English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Precisa fazer um trabalho com este tema, alguem pode me ajudar? Referências bibliográficas, sites, respostas, agradeço a ajuda, abs!

2006-08-26 01:59:58 · 6 respostas · perguntado por Hugossj 2 em Ciências e Matemática Outras - Ciências

6 respostas

América Latina
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de América latina)
Ir para: navegação, pesquisa
América Latina

nome em espanhol:

Latino America


Línguas oficiais Português e Espanhol
Países Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Saint Kitts, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.
Área
- Total 2º maior1
cerca 13.000.000 km²
População
- Total (2006) 4º mais populoso1
232,9 milhões

PIB por Nominal
- Total (2006) 4º maior(depois do Nafta ,UE e Japão1
U$ 2.284.723.000.000

Fuso horário UTC -2 a -5
1Se o Mercosul for considerado como um só país


A América Latina compreende todos os países do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a totalidade da América do Sul (apesar de regiões como o Suriname, a Guiana britânica não terem o português, o espanhol ou o francês como línguas oficiais) e da América Central. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.

Os países restantes, Canadá e Estados Unidos, são países de colonização primariamente anglo-saxônica (o Quebeque, província do Canadá, foi colonizada originalmente pelos franceses, e os estados do sudoeste dos EUA, pelos espanhóis). A América Latina engloba 33 países: Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Saint Kitts, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que não são independentes e portanto não podem ser considerados países.

Ao contrário do que se pode pensar do uso do termo, embora partilhe laços e heranças comuns, a chamada América Latina não é uma região unida . Na verdade, seus povos diferem em mais aspectos do que se assemelham, pouco se conhecem entre si e alguns nutrem graves rivalidades.

[editar]
População

Mapa dos países da América latinaA América Latina atualmente é uma grande miscigenação étnica. Foi, primeiramente, povoada pelos povos conhecidos como ameríndios, ou os povos pré-colombianos. A partir do século XVI, os europeus começaram a povoar a América Latina. Majoritariamente, espanhóis e portugueses vieram dos dois países ibéricos para suas colônias. Mais tarde, a conquista da África subsaariana pelos europeus, e a eventual escravização dos africanos negros, fez com que muitos africanos migrassem forçosamente para colônias - principalmente o Brasil e o Caribe.

Essas migrações fez de toda a América Latina uma região extremamente plural em sua composição étnica. Em todos os países é possível encontrar presença dos povos que habitavam o continente americano antes da vinda dos europeus: no México, por exemplo, ainda é grande a herança e a influência da civilização Asteca. Os peruanos também têm forte influência da civilização inca, antiga habitante do oeste da América do Sul. Peru, Guatemala e Bolívia são os países da América Latina cuja maioria da população é descendente de ameríndios.

A cultura negra também é muito presente na América Latina. Os dois maiores exemplos de presença africana na América Latina são o Haiti e o Brasil. O primeiro é um país notadamente negro: a maioria da população é negra, quase não havendo grandes populações brancas (apesar da colonização francesa e do idioma pátrio do Haiti, o francês). Países das Caraíbas receberam grandes migrações de negros africanos. O Brasil também tem grandes concentrações de descendentes de negros africanos: o estado brasileiro da Bahia é a região brasileira que mais tem influência. Muito da cultura baiana é fortemente influenciada pela cultura dos escravos negros africanos.

Após a segunda metade do século XIX, o sul da América Latina (a região do Cone Sul da América do Sul) recebeu nova leva de imigração européia, devido a situações políticas na Europa. Assim, majoritariamente, italianos, espanhóis, portugueses, alemães e irlandeses se assentaram na Argentina, Uruguai, Paraguai e no sul e sudeste do Brasil. Aproximadamente no mesmo período, muitos povos do Oriente Médio (como libaneses, sírios, turcos) e do Extremo Oriente (chineses e japoneses) migraram, em grande maioria para o Brasil.

[editar]
Ver também
América Central
América do Sul
Caribe
Comunidade Sul-Americana de Nações
Lista de países
Mercosul
Artigo: "A invenção da América Latina" (Héctor H. Bruit, historiador)
Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (Brasil)
CILAE (Centro de Pesquisas América Latina Europa)



Este artigo é um esboço sobre Geografia (genérico). Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Latina"
Categorias de páginas: !Esboços sobre geografia | Geografia | América Latina

VistasArtigo Discussão Editar História Ferramentas pessoaisCriar conta | Entrar Navegação
Página principal
Portal comunitário
Eventos atuais
Mudanças recentes
Página aleatória
Portais
Ajuda
Donativos
Busca
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Carregar no Commons
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
Aragonés
Български
Català
Česky
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
Euskara
Suomi
Français
Galego
עברית
Hrvatski
Magyar
Íslenska
Italiano
日本語
한국어
Lietuvių
Македонски
Bahasa Melayu
Nederlands
Norsk (nynorsk)
Norsk (bokmål)
Иронау
Polski
Română
Русский
Sicilianu
Srpskohrvatski / Српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Српски / Srpski
Svenska
ไทย
Tagalog
Tiếng Việt
中文
Bân-lâm-gú

Esta página foi modificada pela última vez em 22:53, 24 Agosto 2006. O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais). Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

2006-08-26 02:04:28 · answer #1 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

A verdadeira colonização das Américas

Estou procurando alguém que filme o meu livro

A Teoria do Beijo
A pequena cidade de São Raimundo Nonato, localizada nos confins da caatinga do estado do Piauí, guarda uma das histórias mais intrigantes da arqueologia moderna: o vestígio mais antigo da colonização do continente americano, datado de mais de 60.000 anos. A recente teoria da colonização da América, através do polo sul, se choca com a teoria da migração pelo estreito de Bering. Existiria uma terceira teoria? Existiria outra pesquisa arqueológica no local que procura algo além dos vestígios humanos do tempo das cavernas? A Teoria do Beijo revela uma terceira possibilidade através de uma ficção narrada no clima de aventura da Serra da Capivara.

http://www.clubedeautores.com.br/book/141925--A_Teoria_do_Beijo

veja também o book trailer

http://www.youtube.com/watch?v=-8pDGgwWhDM

2014-05-02 14:29:24 · answer #2 · answered by ? 3 · 0 0

alienação,servidão e preguiça.

2006-08-26 07:03:09 · answer #3 · answered by Atanásio 6 · 0 0

A diferença básica entre a colonização da América Latina e EUA como todos sabem é que na América Latina os colonizadores espanhóis e portugueses vieram para cá para explorar e carregar as riquezas para benefício dos países de origem.

Já nos EUA vieram famílias fugidas da Inglaterra principalmente por pesrguição religiosa com a intenção clara de se estabelecer.

Só isso representa uma clara diferença em termos culturais e no desenvolvimento dos países.

Alem disso na América Latina imperou a cultura católica que:
1) Sempre criticou o lucro e os mais ricos. Existe aquela frase famosa que é mais fácil fazer passar uma corda no buraco da agulha que um rico entrar no reino dos céus
2) É contra o controle da natalidade e aborto
3) Aos menos favorecidos aconselha o conformismo e entregar seu futuro a Deus

Nos EUA, é mais dominada pela cultura protestante embora tambem haja muitos católicos:
1) O lucro é incentivado.
2) Existe um claro incentivo ao controle de nataliade.
3) Existe a cultura de cultuar o vencedor (winner) e criticar o perdedor (looser).

2006-08-26 02:17:55 · answer #4 · answered by Luiz Sabra 7 · 0 0

que tal www.wikipedia.org

2006-08-26 02:06:39 · answer #5 · answered by paceyr 7 · 0 0

A América Latina não foi colonizada, foi assaltada, os colonizadores reais são os norte americanos, que ao invés que mandar os prisioneiros pra lá, não se mudaram e custruiram seus lares por lá, diferentes do portugueses e espanhóis, que só tiraram e roubaram os países latinos.

2006-08-26 02:02:52 · answer #6 · answered by J3@? 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers