RÃ-MANTEIGA (Leptodactylus ocellatus Linnaeus, 1758)
Rãs nativas da espécie Leptodactylus ocellatus Linnaeus (rã-manteiga), foram capturadas na fase de girinos, nos arredores do REURG. Acondicionados em caixas de cimento amianto, ao ar livre, foram mantidos até o final da metamorfose, alimentados com ração para carpa moída e servida ad libitum.
Com elas foi feito um trabalho espetacular cujo relatório é apresentado no site abaixo, no formato de um trabalho acadêmico muito interessante sobre seu comportamento em gaiolas.
Vale a pena ler!
2006-08-25 18:12:06
·
answer #1
·
answered by ╬Fox╬ 4
·
0⤊
0⤋
Prezado fox em relação a sua pergunta tenho uma duvida e gostaria que vc venha a me esclarecer, a rã manteiga pertence a familia ranidae ou leptacthylidae? Segundo o meu professor de zoologia, o mesmo esclarece que a população ribeirinha confunde a familia ranidae com a leptodactilideos ( falsas rãs indigenas) pois segundo ele isto é um absurdo , porque não existe exemplares da familia ranidae no Brasil apenas a especie Rã touro gigante ( Rana catesbeana Shaw, 1802) que é exotica. então como é que fica? Exite ou não familia ranidae no Brasil? E como fica as nossas rasinhas da familia dos dedos curtos (leptodactilideos)????
2006-08-26 19:16:24
·
answer #2
·
answered by cristiano . 4
·
0⤊
0⤋
São rãs nativas da Região Sul (Leptodactylus ocellatus Linnaeus, 1758), que são encontradas nos arredores do Ranário Experimental da Fundação Universidade do Rio Grande (REURG), foram utilizadas gaiolas, no interior de estufas climatizadas para estudos com rã-manteiga, com o objetivo de conhecer o comportamento dessas rãs e sua adaptação em gaiolas, além de determinar os melhores horários para o seu manejo.
É possível criar rãs-manteiga em gaiolas, onde elas escolhem o melhor posicionamento em função de suas necessidades fisiológicas e das horas do dia, mostrando possuir hábito noturno.
Rãs-manteiga são condicionáveis para se alimentarem no horário mais conveniente.
2006-08-26 01:18:11
·
answer #3
·
answered by Renata S 2
·
0⤊
0⤋