Em primeiro lugar, bárbaros é um termo criado pelos romanos para designar todo e qualquer povo nômade, cuja cultura era diferenciada da sua, seja politicamente, culturalmente ou simples costumes.
Assim, as primeiras incursões de bárbaros à Roma não foram com o objetivo de saqueá-la, mas provavelmente na intenção de fugir de ataques que estavam sendo perpretados contra seu povo, ou seja, buscar refúgio.
É preciso lembrar que muitos destes bárbaros serviram como soldados dos exércitos romanos, defendendo as fronteiras do Império Romano, antes de realmente entrarem em embate com o povo romano.
Enfim, foram os Visigodos os primeiros a colidir com o Império Romano, na tentiva de dominá-lo, até porque já o haviam, por assim dizer, servido. Em seguida vieram os Ostrogodos, liderados por Teodorico.
Houveram outras invasões mas, com exceção da invasão perpretada pelo povo Turco, que culminou com a formação de novos estados (Império Turco Otomano), as demais invasões à Roma enfrqueceram-na, mas não criaram novos estados.
2006-08-27 01:32:18
·
answer #2
·
answered by masterdrakul 3
·
0⤊
0⤋
A saquear a cidade Roma? Eu não tenho essa informação. Mas os primeiros a dominar foram os Vandalos se não me engano, antes eu acho que os Hunos chegaram bem perto, mas não sei se chegaram a invadir ou mesmo tentar.
2006-08-26 16:18:26
·
answer #3
·
answered by Lord Byron 6
·
0⤊
0⤋