English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Pouquíssimo ! De todo o cérebro - ainda com muitas áreas a serem desvendadas - o ser humano usa de 6 a 12 % do todo.

Depois então que um psicólogo americano chamado Daniel Goleman revolucionou a medida do quociente intelectual (Q.I.) e trouxe novos conceitos sobre a inteligência, podemos entender como somos limitados.

A conceito sobre genialidade tb foi mudadom graças aos estudos dele, e poucos são aqueles que ousam ir contra as teorias de Goleman. QQ livro dele é ESPETACULAR.!!

Para quem gosta do assunto, evidentemente.

2006-08-27 16:06:27 · answer #1 · answered by WillyBigDog 5 · 0 0

Amigo, recomendo o uso do corretor ortográfico. É impossível se medir o uso da inteligência porque o cérebro é ainda hoje incompreendido...

Um fator que certamente alimentou a propagação deste mito é o fato de que ele proporciona uma explicação "científica" para a suposta capacidade psíquica ou paranormal de certas pessoas. Enquanto os meros mortais utilizam somente 10% de seu cérebro, algumas pessoas teriam a capacidade (inata ou desenvolvida) de utilizar os 90% restantes, desenvolvendo poderes mentais muito além do geralmente aceito pela ciência. O mesmo argumento é às vezes empregado na propaganda de técnicas ou cursos de desenvolvimento mental que garantem, por exemplo, a obtenção de uma incrível capacidade de memorização.

Infelizmente, por mais que esta idéia inspire nobres esforços em busca do auto-aperfeiçoamento, sabe-se que, apesar de a evolução ter gerado uma certa redundância nos circuitos do cérebro, ele é usado por completo. Diversas técnicas empregadas pela eficiência moderna (tomografia, ressonância magnética, etc) mostram que não existem áreas inativas no cérebro. Como determinadas funções são concentradas em áreas específicas do cérebro, pode ocorrer que em um dado momento uma certa função (e sua região cerebral correspondente) não esteja sendo utilizada. Isto é, não utilizamos 100% do nosso cérebro durante 100% do tempo, mas utilizamos todo o cérebro ao longo de nossas diversas atividades normais.

Mesmo sem o conhecimento destes fatos, não seria muito dificil identificar a falsidade deste mito. Afinal de contas, se a maioria das pessoas deixassem 90% de seu cérebro ociosos, um traumatismo craniano que envolvesse a perda de massa cerebral não seria algo tão grave a não ser que a vítima tivesse o grande azar de perder os 10% importantes. Alguém já viu um médico dizer para a família de uma vítima de um tiro na cabeça, "Seu filho teve sorte, a bala atingiu uma área ociosa do cérebro... "?. Da mesma forma, 90% dos tumores de cérebro seriam facilmente resolvidos, podendo a área afetada ser retirada sem maiores problemas.

Alguém poderia argumentar que os 10% referem-se não ao volume do cérebro, mas a algum índice de atividade (como sua velocidade de processamento ou capacidade de armazenamento). Entretanto, não se conhece nenhuma técnica para a determinação de um limite teórico para estes processos, de forma que seja possível determinar a eficiência do cérebro de uma pessoa em particular. Assim, qualquer quantificação desta eficiência seria nada mais que um "chute", sem qualquer sentido real.

A origem exata deste mito é desconhecida, mas provavelmente deriva da interpretação errônea das primeiras pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, no início do século XX. Aparentemente, Einstein inadvertidamente colaborou para a propagação deste mito ao usá-lo para responder a um jornalista que lhe perguntou a razão de sua grande inteligência.

Alguns links:

BrainConnection - 10 Percent and Counting: How Much of the Brain Do We Use

Ten-Percent Myth (Skeptical Inquirer March 1999)

New Scientist: The Last Word Science Questions and Answers

The 10% Solution

The Ten-Percent Myth

2006-08-27 22:56:16 · answer #2 · answered by Ramon V 3 · 1 0

Infelizmente, apenas 10 % !!!!!!!
Mas já imaginou se fosse menor como seria o mundo??

2006-08-31 15:36:31 · answer #3 · answered by DeCutie 3 · 0 0

Não sei a proporção em %, mas tenho certeza que deve ser muito pequena, talvez em torno de 10%.

2006-08-28 11:21:39 · answer #4 · answered by fran 7 · 0 0

Meu amigo as pessoas dizem que é 10 %, mas isso não é verdadeiro porque na verdade já vi estudos que dizem se alguém chegar a 7 % já estará numa média muito alta de capacidade.
Um abraço

2006-08-27 23:30:32 · answer #5 · answered by filosofo 6 · 0 0

se for for analisar a humanidade, eu diria q o ser humano nao usa o cerebro. nos dizemos racionais, mas nao sabemos viver em comunidade. se pensamos, pq temos instintos pior q animais? pq destruimos o mundo em q vivemos? pq somos tao egoistas e nao percebemos q se todos vivessem em igualdade nao haveria conflitos, inveja, cobiça no q é seu? pq guerras? pq querer fazer estupidez como fumar, drogar e ficar bebado pra se exibir pros 'amigos'? porque tentar achar explicaçao num deus q nao existe? pq se achar melhor do q os outros se somos apenas um pedaço de carne e osso q a qualquer pode morrer e apoderecer?

por essas e outras q acho q o ser humano nao usa o cerebro. e civilizados ainda falta muito pra chegarmos lá.

2006-08-27 23:08:12 · answer #6 · answered by andre_fodα 5 · 0 0

As pessoas normais usam 10%.
Alguns "super dotados" conseguem atingir no máximo 12%.

Se for usado muita capacidade o cérebro pode ser lesionado ou fenômenos psiquicos acontecerem.

2006-08-27 23:04:18 · answer #7 · answered by ξξξξ Yuri A.M.S. ξξξξ 3 · 0 0

10% da capacidade total

2006-08-27 22:56:15 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers