olá..
aqui vai o que eu encontrei sobre as minhocas. espero que ajude.
A minhoca é um verme anelídeo, isto é, tem o corpo dividido em anéis que variam em quantidade de acordo com a espécie. Podemos encontrar minhocas com 7 ou até com mais de 500 anéis, como os minhocuçus. As minhocas possuem 5 pares de corações e 1 par de rins. O sangue percorre todo o corpo por 5 vasos sangüíneos e capilares. Possuem cérebro, cavidade bucal, uma minitromba chamada de "prostômio", que funciona como um perfurador, faringe, esô- fago, 3 pares de glândulas calcíferas, papo, moela, intestino e ânus. Possuem também próstata, 1 par de testículos, 1 par de ovários e receptáculos seminais.A parte digestiva da minhoca é tubular, percorrendo toda a extensão do seu corpo, da boca ao ânus. Sua respiração é feita através da pele, pelas ramificações capilares (respiração cutânea), daí a necessidade de umidade suficiente no substrato. A minhoca é fotofóbica, tendo, portanto, horror ao sol, à luz natural ou artificial. Exposta ao sol por alguns minutos, ela morrerá. Não possuem visão nem audição, mas são sensíveis ao tato.Quando seccionada na parte dianteira até o nono anel, a minhoca tem a capacidade de auto-regenerar-se (regenera totalmente a sua parte posterior).
Reprodução das Minhocas
Quando o ambiente e a temperatura são favoráveis, a reprodução das minhocas dura quase o ano todo, principalmente nos períodos quentes e úmidos e, preferencialmente, à noite. O ambiente não pode ser seco nem úmido em excesso.
Cada minhoca, em condições ideais, pode deixar de 100 a 140 descendentes em um ano. Levando em consideração que as filhas e as netas também procriarão, podemos afirmar com absoluta convicção que, em um ano, uma minhoca pode ter até 1.500 descendentes. Para induzir as minhocas ao acasalamento, podemos colocar almeirão picado na superfície do canteiro.
Elas são hermafroditas incompletas, bissexuais e, portanto, é necessário que duas se acasalem para que os ovos de ambas sejam fecundados, pois não há auto-fecundação.
A cópula pode durar de duas a três horas. No acasalamento, (geralmente a intervalos de 7 dias, caso as condições físicas da cama sejam boas), uma minhoca coloca-se em sentido oposto em relação à outra, quando então os orgãos sexuais masculinos de uma encontram-se com os aparelhos genitais femininos de outra e vice-versa, acontecendo, então, a deposição de esperma em ambas.
A cada sete ou dez dias, ou de três em três dias, segundo alguns autores, cada minhoca vai produzir um casulo com o formato de uma pequena pêra, arredondada numa ponta e afilada na outra (por onde saem as minhoquinhas). Dentro de cada casulo, temos de dois a 15 ovos, fertilizados ou não.
O período de incubação pode variar de 10 a 21 dias, se as condições forem favoráveis. Caso contrário, os ovos não eclodirão, o que só ocorrerá quando as condições ambientais forem propícias para o seu desenvolvimento. Quando nascem, as minhocas são brancas, tomando a cor de seus pais à medida que forem se alimentando.
A minhoca vive em média 16 anos e sua fertilidade sexual permanece até o fim da vida. O que caracteriza a sua puberdade é a existência do clitelo, uma espécie de cinta saliente, esbranquiçada, em torno de seu corpo, a mais ou menos 1/3do seu comprimento. A maturidade sexual é atingida entre 60 a 90 dias de idade.
O trabalho das Minhocas
Embora a minhoca seja frágil, ela pode remover material (terra) em quantidade de até 60 vezes o seu próprio peso. Esse movimento torna o solo mais poroso, permeável, macio, arejado, solto e leve, e melhora fisicamente a sua estrutura e a sua composição, tornando mais fácil o seu manejo para cultivo. Nesse solo, a penetração das raízes e da água é facilitada, o que possibilita um desenvolvimento maior das plantas, com melhores safras e com mais altos índices de produtividade.
As minhocas comem diariamente uma quantidade de alimento igual ao seu próprio peso e produzem, por dia, húmus equivalente ao seu peso corporal. As fezes das minhocas são depositadas sobre a superfície do substrato.
É uma característica das minhocas de cativeiro comerem o alimento de cima para baixo, ficando o "húmus" sempre na parte de cima.
2006-08-25 22:31:15
·
answer #2
·
answered by Teodoro 3
·
2⤊
0⤋