O processo de formaçao dos estados nacionais é complexo e pode variar de naçao pra naçao. Cada momento histórico é muito particular e pode variar em momentos diversos.
A burguesia era uma classe sem prestígio, e pouco considerada em decisoes importantes de estado. Com o acumulo de capital e conseqüentemente sua influência frente a nobreza e ao Rei, os burgueses tinham interesses que esse poder passasse de direito a poder de fato.
Este processo foi sufocado em muitos lugares, mas se completou na França com a Revoluçao Francesa.
2006-08-24 17:58:17
·
answer #1
·
answered by Leandro Piazzon 4
·
1⤊
0⤋
Os burguese precisavam unificar o país, para facilitar as transações comerciais, simples assim, dinheiro, por que um estado unificado, facilitaria o comercio, estabelecendo moedas unicas, cobrança de impostos unicos(só p/ um rei), padrão de unidades(peso, medida), ofeudalismo tmb imviabilizava o comercio, pornão tinham excedente de produção, que é o principio do capitalismo, então foi assim o rei precisava do burgueses p/ financiar o seu governo, e os burgueses precisavamde sua figura para organiza e unificar estados nacionais.
2006-08-24 23:44:47
·
answer #2
·
answered by Daniel G 2
·
2⤊
0⤋
A resposta do Leandro é boa. Depende de cada caso. Itãlia e Alemanha custaram a formar um estado forte. França, Holanda, Espanha, Portugal e Inglaterra foram se apossando de tudo na era colonial. Mas, que tal uma olhada na Àfrica: sem burguesia e muitas vezes em estado bárbaro, os estados custam a se estabelecer; as tribos lutam entre si e o caos se instala. O que se vê é a ausência do " estado". Tribos e naçôes tendem a predominar. E nota-se na ONU ( e na mídia ) a insistência nesse papo de " multiculturalismo", respeito às " naçôes" indígenas e outras falàcias perigosas. Ou seja, a própria negaçâo da presença sólida do " estado" por aquelas bandas.
2006-08-24 18:38:46
·
answer #3
·
answered by pedro c 3
·
2⤊
0⤋