English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-25 09:45:00 · 14 respostas · perguntado por joaoelton n 1 em Ciências e Matemática Biologia

14 respostas

Há duas teorias para a origem da vida. A mais aceita hoje é a teoria heterotrófica que diz que os primeiros seres vivos foram células procariontes heterotróficas que tinha uma grande disponibilidade de alimento devido a sintese prebiótica e a falta de O2 (causaria oxidação dos aminoácidos). Com o consumo desses aminoácidos, pelos coacervados (formou-se uma estrutura membranosa), a quantidade de aminoácidos foi diminuindo e é provável que algumas dessas células tenham sofrido mutação no DNA e assim surgiu os procariontes autotrofos. Com os autrotofos deu-se um certo equilíbrio com sua produção de alimento e aí surgiu o gás oxigênio possibilitando o aparecimento dos seres aeróbios e a camada de ozônio. Acredita-se que surgiu as células eucariontes por invaginações da membrana plasmática e acabou formamdo também a carioteca e várias organelas citoplasmáticas. As mitocondrias e os cloroplastos surgiram por simbiose (eram células procariontes). E assim vai até se formar os seres que existem hoje

2006-08-28 14:25:25 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Essa é a pergunta!

A verdade é que a teoria "mais aceita" diz que as primeiras moléculas de aminoácidos se formaram a partir de descargas elétricas das tempestades sobre os oceanos primitivos, cheios de radicais orgânicos livres.

Mas isso nunca foi comprovado. Nunca se conseguiu criar em laboratório as moléculas orgânicas complexas, necessárias para a vida, a partir de eletricidade e radicais livres.

Outro fato é que a ciência recentemente descobriu que a água da Terra não é da Terra! Ela veio de outras regiões do sistema solar através de cometas que se chocavam com muito mais freqüência no passado.

Então, a teoria "mais famosa", mas ainda não 100% aceita, é a da "exogênese". Isto é: os primeiros aminoácidos se formaram no espaço, em regiões de alta pressão, radiação, calor e com muitos elementos livres. Quando estes gases condesaram sob a forma de cometas, caíram na Terra (assim como em outros planetas.. provavelmente em todos).

MAS, como a Terra é o ÚNICO planeta do sistema solar que está na estreita faixa de distância ao redor do sol onde a água consegue existir nos 3 estados (sólido, líquido e gasoso), então aqui foi o único lugar onde a vida proliferou com tanta força.

O que não significa que bactérias ou outros tipos de vida primitiva não tenham se desenvolvido em outros planetas (como Marte, ou Titã, a lua de Saturno que aparentemente tem oceanos de água abaixo de sua superfície congelada).

Então, quem realmente souber "qual a origem da vida nesse planeta" que se apresente e receba as honras... hehe..

Espero ter ajudado....

2006-08-25 17:00:54 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Tarado não, vc sofre do mal de ter nascido HOMEM, que pensa 10% em comida, 10% em futebol e 80% em sexo.
Infelizmente no seu caso essa doença não tem cura.

2006-08-28 12:23:58 · answer #3 · answered by Ro 3 · 0 0

Qual planeta??? (nesse....???)

2006-08-26 05:03:13 · answer #4 · answered by Castellano 2 · 0 0

o ''big bang'' .

2006-08-25 22:03:20 · answer #5 · answered by preston 3 · 0 0

qual é a teoria que vc quer?

2006-08-25 19:41:19 · answer #6 · answered by mariana s 3 · 0 0

Atrás da grande mesa deste enorme laboratório chamado terra e seus aminoácidos, calda primordial etc e tal esta a origem de todas as coisas , um grande pensamento que chamamos de Deus.

2006-08-25 17:54:23 · answer #7 · answered by versieux 3 · 0 0

Bem.
Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para o origem da vida. Sua hipótese se resume nos seguintes fatos:

* Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam metano, amônia, hidrogênio e vapor de água.
* Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas e raios ultravioleta, tais gases teriam se combinado, originando aminoácidos, que ficavam flutuando na atmosfera.
* Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer as chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo.
* Submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavam-se uns com os outros, formando proteínas.
* As chuvas lavavam as rochas e conduziam as proteínas para os mares. Surgia uma "sopa de proteínas" nas águas mornas dos mares primitivos.
* As proteínas dissolvidas em água formavam colóides. Os colóides se interpenetravam e originavam os coacervados.
* Os coacervados englobavam moléculas de nucleoproteínas. Depois, organizavam-se em gotículas delimitadas por membrana lipoprotéica. Surgiam as primeiras células.
* Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas. Só mais tarde, surgiram as células autótrofas, mais evoluídas. E isso permitiu o aparecimento dos seres de respiração aeróbia.
* Atualmente, se discute a composição química da atmosfera primitiva do nosso planeta, preferindo alguns admitir que, em vez de metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, existissem monóxido de carbono, dióxido de carbono, nitrogênio molecular e vapor de água.

Oparin não teve condições de provar sua hipótese. Mas, em 1953, Stanley Miller, na Universidade de Chigago, realizou em laboratório uma experiência. Colocou num balão de vidro: metano, amônia, hidrogênio e vapor de água. Submeteu-os a aquecimento prolongado. Uma centelha elétrica de alta tensão cortava continuamente o ambiente onde estavam contidos os gases. Ao fim de certo tempo, Miller comprovou o aparecimento de moléculas de aminoácido no interior do balão, que se acumulavam no tubo em U.

2006-08-25 17:32:36 · answer #8 · answered by guto greja 2 · 0 0

Deus.

2006-08-25 16:56:11 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

DEUSSSSSSSSSS

2006-08-25 16:55:29 · answer #10 · answered by Eva 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers