Canudos e Contestado representaram de certa forma movimentos de reação à República. Não propriamente ao regime político republicano, mas ao significado que lhe foi atribuído pelo sertanejo: de uma nova ordem que favoreceu os poderosos e só instaurou mais opressão. Em contraposição à República, estes movimentos defendiam a idéia de monarquia, que significava uma nova ordem sem opressão, e não a restituição do poder monárquico.
Tanto Canudos como Contestado foram organizados ao redor de líderes carismáticos, figuras míticas centrais, os profetas: em Canudos, Antônio Conselheiro, e no Contestado, João Maria e José Maria. De acordo com Gallo (1999), o profeta é um elemento central ao milenarismo-messianismo; é aquele que explica aquilo que os homens se julgam impotentes para explicar e dá esperança àqueles que estão desesperados.
2006-08-28 15:26:52
·
answer #1
·
answered by adericleverson 7
·
1⤊
0⤋
Guerra de Canudos: aconteceu também no início do período republicano, no sertão da Bahia, liderada pelo Antonio Conselheiro, que apenas queria um lugar para viver em paz com seus seguidores. Como ele era contra a república, e pregava uma espécie de socialismo (que ainda não existia no mundo), foi perseguido e eliminado junto com seus seguidores. Eram os MST do fim do século XIX, sem o desrespeito que os atuais têm pelo que não é deles.
Guerra do Contestado: um grupo de posseiros, na divisa de Santa Catarina e Paraná, que não foram indenizados pela desapropiração de suas terras (ia ser contruida uma ferrovia estrangeira) resolveram se revoltar contra o governo e contra a empresa da ferrovia. Também foi um movimento de sem-terra, mas daqueles que REALMENTE ERAM TRABALHADORES RURAIS e não como os de hoje, onde tem muita gente que nem sabe direito como é uma enxada.
2006-08-27 13:37:57
·
answer #2
·
answered by mariaisabelpereiradasilva 6
·
0⤊
0⤋
Ambas as guerras ,retratam algo que hoje não ocorre.A Revolta de uma população em virtude da falta de atenção do governo.A diferença entre as duas guerras é que a guerra do contestado utilizou-se do sebastianismo,ou seja, na crença de que São Sebastião iria descer do céu e salvar os pobres oprimidos.Na guerra de canudos a crença em Deus ,São Sebastião também existia ,mas não neste sentido.
* Acho a guerra de Canudos muito interessante ,pois a mesma mostra que o Nordeste ,pode vir sim a se tornar uma região ,com uma boa qualidade de vida.
2006-08-26 06:35:35
·
answer #3
·
answered by Déa 3
·
0⤊
0⤋
os pobres reagindo contra o estado opressor e estado opressor massacrando o povo
2006-08-26 06:18:31
·
answer #4
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋
fanatismo religioso.
2006-08-26 05:21:49
·
answer #5
·
answered by Carlos 1
·
0⤊
0⤋