Nossa!!!!!!!!! Eu não costumo corrigir português de ninguém, mas como nunca vi tanta prepotência na minha vida, não posso deixar de passar essa:
a) "Deliberante" não tem nada a ver com o significado que você pretende lhe dar. No máximo, poderia ser usada a forma "Deliberada", ou seja, a questão da prisão seria pouco debatida. Mas nunca no gerúndio, "deliberante". Erro crasso.
b) "E se demorar muito à sair, ele vai querer se vingar, e faria pior do que já fez" - 3 ERROS
1. Como o termo aditivo "e" do começo da frase continua o sentido da primeira oração do texto, o sujeito dessa oração (que é o mesmo da primeira) deveria estar no plural ("eles", não "ele") assim como o verbo "demorar" (para "demorarem");
2. Não se usa crase antes de verbo em infinitivo;
3. Confusão de tempos verbais ("vai querer" - futuro do presente; "e faria" - futuro do pretérito), sem nenhuma razão estética para isso.
c) "Pra mim, um crime, não importa qual seja, deveria ser muito bem analisado, usando toda a tecnologia xistente, inclusive um detector de mentiras, deveria ter prisão perpétua" - 5 ERROS
1. Uso excessivo de vírgulas;
2. Quem usa a tecnologia "xistente" (sic)? Como se trata de sujeito indeterminado, deveria ser usado o índice de indeterminação de sujeito "se" ("usando-se a tecnologia...");
3. Entre "detector de mentiras" e "deveria", seria interessante pelo menos o uso de ";", senão de ".", por razões óbvias de estética e leitura.
4. "Um crime deveria TER prisão perpétua"? Frase sem sentido lógico, o que pode até ser desconsiderado numa linguagem bastante coloquial. Mas já que o jornalista aqui é o tampa, ele deveria ter observado que um crime não "tem" prisão perpétua. Uma determinada pena pode ser "cominada", "estabelecida", "prevista" para um crime, mas não estar "contida" no mesmo.
5. A frase, do modo como está redigida, está passando a idéia de que "um crime, não importa qual seja, deveria ter (sic) prisão perpétua". Se essa for a real idéia transmitida, nunca li coisa mais absurda. Se não for, mude a redação.
d) Fora isso, a redação como um todo está bastante sofrível. Espero que esse texto seja só uma expressão bastante coloquial, e não reflexo do modo como escreve seus artigos. Ah, e se escreve "inócua", não "inóqua".
Errar é humano, mas permanecer no erro e atacar aqueles que o criticam, sem obter vantagem disso, é burrice. Recomendo um pouco mais de humildade e, principalmente para um jornalista, capacidade de discutir temas ou críticas com urbanidade e respeito.
2006-08-25 01:57:04
·
answer #1
·
answered by ??? 2
·
0⤊
1⤋
por falta de vergonha do governo, se desse carta branca para todas as policias do brasil e o exército invadisse e matasse todos sem deixar prisioneiros que significa mate todos essa falta
de vergonha nas cadeias acabaria de vez
2006-08-25 13:27:13
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
O brasil não consegue bancar um jovem promissor até ele completar 18 anos,como é que vai bancar uma multidão de marginais pela vida toda? pirou?
2006-08-24 22:01:17
·
answer #3
·
answered by edival.junior 3
·
0⤊
0⤋
O Fia, você por acaso sabe o que é deliberante? Se soubesse não faria uma correção tão tola, redação é prática de raciocínio e inteligência, não as decoras que você faz sem entender usando os velhos clichês como padrão de diálogo. Não há erro algum, o Português deve ser usado por quem sabe. Então, nunca corrija CarlosCat, pois ele jamais erra.
Deliberante = resolvido por, esclarecido de modo justo, prestagnecido.
E mais: não há concordância de sujeito com número? Que série você faz? Deliberante refere-se a "prisão", e não aos presos, que nem são citados no título. Transcrição de termos regulares em número faz parte das normas da ABNT, a qual eu não preciso usar para saber o que é certo, mas você precisa de uma aula sobre, sinceramente. "Ele"(3ª pessoa) é termo dissertacional de referência inóqua à termos anteriores.
Desculpa a forma de expressão, mas eu não permito ser corrigido. Sou jornalista que não precisa de revisão e correção.
2006-08-24 21:41:01
·
answer #4
·
answered by carloscat2007 1
·
0⤊
0⤋
Nós vivemos em um pais "gigante pela própria natureza" e "deitado eternamente em berço explendido", esta é a filosofia de vida que o povo nasce escutando , mesmo f.udido do jeito que anda, tem jogo toda 4a. feira, pra ninguem trabalhar n 5a. e emendar c a 6a. e reclamar de tudo, vale coxinha, impostos extorcivos etc.
Imagina se tivessemos ganho a última copa do mundo, a m.erda que estariamos vivendo nos próximos anos...
2006-08-24 20:46:42
·
answer #5
·
answered by Fodunciu 6
·
0⤊
0⤋
Já virou um câncer generalizado, essa é a verdade, ela não é frágil, o sistema de corrupção q envolve os agentes estatais q são culpados, pois são corruptos, são prostitutos, se vendem...se vendem....
2006-08-24 20:45:27
·
answer #6
·
answered by Ana 2
·
0⤊
0⤋
Pq quem ganhou todas as licitações para a construção de presídios foi o Sérgio Naya !
2006-08-24 20:42:52
·
answer #7
·
answered by claudiavascaina 2
·
0⤊
0⤋
Porque tem muita gente ganhando e envolvido com esse tal de entre e sai.
2006-08-24 20:40:43
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é que nosso país está mal governado e a bandidagem cresce por que o próprio governo tá enchendo esses bandidos de grana, através de movimentos e ongs e sei lá mais o que. falta vergonha na cara do nosso presimente lula.
2006-08-24 20:40:22
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não entendi o que vc quis dizer com "pouco deliberante". De qualquer forma, procure conjugar os verbos corretamente, concordando com o sujeito, em número. Por exemplo, melhor seria afirmar: " Os presos (...). E se demorar muito a sair - por favor, sem crase no A - eles vão querer se vingar...". entendeu?
2006-08-24 20:46:43
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋