Esta pergunta é complicada. Uma das abordagens possíveis é nossa herança católica. Para a igreja de Roma, até há muito pouco tempo atrás, ganhar dinheiro por ganhar era considerado uma falha de caráter cristão. Não que não se pudesse ganhar ou ter lucro. Mas ele deveria estar ligado principalmente ao ganho "natural". Assim, se vc puder dar uma olhada nos conceitos do Padre Antonio Vieira,e, principalmente nos jesuítas que o sucederam, poderá observar que eles de certa forma consideram a atividade mineradora geradora de conflitos e bestialização do homem, agente degenerativo da sociedade. Afinal, a mineração promovia acumulação pura de capital.
Quanto ao sistema escravista aplicado nos engenhos de açúcar eles não falavam nada, este era considerado, ao contrário, correto e nobre. Pode ser maldade minha(rs), mas o fato é que a Companhia de Jesus era proprietária de grandes engenhos escravistas de açúcar.
Bem, para responder sua pergunta, acho que é uma das causas do nosso atraso. Com este tipo de premissa, dá para entender um pouco a reação ao sistema capitalista existente em nosso meio. Como a base do capitalismo é a acumulação, e esta não é necessariamente guiada por "razões naturais", existe uma dificuldade para os brasileiros entrar no jogo.
Basta ver que em nosso país é natural a defesa do "agrobusiness", que a saída é a agricultura, e outras bobagens.
Por fim, os países mais avançados do capitalismo têm uma cultura de investimento em atividades empresariais, capitalistas ganham dinheiro investindo em ações e novos negócios, inclusive injetando dinheiro em novos negócios idealizados por jovens empreendedores. Tanto estes como aqueles têm como objetivo GANHAR DINHEIRO. Só que, neste processo, a economia e o país como um todo se desenvolvem.
Enquanto vivermos num país de monopólios extrativistas (cimento, metal, soja, etc), em que a renda se concentra cada vez mais, que quem tiver algum novo projeto não consiga capitalização e, como vc mesmo disse - ganhar dinheiro é uma coisa muito feia - estaremos fadados ao atraso, a insegurança, etc.
2006-08-28 01:41:53
·
answer #1
·
answered by andreponce2006 2
·
0⤊
0⤋
Acho que é uma das causas. Essa mentalidade vêm da influência que a religião, principalmente, a católica exerce na vida das pessoas. Você com certeza se lembra que: "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu". Acho que a grande causa do nosso atraso é essa igreja que não deixa ninguém ir pra frente e ensina a todos que devem ser cordeirinhos e deixar que os outros se aproveitem, como nosso políticos fazem.
2006-08-27 14:15:28
·
answer #2
·
answered by Robson L 5
·
1⤊
0⤋
Um pouco é isso sim ... mas nem todo católico pensa assim , então não é a causa principal, na minha opinião o que faz um país se desenvolver é investimento em educação por que ela vai gerar profissionais que desenvolvam tecnologia, a China cresce por que investe em educação ( é também tem uma população imensa que está conhecendo o capitalismo) , mas os tigres asiáticos tbm investiram em educação e agora são riquíssimos,
e esse investimento não tem que ser só na Universidade, mas principalmente na educação de base, por que se não temos uma boa base, não teremos nada além de uma aprendizado mediócre na universidade.
2006-08-28 04:09:16
·
answer #3
·
answered by Dan@ 6
·
0⤊
0⤋
Desculpe-me, mas onde está impregnada esta ideologia????
2006-08-28 00:23:11
·
answer #4
·
answered by J.Junior 2
·
0⤊
0⤋
Discordo de que isto seja uma ideologia... ganhar ou perder dinheiro não é ideologia...
E esta questão é causa do nosso atraso, mas que por conseguinte torná-se uma consequência deste atraso.....
2006-08-27 15:21:52
·
answer #5
·
answered by Mcean N 3
·
0⤊
0⤋
Não é essa a ideologia que reina no Brasil; a ideologia que reina aqui é: "pagar bem não é bom" e é essa a causa do nosso atraso - pessoas quase sem dinheiro (a esmagadora maioria) compram o mínimo do que poderiam comprar e isso no modelo econômico adotado pela nossa sociedade, significa uma economia de mercado sem mercado. Dinheiro estancado emperra a circulação de riquezas, gerando atraso para a maioria dos integrantes da nossa sociedade. Isso chama-se má distribuição de renda, que prejudica até a capacidade de alguém adquirir cultura.
2006-08-27 14:22:24
·
answer #6
·
answered by Radar 2
·
0⤊
0⤋