A fundação de Roma é, lendariamente, atribuída a Rômulo e Remo. Diz a lenda que quando Tróia caiu (século XII a.C.), o principe troiano Enéias conseguiu salvar-se. Após uma longa peregrinação, chegou ao Lácio. Eneias ter-se-ia fixado junto ao rio Tibre, onde se casou com uma filha do rei Latino (dando-se o nome de Latinos ao seu povo). O filho de Enéias fundou a cidade de Alba Longa. O Tempo passou e os descendentes de Enéias reinavam em Alba. Um deles, Numitor, três séculos mais tarde, foi deposto e aprisionado por Amúlio, seu irmão. Amúlio matou um sobrinho e, para que não houvesse descendência, colocou sua sobrinha, Réia Silvia, num colégio de Vestais, transformando-a em Vestal (sacerdotisa virgem, consagrada à deusa Vesta).
Um dia, segundo a versão mais corrente da lenda, a jovem vestal terá ido buscar água para um sacrifício em um bosque sagrado, junto ao rio Tibre, quando foi seduzida (para outros, apenas assediada) por Marte, deus romano da guerra, que a engravidou, tendo nascido desta união proibida dois gêmeos: Rómulo e Remo. Quando nasceram, foram abandonados em uma cesta e jogados no rio Tibre, a mando de seu tio Amúlio, temeroso que estas crianças viessem futuramente a destroná-lo. A correnteza do Tibre, em vez de as levar para o mar, milagrosamente, depositou-as em lugar seco, perto do Monte Palatino. Rômulo e Remo foram salvos por uma loba enviada por Marte quando chegaram ao local de fundação da cidade. A loba as criou e amamentou juntamente com as suas crias, na sua gruta, no Lupercal, o que garantiu sua sobrevivência. Depois, um casal de pastores, Fáustulo e Larência, encoutrou-os e os criou.
Já adulto, Remo envolveu-se numa rixa com alguns pastores e foi conduzido a Amúlio. Informado por Fáustulo das circunstâncias do seu nascimento, Rómulo dirigiu-se ao palácio e libertou o irmão. Vingaram-se do tio, colocando, em seu lugar, Numitor, seu avô, novo rei de Alba (a sede deste reino era no monte Aventino). Com isso, ganharam o direito de fundar uma cidade no lugar em que a loba os encontrou, que foi Roma (ano de 753 a.C.).
2006-09-02 06:50:49
·
answer #1
·
answered by ManinhoJES 4
·
2⤊
0⤋
Rômulo fundou Roma. O primeiro muro que cercou a cidade foi apenas simbólico, mas que foi fundamental para marcar os limites romanos. Dizem que o risco na terra que simbolizava o muro ficou marcado com o sangue de Remo, irmão de Rômulo que ousou pular o muro fictício e acabou morto ali mesmo pelo irmão.
2006-09-01 09:02:55
·
answer #4
·
answered by Mauricio M 2
·
0⤊
1⤋
Segundo a lenda, foram os gêmeos Rômulo e Remo. Inclusive foram amamentados por uma lôba.
Pessoalmente acredito que Roma foi fundada pelos romanos, em todo o caso....
2006-08-25 07:22:04
·
answer #10
·
answered by Luiz Borg 2
·
0⤊
1⤋