Imagine uma comunidade em que nas maternidades sempre de 10 partos nascem 5 bebês meninos e 5 bebês meninas. Algo bastante razoável. Agora imagine que surja uma nova lei (nada razoável) que estabelece o seguinte:
"A partir do nascimento de um filho menino, o casal não poderá ter mais nenhum outro bebê. Deste modo somente enquanto não tiver nascido um filho homem, o casal poderá continuar a ter bebês."
Isso assegura que nenhum casal poderá ter mais do que um filho homem. Entretanto poderá haver casais com várias meninas. Claro? Bem, desta lei pode-se dizer com muita propriedade:
a) a lei promulgada irá levar essa comunidade, com o tempo, a ter mais mulheres do que homens
b) a lei promulgada irá levar essa comunidade, com o tempo, a ter mais homens do que mulheres
c) essa lei não irá aumentar, com o tempo, a quantidade de mulheres em relação à quantidade de homens
d) a lei fará com que nasçam bem mais mulheres anualmente do que antes de sua promulgação
e) a lei fará com que nasçam bem mais homens anualmente do que antes de sua promulgação após responder.
2006-08-24
22:13:36
·
9 respostas
·
perguntado por
Boby
4
em
Ciências e Matemática
➔ Matemática
Muitos deverão pensar que haverá mais mulheres. Veja-se entretanto o seguinte:
Nos primeiros filhos:
Há tantos meninos quanto meninas
Nos segundos filhos:
Só terão segundos bebês os casais que tiveram meninas no primeiro nascimento; Só metade dos casais poderá ter mais um segundo bebê. Mas os segundos filhos desses casais irão se distribuir igualmente entre meninos e meninas. Até aqui, com todas as crianças (primeiros e segundos filhos), há tantos garotos quantas garotas.
Nos terceiros filhos:
O raciocínio é análogo aos dos casais com segundos filhos. Metade dos casais que tiveram 2 filhos poderá ter um terceiro filho. De todo modo nesses casais os terceiros filhos também serão distribuídos igualmente entre meninos e meninas. E assim sucessivamente.
Enfim , em todos os casos o total de filhos homens nascidos equipara-se ao de mulheres nascidas - Apenas há uma tendência a forte limitação do total de filhos. Daí a certa ser a C
2006-08-25
05:17:39 ·
update #1