Segundo o Dicionário Céptico, abracadabra é uma palavra mística usada pelos povos bárbaros para invocar espíritos benevolentes em busca de proteção contra doenças. Para os gregos antigos, povos bárbaros eram todos aqueles que não pertenciam à civilização helênica, e por isso não participavam de seu patrimônio cultural. Essa designação traduzia o menosprezo com que eles eram vistos, por serem considerados de cultura e civilização inferiores.
Os romanos procediam do mesmo modo, mas na época anterior à queda do seu império, os chamados bárbaros demonstravam indícios acentuados de civilização, vivendo em famílias de caráter patriarcal cujos laços eram cimentados pela fidelidade e proteção mútua. A reunião de várias dessas famílias constituía uma tribo, cujos membros, em virtude do seu nomadismo, viviam em acampamentos formados por tendas facilmente removíveis. Eles eram supersticiosos e acreditavam serem os deuses os responsáveis pela condução da vida. Por isso se entregavam a essa resignação convencidos de sua incapacidade para modificar o rumo dos acontecimentos, caso não fosse esse o desejo de alguma entidade divina.
A origem da palavra "abracadabra" ainda não foi totalmente esclarecida. Uma das teorias existentes diz que ela deriva da união das palavras hebraicas abreg - ad - habra, que juntas significam "fulmine com seu raio", enquanto outra explicação sugere que tenha surgido pela união das palavras celtas abra (deus) e cad (santo). Uma curiosidade interessante a respeito de "abracadabra" é que a pronúncia dessa palavra é praticamente igual em quase todas as línguas.
Segundo o medico e poeta romano Sereno Samônico, que viveu no século III da nossa era, uma das crenças bárbaras era a de que a palavra mágica "abracadabra" tratava-se de um vocábulo secreto usado por uma seita na Alexandria, cujo deus supremo era Abraxas, e possuía várias propriedades misteriosas, entre elas a de curar a febre quartã, um tipo de febre intermitente que se repete de quatro em quatro dias. Mas para isso suas letras precisariam ser escritas no formato de um triângulo que permitisse a leitura em todos os sentidos. Como na forma abaixo:
A B R A C A D A B R A
A B R A C A D A B R
A B R A C A D A B
A B R A C A D A
A B R A C A D
A B R A C A
A B R A C
A B R A
A B R
A B
B
Apesar dos exorcistas e místicos ainda usarem a palavra para chamar ou banir espíritos, o passar do tempo se encarregou de retirar o antigo sentido da palavra "abracadabra", que continua sendo usada juntamente com outras assemelhadas, como Hocus Pocus, Sinsalanim e Alacazam, somente por ilusionistas ou por alguém desejando criar um clima de ansiosa expectativa antes de concluir alguma coisa que esteja fazendo. Dela surgiram os substantivos “abracadabrância”, com sentido de magia abracadabrante, significando tudo que possa ser considerado como cabalístico, mágico, enigmático, maravilhoso, extravagante, excêntrico e outras definições assemelhadas, e "abracadabrista" , que é o mago, o feiticeiro, a pessoa que praticava o abracadabra.
2006-08-25 06:34:46
·
answer #1
·
answered by Júnior 3
·
1⤊
0⤋
Foi uma abreviação de um famoso magico croata....
Abram a Caixa da Cabra...
2006-08-25 06:28:07
·
answer #3
·
answered by Bruno M 2
·
0⤊
0⤋
nossa, faz mais de 3 seculos que eles não usam mais essa expressão, agora se usa sim-salabim-sim-sim
2006-08-25 06:27:57
·
answer #4
·
answered by leomeireles2 5
·
0⤊
0⤋