Bem pessoal, a pergunta e comentários dados por todos os que responderam antes de mim, dão uma idéia muito boa de tudo que ocorre nessa situação;
Primeiro: prêmios, bajulações, sensacionalismos não fazem parte e em nada contribuem com a ciência. Os grandes cientistas jamais de prestam (riam) a um papel tão infame.
Principalmente em se tratando de rede globo, que não tem nenhum compromisso com a educação; e porque então passar uma série de "reportagens" sobre as fronteiras do conhecimento para todos os tipos de analfabetos?(Inclusive os analfabetos funcionais com diploma universitário!).
Segundo: Conheço o suficiente para falar do Marcelo Gleiser, qualquer um no nível dele é capaz de escrever e fazer livros sobre "divulgação científica", vá a uma enciclopédia, como a Wikipedia, e outras ou qualquer livro do assunto, apostilas, compila-se tudo isso e pronto, está feito! Ele não é de longe comparável, com o Prof. Dr. Augusto Damineli, esse sim aqui no IAG, fala de cosmologia e origem da vida como poucos quem quiser assista às aulas de: A vida no contexto cósmico-ministrada por ele neste semestre na USP-Capital. Um show de verdade! O grande Ronaldo Rogério de Freitas MOURÃO, o grande diretor do observatório nacional, quem como eu na casa dos 30, e que gosta de Astronomia não comprova a porcaria da Superinteressante, só por causa das cartas celestes, e quem não lembra dos seus grandes "Anuários de Astronomia", muito procurados nos anos 80. Ele é um dos quais, quanto eu tinha 09 anos, que me inspiraram no gosto pela Matemática!
Agora, falando do grande cosmologista, autor e apresentador da antologica série Cosmos, que a tal de Globo repassou até 1986, não há como cogitar a comparação do Gleiser com o Sr., um dos 3 grandes da ficção científica, ao lado de Isaac Asimov, e Arthur Clarke. Um monstro que dominava todo o conteúdo do seu trabalho e de modo irreverente e elegante nos mostrava a aparente ordem na desordem cósmica.
Terceiro: Agora, falando de Verdade científica, ela não existe, o que há é no máximo uma grande concordância com várias medidas e ou teses, propostas e teoremas de uma dada época, isso não implica que se esteja diante de uma verdade cosmológica. Estudo no instituto onde o Professor Césario Manseutto Lattes(César Lattes) foi professor e pesquisador e lendo sua biografia, pude refletir e cheguei a conclusão de que a ciência jamais quis destituir Deus, não é o seu objetivo, ele é muito mais nobre. O de vencer os desafios que a natureza nos impõe. Ele mesmo foi um dos maiores críticos de Albert Einstein, e mesmo a idéia do Big Bang, era por ele extremamente constestada. O homem era um poço de conhecimento e crítica científica, morreu em 2005, na mais pura simplicidade e sem os alardes que o Glaser procura. A Física é uma ciência natural, extata, teórica e experimental, então façamos teorias a paritr das quais haja um caminho no qual possamos nos guiar no sentido de medir as coisas!
Será que vocês lembram daquela versão de ***** que surgiu no início da década do Globo Ciência, onde um dos professores era aquele cara ridículo da fútil série teen malhação que a rainha do Brasil nos enfia guela abaixo todos dos dias? Ele é um professor de biologia. Pois é, naquela época o tal de Gleiser dava uma palhinha naquela versão Chumbrega do globo ciência, ele está tentando há algum tempo!
Pergunta se ele vai dar aulas de ciência nas escolas públicas do Brasil? Pergunta se ele sabe que o nosso país tem um dos piores níveis de ensino do mundo? Se ele sabe que a educação básica do estado mais rico do país é uma das piores, perdendo mesmo para estados de regiões historicamente mais atrasadas que SP. Pergunta se ele sabe que muitos alunos de Física, não gostam de matemática ao nível que um Físico precisa para poder trabalhar razoavelmente bem? Se ele sabe que só 3% dos brasileiros dominam a Matemática no nível mais avançado? E que por duas décadas seguidas temos as piores gerações de professores de Matemática formados, e que mesmo Bacharéis em Matemática obtiveram conceitos pífios em exames simples, onde só era pedido para eles aplicarem fórmulas, pois é assim que é o estudo de Matemática no Brasil, em todos os níveis?
O Marcelo Gleiser, inicialmente, começou a estudar “engenharia” na PUC/Rio e me parece(segundo o próprio) era um "bom” aluno de Física, transferindo-se para este curso.
Quando vc vê a Globo metida em algo que não é da sua alçada, como divulgação científica, programação educativa, jornalismo isento, e preocupação com as minorias, e fazer novelas onde apareceram negros, índios, e não europeus, e uma visão distorcida da realidade(que não é em nada parecida com a visão do teatro(de verdade) e das grandes obras, onde a realidade(se é que ela existe!) não é distorcida e sim transformada, quando ela existe!), alguma coisa tem aí, e não é das boas!
Vou parar por aqui, eu poderia escrever um livro sobre isso, odeio a Globo, odeio que usem a ciência dessa forma mesquinha, e para promoção pessoal e barata.
Mas temos uma opção, boicotar toda a programação da Globo, por isso:
Sim ao voto nulo e não a Globo, donatária dos rumos do Brasil!
É isso!
2006-08-26 09:40:19
·
answer #2
·
answered by Rique 2
·
2⤊
0⤋
Sabe como é a Rede Globo. Programação capitalista, do tipo "fast food", com todos os efeitos colaterais: dogmatização, culto à estética e não ao conteúdo, morte ao senso crítico... Em palavras mais leigas, "enrolêichom", para boi "dormêichom".
2006-08-26 07:52:56
·
answer #3
·
answered by Illusional Self 6
·
1⤊
0⤋
O professor Marcelo tem sido bem moderado e ético em suas colocações, agora, ficar propagando a teoria do big bang como algo plausível é renegar seu próprio senso lógico.
O universo não surgiu nem de explosões tampouco se organizou por acaso, ou seja, sem que existam inteligências alem desta deformação material que é o mundo em que vivemos.
Toda a organização, a alta complexidade dos macros e micros sistemas que possibilitam a vida e seres orgânicos, por si só já anula tal especulação.
Infelizmente, tem quem acredite que todo o universo esteve comprimido em uma singularidade do tamanho da cabeça de um alfinete, isso talvez por não saberem o tamanho da cabeça de um alfinete ou por não saberem do tamanho do universo.
Os cientistas não sabem nem se tem água na lua e já saem dizendo o que era o universo com seus elementos visíveis e invisíveis, conhecidos e desconhecidos há 14 bilhões de anos.
2006-08-30 12:36:48
·
answer #4
·
answered by Maurilio 2
·
0⤊
0⤋
E Plutão não é mais planeta... As verdades são temporárias, mesmo... Isso é que deve ser ressaltado... Também acho que esse moço não está mostrando a coisa como ela é... E tem mais, o Sr. Galileu, até prova em contrário, jamais fez aquele experimento para o público, deixando cair duas massas diferente de cima da Torre de Pisa... Ele estava mais preocupado com seu plano inclinado e suas próprias convicções, das quais extraiu brilhantes conclusões...
2006-08-29 09:55:31
·
answer #6
·
answered by vander_physics 1
·
0⤊
0⤋