, or, not, nand, nor e xor.
Tanto as elétricas quanto as mecânicas a diferença seria então qual instrumento usado para realizar a tal lógica, nas mecânicas usa se as válvulas, já nas elétricas usa se Transistores NPN e PNP feitos a base de silício.
Para entender melhor recomendo o Livro de Milind S. Pandit chamado "Como Realmente Funciona o Computador". Apesar de mostrar o funcionamento geral dos computadores no início do livro explica muito bem como usa portas booleanas para realizar as operações.
2016-05-01 10:42:36
·
answer #3
·
answered by ? 1
·
1⤊
0⤋
Caramba, o pessoal tá mandando bem ans respostas.
Ainda bem, sinal de que o nível aqui no Y.R tá melhorando aos poucos.
Como a Brunna disse a calculadora utiliza os números binários como base, processa os dados e depois retorna com o resultado.
O único problema dos binários é que em cálculos com númeor grandes, ele tem uma pequena margem de erro, ínfima mas tem, para c´laculos com grandes numeros.
um abraço.
2006-08-28 00:28:33
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Através de algoritmos que incluem derivadas e integrais.
2006-08-31 03:51:04
·
answer #5
·
answered by Manolo 3
·
1⤊
1⤋
1 década
2016-09-18 07:19:24
·
answer #6
·
answered by ? 2
·
0⤊
1⤋
ligando ela
2006-08-28 01:33:10
·
answer #7
·
answered by clefluar 2
·
2⤊
4⤋
Primeiro voce aperta uma tecla 'on'
depois de acordo com as necessidades voce pode apertar numeros para somar + diminuir - multiplicar x e até dividir /.
tem algumas que fazem tambem porcentagem % raíz quadrada e armazeman na memoria m os resultados obtidos. Agora basta voce ter dedos para apertar as teclas.
2006-08-31 13:44:09
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋
À pilha?, mecânica?
2006-08-30 05:32:51
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋