English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-27 07:07:52 · 3 respostas · perguntado por THYAGO D 1 em Ciências e Matemática Outras - Ciências

3 respostas

Pneumoartografia é um exame que envolve a injeção de ar em articulações. É um exame altamente especializado, veja mais aqui: http://www.hospitalsamaritano.com.br/hom...

2006-08-27 07:17:06 · answer #1 · answered by Peteleco 7 · 0 0

- PNEUMOARTOGRAFIA, O QUE É?

“O que é água no joelho?”
Marcelo D2
Por Marina Bessa
Não é à toa que o D2 está curioso sobre o assunto. Afinal, recentemente o músico rompeu os ligamentos do joelho, uma lesão que costuma provocar o acúmulo da tal "água". Na verdade, a substância que aparece no joelho é o líquido sinovial, um fluido viscoso que tem a função de lubrificar a articulação, como se fosse um óleo de dobradiça. Quando o joelho é lesionado, uma membrana chamada sinovial passa a produzir sem parar o tal líquido. Essa reação é uma forma de defesa do organismo. É que, além de lubrificar e amortizar o impacto entre as "peças" do joelho, o líquido sinovial tem células que eliminam fragmentos de tecidos machucados.
Os casos mais comuns de "água no joelho" aparecem após torções, pancadas e lesões de cartilagem ou no menisco. Conforme o problema é tratado - incluindo muito repouso e sessões de fisioterapia - o fluido vai sendo reabsorvido pelo organismo.
Entretanto, se houver uma quantidade muito grande da substância, o médico pode realizar uma punção injetando ar e tirando água (pneumoartografia), ou seja, com uma agulha, drenar o líquido do local. Quando o acúmulo de "água no joelho" diminui, o paciente sente menos desconforto e fica mais fácil fazer o diagnóstico para tratar a lesão inicial.
A ultra-sonogra-fia ea PNEUMOARTOGRAFIA aumentam a capacidade diagnóstica do exame físico.
Atletas (profissionais ou de fim de semana) estão entre os maiores "premiados" pelo problema. Para minimizar os riscos, é importante seguir algumas dicas: sempre alongar os músculos da perna antes das atividades físicas, manter o peso sob controle para não forçar muito o joelho e fazer musculação para deixar firmes os músculos que sustentam a articulação.
Mas não são só os esportistas as vítimas da "água no joelho". Doenças reumáticas, como as artroses, também podem resultar no problema, pois interferem na tal membrana sinovial
que é popularmente chamado de "água no joelho" é, na verdade, o acúmulo de líquido sinovial - substância produzida pela membrana sinovial (veja ao lado), com a função de lubrificar e nutrir a cartilagem articular - dentro do joelho. Esse líquido normalmente é reabsorvido pela membrana sinovial, permanecendo constante na articulação. Porém, quando ocorre uma inflamação nesta membrana, cresce a produção do líquido e, em conseqüência, diminui sua absorção, causando o aumento de volume da substância.
Em geral, o excesso de líquido é reabsorvido pela membrana sinovial, mas, em alguns casos, ele pode se acumular a ponto de causar dor. Nesses casos, é feita uma drenagem do joelho, ou seja, o líquido é retirado com uma seringa (PNEUMOARTOGRAFIA) e enviado para exame de laboratório. Além da "água no joelho", há outras causas que levam a um aumento do volume da articulação, como sangramentos internos do joelho (hemartroses) ou lesões e infecções da articulação (pioartrites), que provocam grande produção de pus.

Nesta área, o Hospital Samaritano - SP utiliza tecnologias que fornecem imagens com menor tempo de exposição e menor dose de radiação.

2006-08-27 11:51:42 · answer #2 · answered by 32 caracteres 3 · 1 0

SOFRI UMA QUEDA QUE ME LESOU O JOELHO ESQUERDO .TINHA AGUA (20 ML).FIZ UM EXAME CHAMADO PNEUMOARTOGRAFIA,ONDE INJETAM AR E A AGUA SAI

2006-08-27 07:34:31 · answer #3 · answered by marillionzinha 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers