English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-27 02:04:47 · 9 respostas · perguntado por mila 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

9 respostas

Não me obrigue a dizer...

2006-08-27 02:06:24 · answer #1 · answered by Sonatta 4 · 0 0

Olá.

Primeiro a versão simples...

Imagine um planeta, com a Terra. Quando você pula para cima, você acaba voltando para o chão (ainda bem né!) por causa da gravidade.

Te disseram que a gravidade atrai as massas... mas não é só isso. A gravidade atrai tudo. Mesmo a luz, que não tem massa.

Quando você aponta uma lanterna para cima, a luz se afasta do chão muito mais rapidamente do que você quando pula. Por isso, ela sai da Terra. Mas, se a Terra tivesse mais massa, a gravidade seria maior. Imagine um planeta com uma gravidade tão grande que a luz da sua lanterna não teria velocidade suficiente para "pular" para fora desse mundo?

Essa é a idéia básica de buraco-negro. Um lugar com tanta gravidade que a luz não pode escapar dele. Por isso, quando olhamos de longe, ele sempre será negro.

Agora a versão mais complicada (mais completa, pois a de cima esta correta até certo ponto).

Se você tivesse um planeta com tanta gravidade, ele não poderia se "grande", pois a gravidade iria fazer ele encolher! Isso mesmo, ela seria tão forte que esmagaria os próprios átomos até que o "planeta" ficasse do tamanho de um pontinho. Mesmo assim, seria um lugar de onde a luz não escapa.

Mas olhando de longe, não pareceria um pontinho, mas sim uma "bola" mesmo. Essa "bola" se chama "horizonte de eventos" e é o ponto sem retorno... se você tocar na superfície negra que se forma ao redor do pontinho, não existe mais volta: você será "compactado" e fará parte do pontinho, com certeza.

Existem muitas outras propriedades do buraco negro... realmente muito complexas e muito interessantes. Mas vou me limitar a responder o que você perguntou, senão vai ficar muito grande e as pessoas vão ficar com preguiça de ler ;)

Espero te ajudado.

2006-08-27 03:29:11 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.

2006-08-27 02:08:09 · answer #3 · answered by NIVA 4 · 1 0

Um buraco negro clássico é uma concentração de massa com um campo gravitacional tão grande que a velocidade de escape excede a velocidade da luz, quando esta é encarada sob o ponto de vista corpuscular. Isso implica que nada, nem mesmo luz, pode escapar da gravidade nesta escala, por isso o termo negro. O nome buraco negro é muito difundido, apesar de a teoria não se referir a um buraco no termo usual.

2006-08-28 09:57:36 · answer #4 · answered by Jóice_k 2 · 0 0

As estrelas em geral têm dois tipos de morte. O Sol, por exemplo, vai-se tornar uma gigante vermelha no fim dos seus dias, quando o núcleo se expandir até à fotosfera e esta se espalhar pelo sistema solar. Depois, o núcleo irá arrefecer até se tornar uma anã castanha, fria e morta. Outras podem explodir como supernovas, quando o calor que produzem e a gravidade que possuem entram em desiquilíbrio fazendo com que as camadas exteriores "expludam" por acção do calor (que expande todos os corpos, verdade?) e o núcleo se contraia por acção da gravidade.
Agora, nos anos trinta um físico indiano chamado Subramanyan Chandrasekhar determinou que uma anã branca (resultado da morte de uma estrela maciça, bem maior que o Sol) não poderia ultrapassar um limite de massa (limite de Chandrasekhar, 1,66 vezes a massa do Sol) sob risco de sofrer um colapso gravitacional. Uma anã branca que ultrapasse esse limite corre o risco de se vir a tornar uma estrela de neutrões, que são as partículas elementares que podem estar em contacto com outras iguais e não se repelem, por não possuírem cargas eléctricas significativas. Estas estrelas tornam-se Pulsares, do inglês Pulsating Star (estrela que pulsa).
Pulsam porque emitem um feixe de rádio que parece um farol.
Tambem pode acontecer que elas não resistam ao colapso gravitacional e se transformem em Singularidades, ou seja, pontos de volume virtualmente nulos com massa virtualmente infinita; dito de outra maneira, buracos negros.
O termo negro é usado para criar uma melhor percepção mental do objecto, viso que um buraco negro é invisível porque não emite luz nem esta lhe escapa. As únicas maneiras de determinar a presença de um buraco negro algures devem-se à matéria que é absorvida por ele se estiver perto de uma nuvem de gás ou de outra estrela. Esta matéria entra em espiral no buraco negro (como um ralo de uma pia) e é aquecida nesse processo, libertando enormes quantidades de Raios-X. É esta radiação que é detectada e assumida como sendo parte de um buraco negro. Agora, para onde vai a matéria que lá entra, isso é outra história!

E ao contrário do que se disse aqui, a luz não sai mais depressa da Terra se fôr emitida de uma lanterna fixa ou de uma lanterna em movimento. A velocidade da luz é constante (o c de e=mc2) e uma das premissas de Einstein sobre a velocidade da luz é a impossibilidade de se somar a sua velocidade à velocidade do objecto emissor, como quando um míssil é lançado de um caça. A velocidade do caça soma-se à velocidade do míssil e este é mais rápido do que se fosse lançado de uma posição estacionária. A luz tem uma velocidade constante, seja emitida por avião ou por um pirilampo. O único processo de se saber se é emitida por um objecto em movimento é a análise do seu espectro e a determinação do seu desvio para os limites do espectro visível. Desviado para o vermelho, afasta-se de nós; para o azul, aproxima-se de nós. Chama-se a isto efeito Doppler e sente-se no som tambem. Quando uma mota passa por nós na estrada, o som é mais agudo até nos ter ultrapassado, altura em que o som é mais grave. Isto deve-se à compressão das ondas sonoras na direcção do movimento do objecto. Como a luz tambem se comporta como uma onda, o efeito Doppler pode ser usado para ela!

2006-08-28 02:17:50 · answer #5 · answered by sagan1976 3 · 0 0

e o forever de um negrao

2006-08-27 05:07:52 · answer #6 · answered by yago b 2 · 0 0

Um buraco no Universo ou aquela carta do Yug Oh!do desenho
;

2006-08-27 02:19:23 · answer #7 · answered by Lucas M 3 · 0 0

é um burraco preto, black, escuro etc..

2006-08-27 02:13:26 · answer #8 · answered by Natacha 2 · 0 0

o nome diz tudo,vc não concorda?!

2006-08-27 02:06:30 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers